domingo, 24 de agosto de 2008

Serpentes a Bordo (Snakes on a Plane,EUA,2006, 105 mins)
Minha nota: [5,5] -
Por Wendell Borges - 24/08/2008

Comentário (não leia caso não tenho visto o filme ainda): Trash de US$ 35 milhões de dólares com Samuel L. Jackson tem momentos divertidos, mas no geral deixa a desejar.

Eu curto um trash vez ou outra, os filmes pretensamente ruins dão margem às infinitas possibilidades do audiovisual e também é graças às diversas bombas que pululam nas locadoras que podemos balizar o cinema industrial de mercado, dos independentes de qualidade e os que são realmente produtos de arte mais rebuscados, mais bem trabalhados em seu roteiro e outros aparatos técnicos.

Este filme dirigido por David R. Ellis (Premonição 2), conta com um elenco B e um Samuel L. Jackson totalmente canastrão e levando-se a sério em meio a toda onda de bobagens que acontecem quase que ininterruptamente durante todo o filme.

Logo no início acompanhamos um assassinato proporcionado pelo personagem Eddie Kim (Byron Lawson), um bandidão que o FBI quer prender. Este assassinato foi testemunhado por Sean Jones (Nathan Phillips) que estava praticando motocross pelo local do crime. Ele passa a ser protegido por Nelville Flynn (Samuel L. Jackson) que irá escoltá-lo do Havaí até Los Angeles.

O avião comercial no qual Nelville e Sean embarcam está cheio de passageiros, entre eles um famoso artista local chamado Big Leroy (Keith Dallas) seguido por seus dois guarda-costas obesos, um homem de meia-idade ranzinza, uma garota com um pequeno cachorro na bolsa, entre outros personagens estereotipados. O casal sexy é o primeiro a morrer, sim, há um casal jovem que invade o banheiro do avião para se drogar e transar e são os primeiros a bater as botas vítimas das diversas serpentes que são liberadas após uma explosão.

O avião estava cheio de serpentes preparadas para matar todos a bordo. Um plano absurdo é claro, mas este é o universo trash, onde tudo é possível. Enfim, Serpentes a bordo tem momentos divertidos, concordo com isso, mas são muito poucos para salvar totalmente o filme.

Para finalizar eu quero destacar algumas boas piadas da sequência final, quando o comissário que aparentava ser gay revela-se o contrário, ele realmente tinha uma namorada como havia dito em certa ocasião para o passageiro Chen Leong (Tony Chen), um lutador de Kickboxer.

E também destaco o truque clichê com a serpente pegando Sean antes de ele sair do avião, nos momentos finais do filme, se tratando de um trash onde você pode esperar de tudo, confesso que tomei um susto na cena quando Nelville atirou na cobra estourando-a em cima de Sean. Na sequência é revelado que Sean estava usando um colete à prova de bolas. Enfim, se você não gosta de filme propositadamente ruim, fuja deste Serpentes a bordo, se você curte um filme trash com alguns momentos divertidos, pode arriscar uma espiada.

Sinopse: Sean Jones (Nathan Phillips) é um adolescente que presenciou uma brutal execução ligada ao crime organizado, sendo a testemunha-chave daquele que a mídia chama como sendo o julgamento do século. Ele é encaminhado ao tribunal pelo agente do FBI Nelville Flynn (Samuel L. Jackson), que o leva de avião até Los Angeles. Entretanto o que eles não sabem é que a máfia contratou Yakama, um assassino profissional, para impedir que Sean chegue ao seu destino. Para atingir seu objetivo ele decide liberar centenas de serpentes venenosas dentro do avião, o que logo faz com que tripulação e passageiros entrem em pânico.

Elenco: Samuel L. Jackson (Nelville Flynn) - Byron Lawson (Eddie Kim) - Nathan Phillips (Sean Jones) - Rachel Blanchard (Mercedes Harbont) - Bobby Cannavale (Hank Harris) - Terry Chen (Chen Leong) - Keith Dallas (Leroy) - Casey Dubois (Curtis) - Daniel Hogarth (Tommy) - Emily Holmes (Ashley) - Mark Houghton (John Saunders) - Bruce James (Ken) - Taylor Kitsch (Kyle) - David Koechner (Rick) - Sunny Mabrey (Tiffany) - Julianna Margulies (Claire Miller) - Elsa Pataky (Maria) - Kenan Thompson (Troy)

Ficha Técnica: Original: Snakes on a Plane - Gênero: Suspense - Site Oficial: www.snakesonaplanemovie.com - Estúdio: New Line Cinema / Patchwork Productions / Mutual Film Corporation / Hannah Rachel Production Services Ltd. / Nina Saxon Film Design - Distribuição: New Line Cinema - Direção: David R. Ellis - Roteiro: John Heffernan e Sebastian Gutierrez, baseado em estória de John Heffernan e David Dalessandro - Produção: Craig Berenson, Don Granger e Gary Levinsohn - Música: Trevor Rabin - Fotografia: Adam Greenberg - Desenho de Produção: Jaymes Hinkle - Direção de Arte: John Alvarez - Figurino: Karen L. Matthews - Edição: Howard E. Smith - Efeitos Especiais: The Character Shop / Hybride Technologies / Spectrum Effects Inc.
_____________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Terrível, uma grande perda de tempo. Além de mostrar a decadência de Samuel L. Jackson na escolha de seus projetos.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem, visto que é assumidamente um trash, o filme funcionou para mim. Mesmo que seja, realmente, terrívelmente bobo.

    *** [6,0]

    Ciao!

    ResponderExcluir
  3. Vai-se vendo, mas é tudo muito frágil.

    5/10.

    Abraço.

    ResponderExcluir