segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Yasmin: Uma mulher, duas vidas (Yasmin,Alemanha,2004,87 mins)
Minha nota: [7,9] -
Por Wendell Borges - 11/08/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Ao sair de sua comunidade, Yasmin (Archie Panjabi) muda completamente seu vestuário e tenta se inserir na cultura e costumes britânicos, ela trabalha cuidando de garotos exepcionais e vive problemas com sua família. Yasmin casou com um primo de segundo grau para poder trazê-lo à Inglaterra e não vive uma vida conjugal com ele.

Tudo ia aparentemente bem até que chega o dia fatídico do "11 de setembro de 2001" com os aviões chocando-se nas torres do World Trade Center em Nova York, a vida de Yasmin e de toda sua família não será mais a mesma na Inglaterra. As pessoas começam a demonstrar preconceito e numa cena chocante a polícia inglesa Invade a casa de Yasmin à procura de um terrorista.

O filme mostra com bastante competência as facetas preconceituosas das pessoas e a questão complexa que envolve todo o processo político-cultural das diferenças ideológicas. Há uma cena curiosa em que uma mulher muçulmana é atacada por alguns garotos que atiram ovos nela e uma senhora anônima se aproxima e pede desculpas pela atitude dos garotos, esta cena não constava no roteiro e foi usada pela equipe que ficou surpresa com a bela atitude daquela cidadã inglesa. A atriz Archie Panjabi apesar de ter nascido na Inglaterra passou boa parte de sua infância em Bombaim, a maior cidade da India com mais de 18 milhões de habitantes.

Sinopse: Produção que trata da condição de imigrante e ainda mistura a questão religiosa, no caso os muçulmanos, na Inglaterra atual. Uma mulher se envolve em uma briga para que seu marido seja libertado da cadeia. Ambos são muçulmanos e ela faz uma campanha para que seu marido imigrante possa sair de um centro de prisioneiros. O filme tem uma trama forte e dramática, mas trata tudo de uma forma realista e ainda conta uma história bonita. Há uma cena curiosa em que uns garotos mal-tratam a mulher muçulmana e uma senhora se aproxima e se desculpa pelo comportamento deles. Essa cena não estava no roteiro e a equipe foi surpreendida pela reação da senhora anônima, tanto que acabou deixando a cena no filme.

Ficha Técnica: Yasmin, Alemanha,2004,87 mins. - Direção: Kenneth Glenaan. Roteiro: Simon Beaufoy.
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário