segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Interiores (Interiours, EUA,1978,93 mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 15/09/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Woody Allen (01/12/1935) escreveu e dirigiu este drama com a participação de Geraldine page, Diane Keaton,Kristin Griffith, Mary Beth Hurt, Richard Jordan, E.G. Marshal, Maureen Stapleton e Sam Waterson.

O bom elenco e a direção elegante de Allen com planos longos, enquadramentos que captam as nuances dos olhares fazem desta obra um dos melhores filmes do gênero drama de sua carreira. Destaque para uma cena na praia envolvendo as irmãs Flyn (Kristin Griffith) e Renata (Diane Keaton) onde um travelling acompanha as atrizes filmando por trás de uma cerca num dos planos mais belos do filme.

A trama gira em torno de Eve (Geraldine Page), uma mulher depressiva que está separando-se do marido Arthur (E.G Marshall) e da relação entre as irmãs Flyn (Kristin Griffith), Joey (Mary Beth Hurt) e Renata (Diane keaton). Além delas há dois personagens, os maridos de Joey e Renata, interpretados respectivamente pelos atores Sam Waterson (Mike) e Richard Jordan (Frederick). É mais um daqueles filmes onde Allen explora a alma das personagens com diálogos reflexivos sobre a angústia diante da morte, o tédio e a frustração de escritores e artistas por não terem seus trabalhos reconhecidos.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell Notes)

- Quando conheci Eve, havia deixado o curso de direito. Ela era muito bonita. Pálida e elegante em seu vestido preto, com nada além de uma fileira de pérolas. E distante. Sempre elegante e distante. Quando as garotas nasceram, era tudo tão perfeito, ordenado. Em retrospectiva, era rigidez. Ela criou o mundo à nossa volta, onde tudo tinha seu lugar, harmoniosamente. Muita dignidade. Diriga que era um palácio de gelo. Então, um dia, vindo do nada,abriu-se um enorme abismo sob nossos pés e em frente de mim havia um rosto que não reconhecia mais.

1 - " O mais difícil é agir corretamente a vida toda"
2 - Eve discute com sua filha sobre a possibilidade de restabelecer a relação matrimonial com o ex-marido.
3 - Flyn, a atriz, fala sobre seu nome filme para a mãe Eve.
4 - Li um poema seu chamado "contemplação" no New York Timer. Joey falando com sua irmã, a escritora Renata interpretada por Diane Keaton.
5 - Mike (Sam Waterson) trabalha com política e é casado com Joey.
6- Há um erro de continuidade quando Joey está conversando com Renata aos 35 minutos de filme, há três mulheres de costas conversando, Joey, Renata e uma outra, há um corte e então vemos apenas Renata e Joey conversando.
7 - De repente me tornei superconsciente do meu corpo. Sentia meu coração bater e comecei a imaginar o sangue circulando em minhas veias,nas mãos e na nuca. Me senti vulnerável como uma máquina em funcionamento que poderia pifar a qualquer segundo. (Renata conversando com Frederick em certo momento do filme)
8 - Arthur (E.G. Marshall) chega com sua nova mulher chamada Pearl(Maureen Stapleton).
9 - Eu tenho 63 anos. Quero relaxar. (Arthur anuncia que vai se casar com Pearl numa conversa com as filhas Joey e Renata)
10 - O filme termina com um close lateral com as três irmãs olhando pela janela e observando o mar. Momentos após o suicídio de Eve que lançou-se ao mar agitado e morreu afogada. Joey ainda tentou salvá-la e foi resgata pelo marido e por Pearl que fez respiração boca a boca nela.
11 - A imagem que vemos na capa do poster do DVD com as três irmãs é uma das últimas do filme.

O Elenco de Interiores. Os que ainda estão vivos e os que já faleceram, além de alguns detalhes sobre suas carreiras.


A atriz Kristin Griffith no papel de Flyn, uma atriz que sofre por fazer apenas papéis menores em filmes para TV. Atualmente está trabalhando no seriado Law and Order: Criminal Intent. Nasceu em 7/09/1953 em Odessa no Texas






A atriz Mary Beth Hurt que interpreta Joey, nasceu em 26/09/1948, Marshalltown, Iowa, USA. Recentemente participou do filme A Dama do Lago de M.Night Shyamalan como a Sra. Bell. Ela continua trabalhando como atriz fazendo em média um filme por ano.






Richard Jordan que interpreta Frederick faleceu em 30 de agosto de 1993. (1938-1993). Faleceu com apenas 56 anos devido a um tumor no cérebro.







Diane Keaton interpreta Renata, a escritora famosa reconhecida pela crítica. Diane Keaton já teve um relacionamento com o diretor Woody Allen, ela já participou de mais de 50 filmes e ganhou o oscar de melhor atriz por seu papel no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) dirigido por Woody Allen. Ela já participou de 8 filmes dirigidos por Woody Allen.





E.G.Marshall que interpreta o ex-marido de Eve e pai das três irmãs faleceu em 1998. (1914-1998)



Geraldine Page faz o papel da mãe depressiva chamada Eve, ela faleceu em 1987 aos 63 anos de um ataque do coração. (1924-1987). Ela ganhou o oscar de melhor atriz por seu papel no filme O Regresso para Bountiful em 1986 interpretando a personagem Senhora Carrie Watts. A foto ao lado é do filme Anjo de pedra de 1961 quando ela tinha apenas 28 anos. No filme ela interpretava a personagem Alma Winemiller.



Maureen Stapleton no papel de Pearl, a amante que se casa com Arthur. Idade: 80 anos - Nascimento: 21/06/1925 - Falecimento: 13/03/2006 - País de nascimento: Estados Unidos. Local de nascimento: Troy, New York . Ela ganhou o oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel no filme Reds (1981) dirigido por Warren Beatty. Sua especialização era em papéis de mães dominadoras e esposas em segundo plano.





Sam Waterson no papel de Mike, o jornalista casado com Joey. (nasceu em 1940). Recebeu uma indicação ao oscar de melhor ator no filme Os Gritos do Silêncio com o personagem Sydney Schanberg. Ele só não levou o prêmio porque concorreu com F.Murray Abraham que levou o prêmio de melhor ator por seu papel interpretando Antonio Salieri no filme Amadeus (1984) de Milos Forman.


Sinopse:
Quando Arthur (E.G. Marshall) decide abandonar sua esposa Eve (Geraldine Page), ele revira sua família de cabeça para baixo, agravando ainda mais os problemas de relacionamento que suas três filhas tinham entre si e o resto da família.

Ficha Técnica: Direção: Woody Allen - » Roteiro: Woody Allen - Gênero: Drama - Estados Unidos - Duração: 93 minutos -Tipo: Longa.
___________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. É cinema autoral é inteligente. Allen é craque!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Interiores é realmente um filme sensacional.
    Sou muito fã de Woody Allen.
    Para mim é imperdível!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Allen é um mestre indiscutível da arte de fazer filmes.Também sou fã do diretor.

    ResponderExcluir