sábado, 30 de agosto de 2008

Tekkon Kinkreet (Japão,2006,111 mins)
Minha nota:
Por Wendell Borges - 30/08/2008

Comentário: Esta animação belíssima e alucinante dirigida pelo norte-americano Michael Arias e com a participação de Shinji Kimura, diretor de Ilustração que esteve envolvido em projetos como Steamboy (Katsushiro Otomo) e Meu amigo Totoro (Hayao Miyazaki), revela-se uma agradável surpresa do gênero. A trama gira em torno de duas crianças com poderes paranormais que vivem na Cidade do Tesouro, cidade fictícia inspirada em diversas paisagens de Tóquio e de outras cidades asiáticas.

Residindo no Japão há 16 anos o diretor Michael Arias dedicou-se arduamente à construção dos cenários e ao desenvolvimento das personagens junto com uma equipe de cerca de 300 artistas da animação do Studio 4C (o estúdio que ficou responsável pela animação do filme Animatrix - 2003).

Seu desejo de transpor para as telas o mangá (HQ japonesa) homônimo de Taiyo Matsumoto, que conta a história de dois meninos de rua órfãos que roubam para sobreviver e compram briga com a polícia, a Máfia Yakuza e alguns alienígenas assassinos, já datava de muitos anos.

O diretor em entrevista à revista "Otaku USA" revelou a enorme influência do filme brasileiro "Cidade de Deus" na concepção visual de alguns trechos da Cidade do Tesouro que aparecem no desenho. Outra curiosidade interessante é o fato da produtora não ter alterado o complicado nome original do desenho "Tekkon Kinkreet" que significa "Concreto reforçado" em Japonês. O mangá foi lançado no Brasil pela Conrad Editora e ficou popularmente conhecido como "Preto e Branco", devido aos dois personagens principais, a dupla de crianças conhecida como os Neko (gatos), Kuro de 13 anos (também conhecido como Preto) e Shiro de 11 (o Branco).

Só não levou cinco estrelas porque pecou bastante no ritmo final, mas no todo é uma brilhante animação que deve ser vista por todos aqueles que curtem o gênero.

Obs 1: Nos Extras temos a explicação de como se deu o processo da produção de Tekon Kinkurito. Foram três grupos diferentes: O departamento de animação (movimentação das personagens) - O departamento de ilustração (arte do fundo de cena) - Na CG (Departamento de computação gráfica), fundo e personagem se integram e são digitalizados.

Obs 2: (Trechos de momentos do Extra Makin Of de Tekkon: Diário do Diretor Michael Arias):
Nascido e criado nos Estados Unidos Michael Arias conheceu o Japão há 17 anos. Especialista em CG e efeitos especiais, participou de projetos como "O Vingador do Futuro" e O Segredo do Abismo(The Abyss). Durante os dois anos de preparação muitos métodos foram experimentados. Uma torrente de referências fotográficas empilha-se na sala dele. Há muitas fotos de cenários de cidades asiáticas. São fotos de escolhas de locações feitas pelo próprio diretor. As fotos foram tiradas anos antes de o filme representá-las realisticamente. O diretor de ilustração Shinji Kimura que também trabalhou em Meu amigo Totoro (Myiazaki) e Steamboy foi o chefe da equipe de ilustração de Tekkon Kinkreet.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges - notes)

1 - Os irmãos Penumbra e Alvorada se deparam com White e Black (Kuro/Itachi).

2 - Nós mandamos na cidade de Yutaka. Diz um deles para White.

3 - O policial Fujimura fala com o gangster da Yakuza que acabar de chegar na cidade do tesouro.

4 - A Yakuza rivaliza com a ganga dos Apaches. O líder Choco discute com Kimura. Um dos membros diz que Suzuki, o chefão, não vai gostar deles voltarem de mãos vazias.

5 - Você queria entrar na nossa equipe, Baunilha? Então, empreste-me suas orelhas.

6 - Quando eu usava uniforme esta cidade era mais calorosa. Agora, é fria como pedra. As cidades tem ficado frias desde que Hammurabi construiu a Babilônia. Nabucodonoso II construiu a Babilônia. (corrige preto que chega e acende um isqueiro para Fujimura.)

7 - Branco tem quase 11 anos.

8 - Preto invade a sala no prédio de Kimura, quando este estava pressionando Choco. Há uma violenta briga e Preto espanca Kimura e seus capangas. Preto escreve com sangue "My Town" na parede do escritório.

9 - O sr. Serpente tenta persuadir Kimura no Bar dos olhos.

10 - O terceiro distrito controlado por vocês, a cidade do Tesouro, é no mínimo, estranho. Terra intocável, cercada pelas maiores áreas da cidade. É aí que nós entramos. Como podem ver, desde que o primeiro projeto do Castelo da Diversão há três anos nossa margem de lucro é um sucesso. Rato (Suzuki) não concorda com a destruição de um antigo prostíbuo que por 50 anos serviu para tirar a virgindade de vários jovens. " A case de strip-tease de Genpachi fica lá. Por 50 anos, garotos da cidade tem virado homens lá. Por que derrubá-la e trocá-la por um parque de diversão?

11- O Sr. Serpente dá uma ordem numa língua estranha aos três gigantes, pede a eles que acabem com "Os Gatos" Kuro e Shiro.

12 - O sr. Serpente diz servir a Deus.

13 - Branco joga gasolina em cima do alienígena que o perseguia e atira fogo. Deixe queimar. Deixe tudo queimar.

14 Sawada é o policial parceiro do veterano Fujimura.

15 - Preto: Eu não acredito em Deus ou nada disso...mas parece que Deus está tentando tirar Branco de mim. Branco havia sido esfaqueado por um dos gigantes alienígenas.

16 - Inverno: começa a nevar. O filme acompanha as 4 estações.

17 - Eu queria colocar o nome do bebê de Makoto. Makoto significa "verdade". Suzuki falando com sua mulher ao ser baleado.

18 - Veja o que aconteceu quando Troy duvidou de Cassandra - Sawada falando com Fujimura, alertando-o para que não tivesse dúvidas e abraçasse a fé.

19 - Verão. Após resistir a influência do minotauro, Black retorna e aperta a mão de White.

20 - Este planeta é muito pacífico. Câmbio e desligo. (White na praia nas últimas falas do filme, ao fundo Black pula no mar.) Fim do filme. Direção: Michael Arias. (Há uma placa com uma maçã e uma planta crescendo. A macieira que White plantara durante o filme).

Outras críticas:
Rotten Tomatoes: 13 (críticas positivas ) - 5 (negativas )
Metacritic: 65/100 (baseado em 9 críticas)

Sinopse: A hora da luta chegou. O mesmo estúdio de animação que criou Animatrix apresenta este visualmente e incrível novo filme de animação baseado na popular história em quadrinhos japonesa escrita por Taiyo Matsumoto. Na cidade do Tesouro a vida pode ser doce ou brutal. Isto é a pura verdade para nossos heróis Black e White, dois meninos rebeldes de rua que tomam conta da cidade, lutando constantemente contra o vilão do velho mundo Yakuza e criaturas alienígenas assassinas que pretendem destruir a metrópole.

Ficha Técnica: Tekkon Kinkreet - Japão,2006,111 mins - Direção: Michael Arias - Roteiro: Anthony Weintraub baseado em HQ de Taiyo Matsumoto.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário