sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Hellboy (EUA,2004,132 mins)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 26/09/2008 [Revisão]

Comentário: Quando assisti Hellboy pela primeira vez na época de seu lançamento em 2004 eu não esperava muita coisa do filme. O nome de Guillermo del Toro ainda era de certa forma desconhecido, apesar de ter recebido elogios pelo filme Blade 2, e eu não conhecia nada sobre o herói que encabeçava o filme, um personagem criado por Mike Mignolla cuja revista em quadrinhos é editada nos Estados Unidos pela Dark Horse.

Ao final da projeção eu estava com um sorriso nos lábios, pois havia passado quase duas horas ao lado de personagens bastante interessantes e com um diretor mexicano que começava a apontar como um novo talento para dirigir filmes com um visual estiloso, como é o caso de Hellboy e dos mais recentes Labirinto do Fauno e O Orfanato. O ator Ron Perlman (completou 50 anos em abril de 2008) está muito bem no papel principal, quase irreconhecível debaixo da pesada e caprichada maquiagem do personagem Hellboy.

Há ainda dois personagens bastante interessantes, Abe Sapien vivido por Doug Jones (a voz é de David Hyde Pierce) e Liz Sherman interpretada por Selma Blair. Abe é uma espécie de criatura de uma dimensão desconhecida assim como Hellboy. Liz é uma mutante com o poder de manipular fogo por quem Hellboy é apaixonado. A trama do filme gira em torno do vilão Grigori Rasputin (Karel Roden) que deseja abrir um portal que irá decretar o fim da humanidade. Rasputin prega que Hellboy desconhece a sua real intenção na terra e o provoca para que este ceda às forças do mal.

Adotado pelo professor Broom (John Hurt que está hoje com 68 anos) o pequeno demônio a quem ele passa a chamar de Hellboy foi encontrado em uma caverna próximo ao portal que Rasputin tentou abrir, sendo impedido por Broom e alguns soldados ingleses durante a segunda guerra mundial. Hellboy foi adotado e treinado para ajudar um departamento especial do FBI na luta contra entidades malignas que assolam a terra. O melhor do filme são as cenas de ação com excelentes efeitos especiais e as cenas de ciúmes de Hellboy quando o agente John Myers (Rupert Evans), um agente contratado para auxiliar Hellboy, começa a se interessar por Liz Sherman. Uma ótima adaptação dos quadrinhos que teve um custo de US$ 60 milhões.

Obs: Quem resolver arriscar dar uma espiada no DVD não deve deixar de assistir o processo de Maquiagem feito no ator Ron Pearlman e alguns dos efeitos especiais do filme.

Obs 2: No Rotten Tomatoes o filme teve 189 críticas. 151 positivas - 38 negativas.

Sinopse: Já perto do fim da 2ª Guerra Mundial, os nazistas tentam eliminar seus inimigos usando magia negra. Uma das experiências feitas é a tentativa de invocar forças ocultas. Um deste rituais é interrompido pelas forças aliadas, que encontram um garoto com aparência de demônio e a mão direita feita de pedra, apesar do ritual não ter sido concluído. O garoto passa a ser chamado de Hellboy e é levado pelos Aliados. Sessenta anos depois, Hellboy agora luta pelo bem e é chamado quando um estranho fenômeno, possivelmente sobrenatural, acontece.

Curiosidades
- Levar Hellboy para os cinemas é um sonho que o diretor Guillermo del Toro acalentava há anos, já tendo até mesmo escolhido Ron Perlman como seu intérprete ideal. Porém, devido ao temor dos produtores em relação ao retorno financeiro do filme, o projeto seguia engavetado. Após o sucesso de Blade 2, foi oferecido a del Toro a direção de Blade: Trinity, 3º filme da série, ou Hellboy. O diretor escolheu Hellboy.
- Outro filme que Guillermo del Toro abriu mão para poder rodar Hellboy foi Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004).
- Ron Perlman também era o intérprete de Hellboy de preferência do criador do personagem, Mike Mignola.
- O ator Vin Diesel chegou a estar cotado pra protagonizar Hellboy.
- Os atores Steve Buscemi e John Heard estiveram cotados para atuar em Hellboy.
- Durante as filmagens o ator Ron Perlman quebrou uma costela, ao realizar uma cena em que pulava em um trem.
- O orçamento de Hellboy foi de US$ 60 milhões.

Ficha Técnica: Título Original: Hellboy - Gênero: Aventura - Tempo de Duração: 112 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2004 - Site Oficial: www.hellboymovie.com - Estúdio: Revolution Studios / Lawrence Gordon Productions / Dark Horse Entertainment - Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment - Direção: Guillermo del Toro - Roteiro: Guillermo del Toro, baseado em estória de Guillermo del Toro e Peter Briggs e nos personagens criados por Mike Mignola - Produção: Lawrence Gordon, Lloyd Levin e Mike Richardson - Música: Marco Beltrami - Fotografia: Guillermo Navarro - Desenho de Produção: Stephen Scott - Direção de Arte: Marco Bittner Rosser e Peter Francis - Figurino: Wendy Partridge - Edição: Peter Amundson - Efeitos Especiais: The Orphanage / Tippett Studio / Eden FX / Cinovation Studios / Spectral Motion Inc. / Fantasy II Film Effects.
___________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Apesar de adorar Banda Desenhada, não gostei desta adaptação, com um sentido de humor algo básico e muito 'fogo de artifício'. Em demasia até...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Hellboy" é, na minha modesta opinião", tudo o que uma adaptação de quadrinhos deveria ser: uma aventura bem animada, com excelentes sequências de ação, seleção de elenco inspirada e um capricho técnico que é capaz de deixar ainda mais fascinante a premissa.

    Estou louquinho para ver a sequência.

    ResponderExcluir