quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Apenas uma Vez (Once, Irland,2006,85 mins)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 24/09/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Um belo exemplo de como se pode fazer bons filmes com poucos recursos. Apenas uma vez custou cerca de US$ 150 mil dólares e foi rodado com câmera digital em apenas 17 dias. Além da belíssima trilha sonora, incluindo "Falling Slowly", a canção que levou o oscar em 2008, o filme tem uma dupla de protagonistas bastante à vontade em seus papéis, ambos em sintonia perfeita com seus instrumentos musicais .

A atriz Markéta Irglová interpreta a jovem vendedora de flores, que tem como paixão tocar piano e o carismático Catherine Hansard, um homem que conserta aspiradores de pó e canta nas ruas com um violão surrado em busca de alguns trocados.

Os nomes dos protagonistas principais não são citados, o roteiro dá um tom universal à sua narrativa remetendo esta história de amor aos muitos exemplos não fictícios que acontecem na vida real.

A luz natural captada pela câmera digital dá um tom seco e aproxima o espectador do universo das personagens. Um romance cheio de música que nos transporta para um mundo onde artistas sonham com um futuro melhor e no final, este sonho apesar de não se concretizar nos deixa com um ar esperanço, imaginando assim que talvez o destino daquelas pessoas seja dos mais felizes. Este é o 5º longa-metragem do diretor e roteirista irlandês John Carney.

O ator e cantor Glen Hansard é membro da banda de rock irlandesa "The Frames". O diretor John Carney de apenas 36 anos era contrabaixista da banda The Frames.

Obs: A atriz Marketa Irglová nasceu na República Tcheca em 1988, ela toca piano desde os 8 anos de idade.






Obs 2
: A banda The Frames foi fundada em 1990 em Dublin, Irlanda. Acesse a página oficial da banda para maiores informações. (Em Inglês)



Premiações

- Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("Falling Slowly").
- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Prêmio do Público, no Sundance Film Festival.
- Recebeu 2 indicações ao Grammy, nas categorias de Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV/Outras Mídias e Melhor Canção Original - Cinema/TV/Outras Mídias ("Falling Slowly").

Curiosidades
- O projeto de Apenas uma Vez nasceu em 2005, em um concerto do The Frames em Dublin. O diretor John Carney encomendou a Glen Hansard, líder da banda, a compor algumas canções para que, a partir delas, o roteiro fosse desenvolvido. Diversos encontros entre ambos ocorreram, resultando em 10 canções inéditas e um roteiro de 60 páginas.
- Inicialmente seria Cillian Murphy o intérprete do protagonista, mas ele posteriormente desistiu do personagem.
- As filmagens ocorreram em apenas 17 dias.
- O diretor e roteirista John Carney já fez parte do The Frames.
- O cantor Bob Dylan gostou tanto de Apenas uma Vez que convidou Glen Hansard e Markéta Irglová a fazerem o show de abertura em parte de sua turnê mundial.
- O orçamento de Apenas uma Vez foi de US$ 150 mil.

Sinopse: Dublin, Irlanda. Um músico de rua (Glen Hansard) sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová), que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade.

Ficha Técnica: Título Original: Once - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 85 minutos - Ano de Lançamento (Irlanda): 2006 - Site Oficial: www.foxsearchlight.com/once - Estúdio: Summit Entertainment / Samson Films / Radio Telefis Éireann / Bórd Scannán na hÉireann - Distribuição: Fox Searchlight Pictures / Imagem Filmes - Direção: John Carney - Roteiro: John Carney - Produção: Martina Niland - Música: Glen Hansard e Markéta Irglová - Fotografia: Tim Fleming - Desenho de Produção: Tamara Conboy - Direção de Arte: Riad Karin - Figurino: Tiziana Corvisieri - Edição: Paul Mullen.
_____________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Pretendo assistir ao filme neste final de semana. Tenho a trilha-sonora completa de "Apenas Uma Vez" e as canções são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Tadeu N/A10:19 AM

    O aspecto documental e desprentecioso fazem deste o melhor filme do ano, sem contar as belas canções claro.

    ResponderExcluir