domingo, 14 de setembro de 2008

Meu nome não é Jonhy (Brasil,2008, 128 mins)
Minha nota: [7,6] -
Por Wendell Borges - 14/09/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): A boa atuação de Selton Mello interpretando o traficante João Estrella salva o filme. Talvez o grande defeito deste Meu nome não é Jonhy sejam os vácuos narrativos que impedem o filme de ter uma fluência melhor. O roteiro ficou por conta do próprio diretor Mauro Lima, juntamente com a produtora do filme Mariza Leão, inspirados no livro homônimo de Guilerme Fiúza. A trama se passa entre os anos 80 e 90 e conta as viagens e orgias vividas por Estrella que se tornou um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995.

Algumas piadinhas distribuídas ao longo da narrativa para torná-lo menos enfadonho funcionam na maioria das vezes e são um bom recurso para dar aquela impressão de que o espectador se divertiu ao longo da projeção, mesmo que haja as complicações em termos de fluência.

Há momentos e cenas prolongadas com exagero como a viagem à europa, incluindo a cena em que eles são parados por alguns policiais na Espanha. Os primeiros minutos do filme são muito ruins, com um elenco fraco, incluindo o jovem que interpreta João na adolescência. O filme começa a partir do momento em que Selton Mello entra em cena. Enfim, Meu nome não é Jonhy não é um filme ruim, mas com certeza entrou como azarão na lista dos 14 filmes indicados pelo Ministério da Cultura para entrar numa possível disputa por um futuro oscar de melhor filme estrangeiro.

Obs: O diretor Guel Arraes (Lisbela e o prisioneiro e Caramuru) também é um dos produtores do filme.

Obs2: Nos extras do DVD há imagens do verdadeiro João Estrella no set de filmagens.

Obs 3: A produtora e roteirista Mariza Leão dirigiu o documentário Regatão, O shopping da selva em 2005. Um filme de 51 minutos. Veja a entrevista que ela concedeu ao site de entretenimento Omelete.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell Notes)

1: "O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos (...)" - Marguerite Yourcenar - Esta é a bela frase da escritora belga de língua francesa Marguerite Yourcenar que João lê no início do filme. Yourcenar foi a primeira mulher eleita à academia francesa de letras em 1980.

2 : João Guilherme é a prova viva de que é viável recuperar as pessoas. (Juiza Marilena Soares)


Sinopse: João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frenquentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Elenco: Selton Mello (João Guilherme Estrella) - Cléo Pires (Sofia) - Júlia Lemmertz (Mãe de João) - Rafaela Mandelli (Laura) - Eva Todor (D. Marly) - André di Biasi (Alex) - Giulio Lopes (Pai de João) - Cássia Kiss (Juíza) - Ângelo Paes Leme (Julinho) - Orã Figueiredo (Oswaldo) - Hossen Minussi (Wanderley) - Luís Miranda (Alcides) - Gillray Coutinho (Advogado) - Kiko Mascarenhas (Danilo) - Flávio Bauraqui (Charles) - Aramis Trindade (Taínha) - Neco Vila Lobos (Carlos) - Charly Braun (Felipe) - Felipe Martins (Fernando) - Roney Villela (Hércules) - Wendell Bendelack (Sininho) - Ivan de Almeida (Carcereiro) - Flávio Pardal (Boneco) - Rodrigo Amarante.

Curiosidades
- O diretor Mauro Lima teve contato com Meu Nome Não é Johnny através da Columbia Pictures do Brasil, distribuidora pela qual estava lançando Tainá 2 - A Aventura Continua (2005). Ele soube que a produtora Mariza Leão estava à procura de um diretor para o filme e resolveu se candidatar ao cargo.
- Cléo Pires entrou nos sets de filmagens apenas 5 dias após concluir as gravações da novela "Cobras & Lagartos".
- As filmagens ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, de Barcelona e de Veneza.

Ficha Técnica: Título Original: Meu Nome Não é Johnny - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 128 mins - Ano de Lançamento (Brasil): 2008 - Site Oficial: www.meunomenaoejohnnyfilme.com.br - Estúdio: Atitude Produções / Sony Pictures Entertainment / Globo Filmes / TeleImage / Apema - Distribuição: Sony Pictures Entertainment / Downtown Filmes - Direção: Mauro Lima - Roteiro: Mariza Leão e Mauro Lima, baseado em livro de Guilherme Fiúza - Produção: Mariza Leão - Música: Fábio Mondego - Fotografia: Uli Burtin - Direção de Arte: Cláudio Amaral Peixoto - Figurino: Reka Koves - Edição: Marcelo Moraes.
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário