sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A Gravata (La Cravate,França,1957,20 mins)
Minha nota:[ 7,0] -
Por Wendell Borges - 12/09/2008

" Pantomima filmada"

Comentário: Como o próprio Alejandro Jodorowski comentou em entrevistas, este curta-metragem é uma de suas primeiras experimentações em máteria de cinema e trata-se de Pantomima filmada. O visual extremamente colorido e a opção por um cinema surreal já despontavam como as preferências do diretor.

O filme é inspirado em um conto do escritor alemão Thomas Mann (1875-1955) e o próprio Jodorowski interpreta o personagem principal que usa uma gravata roxa e tenta impressionar uma mulher vaidosa que não lhe dá bola. Ele entra num local onde uma jovem faz "troca de cabeças" e tenta vários formatos de cabeças para agradar a amada, mas não consegue sucesso e sua cabeça acaba ficando de enfeite para a jovem trocadora de cabeças.

A temática gira em torno da vaidade, da busca pela satisfação pessoal e do amor verdadeiro. O filme é completamente mudo, mas contém uma bela trilha sonora composta por Edgar Bischoff, bastante envolvente por sinal. Um exercício de cinema deste genial artista multicultural.


Um dos destaques do filme são os enquadramentos utilizados como recurso técnico para criar a ilusão na hora das cabeças serem trocadas. Vale a pena ser visto. Quem torce a cabeça para o cinema surrealista deve dar uma chance a este filme.


Elenco:
Denise Brossot, Rolande Polya, Alejandro Jodorowsky, Saul Gilbert .


Sinopse:
Em 1957, Jodorowsky fez suas primeiras experiências no mundo das imagens em movimento, filmando em Paris uma versão muda de um conto de Thomas Mann, sobre uma garota que vende cabeças. O filme, considerado perdido, foi encontrado na Alemanha. "Não tinha experiência nenhuma quando filme La Cravate", disse Jodorowsky, "... mas, nele se pode apreciar que eu já era diretor. Um artista precisa ser como Jean Cocteau... esquizofrênico. Necessita ser muitas pessoas ao mesmo tempo, não apenas uma".



Obs: Não deixem de conferir este belo comentário de Felipe Chamy no site da Revista Zingu!



Ficha Técnica:
La Cravate,França,1957,20 mins. Direção e roteiro (baseado em um conto de Thomas Mann): Alejandro Jodorowski.
_________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário