sábado, 27 de setembro de 2008

Hellboy 2: O Exército dourado (Hellboy II: The Golden Army, 2008,120 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 27/09/2008

Comentário (Não leia caso não tenha visto o filme ainda): Ontem assisti novamente ao primeiro filme do personagem Hellboy, preparando-me assim para analisar a segunda investida do personagem na tela grande. Confesso que com todas as cenas rocambolescas e divertidas do segundo filme ainda achei o primeiro um pouco melhor, principalmente no ritmo, na maneira como as cenas de ação foram montadas em contrapartida com as cenas mais monótonas. No entanto as cenas de ação deste segundo realmente foram bastante superiores ao primeiro.

Mesmo destoando um pouco em alguns momentos, o filme consegue retomar o ritmo graças às boas cenas de ação. Há no mínimo 4 sequências excelentes, a primeira é a luta de Hellboy com o monstro Sr. Wink (Brian Steele ) e depois com o "elemental", uma gigantesca criatura verde, nesta cena Hellboy segura um bebê com o rabo e o protege dos ataques do monstro numa mirabolante sequência de ação.

Outra cena que merece destaque é a que Abe toma um porre ao lado de Hellboy, este já experiente em matéria de "dor de cotovelo" consola o amigo apaixonado, os dois escutam Vivaldi e "I cant Smile Without You" de Barry Manilow. A última cena, as lutas de Hellboy contra alguns robôs do exército dourado e sua luta final com o príncipe Nuada (Luke Goss), excelente no papel do vilão principal, são estes alguns dos momentos mais brilhantes desta segunda superprodução do demônio vermelho criado por Mike Mignola em 1993.

O diretor mexicano Guilermo del Toro prova mais uma vez seu talento em produzir obras de fantasia, fazendo aqui uma mistura interessante de um conto de fadas com o universo de demônios e monstros de Hellboy. É só deixar a imaginação à solta e curtir as duas horas de um universo vibrante, engraçado e cheio de ação.

Vale destacar ainda os momentos iniciais do filme com a seqüência no Natal de 1955, no qual o Prof. Bloom (John Hurt) narra para o jovem Hellboy, interpretado pela atriz e especialista em maquiagem e efeitos especiais Montse Ribé, uma história sobre a guerra iniciada pelos humanos contra os seres místicos. Esta luta continuou por muitas eras e só chegou ao fim quando o rei Balor (Roy Dotrice) se apossou do exército dourado, uma legião mecânica invencível, que poderia aniquilar a humanidade.

No entanto, não era o desejo do sábio soberano destruir os humanos, então uma trégua fora feita, com eles se alastrando pelo mundo, enquanto os seres místicos se recolheram às florestas. Quanto à coroa que comandava o exército dourado, esta fora partida em três pedaços. O príncipe élfico Nuada (Luke Goss) não ficou nada satisfeito com isso e se exilou de seu reino, prometendo voltar quando o seu povo precisasse dele.

Para finalizar vou ressaltar que o filme é destinado para o público mais jovem, mas pode ser visto pelo público adulto sem constrangimentos. Mesmo com algumas bobagens, Hellboy merece uma espiada.



Obs:
o ator Brian Steele, que veste a fantasia do Sr. Wink tem 2m 01cm e perdeu cerca de 6 kilos durante as filmagens de Hellboy 2.






Obs 2: O ator Ron Perlman sem a pesada maquiagem de Hellboy. Ele tem 1m 85cm. Nasceu em Nova York em 1950.




Sinopse: É quebrada uma antiga trégua entre a humanidade e o reino fantástico invisível e o inferno na Terra está pronto para a erupção. Um líder cruel que caminha por ambos os mundos desafia sua linhagem de sangue e desperta um incontrolável exército de criaturas. Agora cabe ao herói mais durão do planeta guerrear com o ditador. Ele pode ser vermelho. Ele pode ser chifrudo. Ele pode ser mal compreendido. Mas quando você precisa do trabalho direito, é hora de chamar Hellboy.

Ficha Técnica: Direção: Guillermo del Toro - Roteiro: Mike Mignola (quadrinhos e história), Guillermo del Toro (história e roteiro) - Gênero: Ação/Aventura/Comédia/Fantasia - Origem: Alemanha/Estados Unidos - Duração: 120 minutos.
__________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Amanhã verei. Vou já rever o primeiro.

    ResponderExcluir
  2. Filmaço de ação e aventura. Melhor que o primeiro, na minha opinião.

    Abraço!

    ResponderExcluir