domingo, 21 de setembro de 2008

Ensinando a Viver (Martian Child,EUA,2007,106 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 21/09/2008

Comentário (não leia se não tiver visto o filme ainda): O diretor/roteirista Menno Meyjes e os roteiristas Seth Bass e Jonathan Tolins, baseado em livro de David Gerrold criaram mais um filme despretensioso, leve e que mistura drama, ficção e comédia. O jovem ator Bobby Coleman interpreta o personagem Dennis, um garoto que acredita ter vindo de Marte e é adotado pelo escritor de ficção infanto-juvenil chamado David, interpretado por John Cusack.

A boa química entre Cusack e Bobby consegue sustentar o interesse do espectador, pois com certeza quem assiste muitos filmes já deve ter visto algo parecido com Ensinando a viver. Mesmo sendo uma costura de clichês, o filme tem bons momentos e o ator Bobby Coleman (de apenas 10 anos) com seu aspecto pálido e franzino consegue dar alma ao personagem Dennis.

Destaque para a cena em que David está observando Dennis à distancia com um binóculo e chega um policial (Peter Bryant) assustando-o e fazendo perguntas. Ele diz que também veio observar a filha, quando David diz que o filho dele é o que está de ponta cabeça e o policial o deseja boa sorte temos uma das cenas mais cômicas do filme e que é apenas um exemplo de alguns dos momentos cômicos bem construídos. Já a parte dramática deixa a desejar em vários momentos. Enfim, é um filme leve e que deve agradar aos que procuram uma comédia dramática para assistir em família.

Obs: O diretor Menno Meyjes recebeu uma indicação ao oscar por seu roteiro no filme A Cor Púrpura, baseado em romance de Alice Walker, o filme foi dirigido por Steven Spielberg em 1985. Menno estreou na direção em 2002 com o filme Max, cujo protagonista era John Cusack.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - No início temos uma imagem na terra vista do espaço, e com um mergulho vamos atravessando até chegar em uma quadra de basquete aberta onde o jovem David (Cusack) leva uma bolada e é perseguido por alguns garotos. Um salto no tempo e já vemos David adulto anunciando seu livro Dracoban em um programa de ficção da TV.

2 - Mimi, a editora-chefe de David é interpretada pela atriz Anjelica Huston. Anjelica já ganhou o oscar de melhor atriz por seu trabalho no filme A Honra do poderoso Prizzi em 1985. Filme dirigido pelo pai dela John Huston (1906-1987).

3 - I eat Lucky Charms - Eu como flocos de milho - Dennis não dá o braço a torcer.

4 - Mais uma piadinha que não funciona, quando Dennis tira fotos de David acordando-o no meio da noite. Dennis explica que está tentando aprender sobre como viver em família e faz uma careta tentando imitar a expressão facial de David.

5 - A cena em que David e Dennis estão no carro após virem do jogo de baseball é interessante. É a cena em que Dennis diz ter dado o poder de fazer um desejo marciano a David.

6 - Ele é um pequeno Andy Warhol (1928-1987) - Harlee,a amiga de David falando sobre Dennis.

7 - David tem que entregar o novo livro de Dracoban até o dia 28 de janeiro. Dennis está servindo de inspiração para ele escrever.

8 - Quando David está observando Dennis à distancia com um binóculo chega um policial assustando-o e fazendo perguntas. Ele diz que também veio observar a filha, quando David diz que o filho dele é o que está de ponta cabeça e o guarda deseja boa sorte temos uma das cenas mais cômicas do filme. (a piada aqui funcionou)

9 - A guerra de catchup soou fraca como piada. E o Lefkowitz (Richard Schiff) chegar mesmo na hora soou forçado.

10 - A cena do beijo entre Harlee e David quando ela diz que tem ir para casa cuidar do peixe que a vizinha deixou com ela é uma das melhores do filme.

11- Somewhere, o cachorro que Dennis chama de Flomar morre no filme.

12 - A cena final com David convencendo Dennis de que o amava,impedindo-o de saltar e cometer suicídio não funcionou. Final clichê.

Curiosidades
- O personagem Liz, de Joan Cusack, tem o mesmo nome da personagem por ela interpretada em Alta Fidelidade (2000).
- Este é o 9º de 10º filmes em John Cusack e Joan Cusack atuam juntos. Os demais foram Uma Questão de Classe (1983), Gatinhas e Gatões (1984), A Volta por Cima (1984), Nos Bastidores da Notícia (1987), Digam o que Quiserem (1989), Matador em Conflito (1997), Alta Fidelidade (2000), O Poder Vai Dançar (1999) e War, Inc. (2008).
- As filmagens ocorreram entre 2 de maio e 7 de julho de 2005.
- O orçamento de Ensinando a Viver foi de US$ 27 milhões.

Elenco:John Cusack (David Gordon) - Bobby Coleman (Dennis) - Amanda Peet (Harlee) - Sophie Okonedo (Sophie) - Joan Cusack (Liz) - Oliver Platt (Jeff) - Richard Schiff (Lefkowitz) - Taya Calicetto (Esther) - David Kaye (Andy) - Braxton Bonneville (Nicholas) - Samuel Charles (Jonas) - Zak Ludwig (Dennis - jovem) - Anjelica Huston (Mimi).

Ficha Técnica: Título Original: The Martian Child - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 106 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2007 - Site Oficial: www.martianchild.com - Estúdio: New Line Cinema / Hannah Rachel Production Services Ltd. - Distribuição: New Line Cinema / Warner Bros. / PlayArte - Direção: Menno Meyjes - Roteiro: Seth Bass e Jonathan Tolins, baseado em livro de David Gerrold - Produção: Ed Elbert, David Kirschner e Corey Sienega - Música: Aaron Zigman - Fotografia: Robert D. Yeoman - Desenho de Produção: Hugo Luczyc-Wyhowski - Direção de Arte: Gwendolyn Margetson - Figurino: Michael Dennison - Edição: Bruce Green - Efeitos Especiais: Hammerhead Productions / Pacific Title and Art Studio.
__________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário