quarta-feira, 17 de setembro de 2008

As Crônicas de Spiderwick (The Spiderwick Chronickes, EUA,2008, 107 mins)
Minha nota: [7,5]-
Por Wendell Borges - 17/09/2008

Comentário: Dirigido por Mark Waters ("Meninas Malvadas"), "As Crônicas de Spiderwick" baseia-se numa série de livros infanto-juvenis escritos por Holly Black e Tony DiTerlizzi. O filme mistura drama familiar com fantasia e o diretor de fotografia Caleb Deschanel (Deschanel já recebeu 5 indicações ao oscar) combina com eficácia fotografia naturalista com o mundo mágico criando um efeito de encher os olhos.

Infelizmente o roteiro assinado a três mãos por Karey Kirkpatrick, David Berenbaum e John Sayles baseados nos livros de Holly Black e Tonny DiTerlizzi peca em vários momentos, principalmente no excesso de piadinhas que tentam tornar o enredo mais divertido. O filme consegue ter um bom ritmo durante quase uma hora, mas deixa a desejar nos momentos decisivos.

A trama gira em torno dos irmãos gêmeos Simon e Jared Grace (interpretados por Freddie Highmore, de "Em Busca da Terra do Nunca"), Mallory Grace, a irmã mais velha (Sarah Bolger, de "Terra dos Sonhos") e a mãe (Mary-Louise Parker, de "Dragão Vermelho"), que está se divorciando do marido Richard Grace (Andrew McCarthy). Eles estão se mudando para uma antiga casa de campo, abandonando assim a antiga vida em Nova York. Jared, o mais rebelde dos irmãos não está nada satisfeito com a idéia da separação dos pais e da mudança para a nova casa. Tudo muda quando ele descobre um esconderijo secreto que o leva até o “Guia de Campo”, um livro escrito por seu tio-avô Arthur Spiderwick (David Strathairn) há mais de 80 anos. Spiderwick conseguiu reunir no guia vários segredos de criaturas míticas como Trolls, Sílfides, Ogros, Trasgos e diversas porções e equipamentos do mundo mágico. O grande vilão do filme é o Ogro Mulgrath (interpretado por Nick Nolte em sua forma humana), o bichão feioso quer a todo custo os segredos contidos no livro de Spiderwick e a missão de Jared agora é proteger o livro e destruí-lo para que os seres do mal não consigam invadir e dominar a terra.

Os efeitos especiais da Industrial Light and magic e dos estúdios Tippett, Gentle Giant, Kerner Optical, Roto Factory, Halon Entertainment e Intrigue são muito bons e o orçamento polpudo de cerca de 90 milhões de dólares consegue ser visualizado na tela. Talvez com um roteiro mais caprichado o filme tivesse rendido ainda mais, no entanto, não deixa de ser um bom divertimento.

Obs: O diretor de fotografia Caleb Deschanel recebeu 5 indicações ao oscar por seu trabalho nos filmes: A paixão de cristo (2004), O patriota (2000), Voando para casa (1996), Um homem fora de série (1984) e Os Eleitos (1983). Ele também dirigiu alguns episódios da série Twin Peaks de David Lynch.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Após arrebentar a parede procurando o bicho que havia lá dentro, Mallory Grace (Sarah Bolger) e Simon Grac (Freddie Highmore) e deixam Jared sozinho no local. Ele sobe pelo elevadorzinho descoberto e descobre um local secreto. Ao ver a mensagem "Deixe este lugar" ele foge levando um livro que era de seu parente longínquo.
2 - "Do not Dare to read this book for if you take one fateful look you barter at your life's expense and face a deadly consequence" - "Não se atreva a ler este livro pois com um simples olhar furtivo sua vida arriscará e fatal a consequência será".
3 - O Trasgo chamado Gritalhão "hogsqueal" cospe uma gosma na cara de Jared e o faz visualizar as criaturas sem a ajuda da pedra.
4 - Thimbletack, o protetor do livro que se acalma quando lhe dão mel.
5 - O gritalhão vai avisar a Jared que a parte do livro que os Goblins arrancaram quando eles estavam conversando com a tia Lucinda continha uma porção para destruir o círculo mágico que protegia a casa.
6 - Ela só tem 6 anos de idade. Não,não. Ela tem 86 anos e meio (Jared conversando com Arthur Spiderwick sobre Lucinda, ele tenta explicar que já faz 80 anos que ele deixou a dimensão temporal da terra)
7 - As sílfides, o canto delas deve ter alterado minha percepção de tempo. É isso que elas fazem. (Spiderwick explicando o porquê do seu pensamento com relação aos acontecimentos)
8 - Você tem o conhecimento. Você é o livro agora. (Spiderwick ajudando Jared a ter forças para lutar contra Mulgrath)
9 - A cena da fuga quando Spiderwick distrai as sílfides com o livro falso do guia de campo soou desengonçada e com falhas. Não há explicações para Jared ter colocado os irmãos atordoados em cima do Grifo e fugido com eles tão depressa.
10 - Que bom que somos de Nova York! ( A mãe de Jared solta esta piada quando recebe do filho duas facas para lutar contra os Goblins. Ela havia acabado de descobrir a verdade sobre as criaturas)
11 - Mulgrath pula de cima da casa para tentar pegar o livro jogado por Jared. Ele transforma-se em corvo para voar e é capturado e devorado pelo comedor de pássaros, o gritalhão.
12 - Voe enquanto pode Grifo. Eu engoli um ogro inteirinho! Você pode ser o próximo!(A última piada que encerra o filme, dita pelo Gritalhão (Voz de Seth Rogen no original)


Algumas das criaturas do mundo mágico de Spiderwick.





Esta é uma imagem do Ogro Mulgarath em sua forma monstruosa. Ele é o vilão principal do filme.













Aqui a imagem de um Goblin. Criaturas cheias de raiva à serviço do mal.




















Aqui o simpático Thimbletack, uma espécie de Brownie (Duende benfazejo) em sua forma normal, quando fica furioso porém ele se transforma numa criatura verde e cheia de raiva. Comer mel faz com que ele volte ao normal.




















Aqui o Hogsqueal ("Gritalhão").
Ele ajuda Jared e seus irmãos cuspindo-lhes nos rostos uma poção mágica que fará com que eles consigam ver as criaturas mágicas da outra dimensão.








O Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são freqüentemente descritos como sendo de ágata. No filme a criatura é invocada por Jared para levá-lo até seu tio-avô Spiderwick.




As Crônicas de Spiderwick
(Os 5 livros publicados)
  1. As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo
  2. As Crônicas de Spiderwick: A Pedra da Visão
  3. As Crônicas de Spiderwick: O Segredo de Lucinda
  4. As Crônicas de Spiderwick: A Árvore de Ferro
  5. As Crônicas de Spiderwick: A Ira de Mulgarath

Na foto abaixo temos o gritalhão e Jared.

Sinopse: Quando a família Grace se muda de Nova York para o velho casarão de um tio-avô, Arthur Spiderwick (David Strathairn), fatos estranhos começam a acontecer. Misteriosos desaparecimentos e acidentes ocorrem diariamente, o que intrigam os irmãos Jared (Freddie Highmore), Simon (Freddie Highmore) e Mallory (Sarah Bolger). Eles decidem investigar a casa e encontram um livro mágico, que os leva a um mundo repleto de criaturas mágicas e, às vezes, perigosas.

Elenco: Freddie Highmore (Jared Grace / Simon Grace) - Sarah Bolger (Mallory Grace) - Nick Nolte (Mulgarath) - Mary-Louise Parker (Helen Grace) - Joan Plowright (Tia Lucinda Spiderwick) - David Strathairn (Arthur Spiderwick) - Seth Rogen (Hogsqueal - voz) - Martin Short (Thimbletack - voz) - Andrew McCarthy (Richard Grace) - Jordy Benattar (Lucinda Spiderwick - jovem).

Ficha Técnica: Título Original: The Spiderwick Chronicles - Gênero: Aventura - Tempo de Duração: 97 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2008 - Site Oficial: www.spiderwickchronicles.com - Estúdio: Nickelodeon Movies / Spiderwick Productions / Mark Canton Productions / Gotham Group / The Kennedy/Marshall Company - Distribuição: Paramount Pictures / UIP - Direção: Mark Waters -Roteiro: Karey Kirkpatrick, David Berenbaum e John Sayles, baseado em livro de Tony DiTerlizzi e Holly Black - Produção: Mark Canton, Larry J. Franco, Ellen Goldsmith-Vein, Albie Hecht, Karey Kirkpatrick e Julia Pistor
Música: James Horner -Fotografia: Caleb Deschanel -Desenho de Produção: James D. Bissell - Direção de Arte: Vincent Brabant, Christa Munro, Robert Parle, David Gaucher, Isabelle Guay e Jean-Pierre Paquet -Figurino: Odette Gadoury e Joanna Johnston -Edição: Michael Kahn -Efeitos Especiais: Tippett Studio / Intrigue / Industrial Light & Magic / Gentle Giant Studios / Kerner Optical / RotoFactory / Halon Entertainment.
_________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Eu nunca fui chegado em filmes desse estilo, mas Spiderwick me fez prestar mais atenção no gênero. Gostei do filme. Nota 7.5.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir