sábado, 20 de setembro de 2008

Arquivo X: Eu quero Acreditar (The X Files: I Want To Believe, EUA,2008)
Minha nota: 7,0 -
Por Wendell Borges - 20/09/2008


Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Mesmo sendo inferior ao primeiro longa-metragem, esta estréia do criador Chris Carter na direção de um longa-metragem para cinema, consegue manter o suspense e a tensão que estávamos acostumados a ver em vários episódios do seriado Arquivo X.

Devo confessar que o nome deste blogue se deu em parte por meu gosto pela série, acompanho-a desde que era exibida pela Record e depois que a série foi toda lançada em DVD já consegui à custa de um esforço grandioso (vida de professor não é fácil) comprar todas as 9 temporadas que já foram lançadas.

O que mais me fascina no universo criado por Chris Carter são os duelos entre ciência e religião, fé e ceticismo, esperança e desilusão que a série traz em meio às investigações dos agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), além é claro do clima paranóico de conspiração onde o governo nega conhecimento dos fatos extraórdinários que acontecem a todo instante.

Com um universo tão grande e cheio de planetas acredito que Deus não tenha colocado vida somente aqui na terra. O mundo é tão estranho e enigmático que muitos dos fenômenos que acontecem em Arquivo X por mais absurdos que possam parecer tem um pé na realidade que eu acredito existir, pelo menos no que diz respeito às descobertas científicas que não são reveladas à população, ou pelo menos, são reveladas em pequenas doses para que possamos primeiro nos acostumar com a idéia. Além é claro da idéia de conspiração que acontece nos bastidores do poder, conspirações estas que muitas vezes só são reveladas com o passar dos anos.

A trama deste segundo longa-metragem gira em torno do desaparecimento de uma agente do FBI chamada Monica Bannan (Xantha Radley). A agente Dakota Whitney (Amanda Peet) recorre à ajuda do padre vidente Joe (Billy Connolly) para ajudar nas investigações . Joe é um pedófilo que abusou de 37 coroinhas no passado (que padre é esse?). Desconfiados de que o padre possa estar mentindo, os agentes do FBI resolvem chamar o especialista maior quando o assunto é paranormalidade. Quem seria esse especialista?

A primeira a ser contatada é Danna Scully, ela convence o barbudo e recluso Fox Mulder a voltar às origens e ajudar na investigação. É aí onde começa o filme, que vai aos poucos envolvendo o espectador na trama, aparentemente confusa, mas que vai sendo revelada aos poucos para deleite dos fãs. Vou parando por aqui para não entregar nada da trama a ninguém e como sou um espectador assíduo da série, volta e meia revejo alguns episódios, aguardo ansioso pelo próximo filme. Que venham outros Arquivos X.

Sinopse: O súbito desaparecimento da agente Monica Bannan (Xantha Radley) faz com que a agente Dakota Whitney (Amanda Peet) recorra à ajuda do padre Joe (Billy Connolly), um homem que abusou sexualmente de 37 coroinhas no passado e que alega ter visões. Para ajudá-la na busca, já que não conta com experiência em acontecimentos fora do comum, a agente Whitney busca o apoio de Fox Mulder (David Duchovny), que não é mais agente do FBI. O contato é feito através de Dana Scully (Gillian Anderson), que também deixou a organização e agora trabalha como médica em um hospital católico. Inicialmente relutante, Mulder decide cooperar e, aos poucos, passa a acreditar cada vez mais nas palavras do padre Joe.

Curiosidades
- As filmagens ocorreram entre 10 de dezembro de 2007 e 15 de março de 2008.
- Precedido por Arquivo X - O Filme (1998).
- Arquivo X - Eu Quero Acreditar foi lançado 6 anos após o término da série de TV.
- O orçamento de Arquivo X - Eu Quero Acreditar foi de US$ 35 milhões.

Elenco: David Duchovny (Fox Mulder) - Gillian Anderson (Dana Scully) - Amanda Peet (Agente Dakota Whitney) - Billy Connolly (Padre Joseph "Joe" Crissman) - Xzibit (Agente Mosley Drummy) - Adam Godley (Padre Ybarra) - Marco Niccoli (Christian Fearon)
Carrie Ruscheinsky (Margaret Fearon) - Spencer Maybee (Blair Fearon) - Xantha Radley (Monica Bannan) - Callum Keith Rennie

Ficha Técnica: Título Original: The X-Files: I Want to Believe - Gênero: Ficção Científica - Tempo de Duração: - Ano de Lançamento (EUA): 2008 - Site Oficial: www.arquivox2.com.br - Estúdio: 20h Century Fox Film Corporation / Ten Thirteen Productions / Crying Box Productions - Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation - Direção: Chris Carter - Roteiro: Frank Spotnitz e Chris Carter, baseado em personagens criados por Chris Carter - Produção: Chris Carter e Frank Spotnitz - Fotografia: Bill Roe - Desenho de Produção: Mark S. Freeborn - Direção de Arte: Tony Wohlgemuth - Figurino: Lisa Tomczeszyn - Edição: Richard A. Harris - Efeitos Especiais: Entity FX / Frantic Films.
__________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário