quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Meu nome é Taylor, Drillbit Taylor (Drillbit Taylor,EUA,2008,102 mins)
Minha nota: 6,0 -
Por Wendell Borges - 10/09/2008

Comentário: O ator Owen Wilson está com quase 40 anos e já fez uma boa quantidade de comédias ao longo de sua carreira que já inclui mais de 30 filmes. Wilson aposta a sua veia cômica em trejeitos faciais sempre focando o seu nariz exótico, nariz este que é bastante explorado pelos diretores em ângulos e closes. Além do nariz wilson se utiliza na maioria das vezes de uma pose típica dos atores canastrões com olhares e biquinhos, tentando assim criar no espectador o efeito cômico que poderá proporcionar o riso.

Dirigido por Steven Brill este Meu nome é Taylor, Drillbit Taylor tem bons momentos cômicos, consegue arrancar alguns sorrisos do espectador, mas falha em muitas das piadas e não consegue manter o mesmo ritmo na maior parte do tempo, criando alguns abismos bocejantes entre bons e maus momentos. Owen Wilson não está mal como o personagem título do filme, um vagabundo chamado Drillbit Taylor que é contratado por um trio de nerds para protegê-los de dois valentões da escola.

O roteiro escrito por Kristofor Brown e Seth Rogen baseado numa história de John Hughes tenta mesclar vários clichês de filmes dos anos 80, além de diversas referências pop de filmes mais atuais. Quem vivenciou as saudosas sessões da tarde da TV Globo nos anos 80 e início dos anos 90 deve ter assistido uma vez ou outra ao filme "Cuidado com meu guarda costas", cujo personagem interpretado por Adam Baldwin é homenageado rapidamente em uma ponta durante o filme, na sequência onde os personagens Ryan (Troy Gentile),Wade (Nate Hartley) e Emmit (David Hoffman) escolhem o guarda-costas que irá protegê-los. Enfim, o filme não é ruim, tem momentos agradáveis e pode divertir os adolescentes e com certeza poderá fazer algum sucesso em futuras sessões da tarde nos canais brasileiros da TV aberta.

Obs 1: Seth Rogen foi um dos responsáveis pelo roteiro do sucesso Superbad - É hoje (2007). A produção de Drillbit Taylor é de Judd Apatow, Susan Arnold e Donna Roth. Judd Apatow dirigiu e escreveu a comédia Ligeiramente Grávidos na qual Seth é um dos protagonistas.

Obs 2: Adam Baldwin está hoje com 46 anos e já participou de mais de 90 filmes . " Cuidado com meu guarda costas" foi seu primeiro filme, lançado em 1980. Um dos clássicos adolescentes mais reprisados da Sessão da tarde. (TV Globo).

Obs 3: O ator Nate Hartley que interpreta Wade (o magricela) tem apenas 16 anos. Já o seu companheiro Ryan (o gordinho) conta apenas com 14 anos. O irritante Emmit apesar de parecer o mais jovem já tem 15 e atualmente está atuando em um filme do diretor Japonês Hideo Nakata que ficou famoso pelo sucesso dos filmes de terror Ringu 1 e 2. O filme irá estrear em 2009 The Ring Three) - (Link para o IMDB com mais informações)

Obs 4: O diretor Steven Brill faz uma ponta como um médico que está ajudando Drillbit com seu dedo mindinho já perto do final do filme.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - notes)

Diálogo inicial entre Wade (o magricela) e Ryan (o gordinho)

1 - Aprecie a música enquanto aguarda.
- O que acha?
- Do quê?
- Amanhã é o nosso primeiro dia no ensino médio. Para sermos populares, temos que ser proativos (pesquisar sobrea palavra)
- Devaga com sua "proatividade". Se disser que quer ser popular com certeza não será.
- Vou arranjar uma namorada. Isso é possível?
- Tudo é possível Wade. Não seja carente. Deixe acontecer. Mais uma coisa: A partir de agora não me chame de Ryan. Me chame de T-Dog.

2 - Castro sabia que não ia se dar bem com a Marylin Monroe. Por isso John F. Kennedy foi morto.

3 - Meu nome é Bob Taylor. Furei meu mindinho com um broca no ensino médio e passaram a me chamar de Drillbit Taylor (Drillbit significa Broca)

4 - A última piada:O cara da cela ao lado me ensinou espanhol. Sabia que abierto significa "aberto" ? (Did you Know abierto means "open"?

Outros comentários:
IMDB - 6,0/10 (10.740 votos)
Rotten Tomatoes - 35 (críticas positivas) - 100 (negativas)

Sinopse: Ryan (Troy Gentile), Wade (Nate Hartley) e Emmit (David Dorfman) são garotos que estão iniciando o ensino médio. Porém logo no 1º dia de aula eles são perseguidos por Filkins (Alex Frost), o que faz com que contratem Drillbit Taylor (Owen Wilson) como seu guarda-costas. Só que eles não esperavam que Taylor fosse uma grande fraude, tentando enganá-los com uma série de treinamentos esdrúxulos.

Elenco:
Owen Wilson (Drillbit Taylor) - Nate Hartley (Wade) - Troy Gentile (Ryan) - Ian Roberts (Jim) - Casey Boersma (Chuck) - Dylan Boersma (Nick) - Lisa Ann Walter (Dolores)
Beth Littleford (Barbara) - Billy O'Neill (Dean) - Valerie Tian (Brooke) - David Dorfman (Emmit)
Josh Peck (Ronnie) - Alex Frost (Filkins) - Leslie Mann (Lisa) - Stephen Root (Diretor Doppler)
Lisa Lampanelli (Mãe de Ronnie) - Steven Brill (Médico) - Adam Baldwin (Guarda-costas entrevistado)

Ficha Técnica: Drillbit Taylor,EUA,2008,102 mins - Direção: Steven Brill - Roteiro: Seth Rogen e Kristofor Brown, baseado em estória de John Hughes.
________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Apesar de gostar muito do Owen Wilson, ainda não criei coragem suficiente para ver o filme.
    Mas pela sua descrição acho que a garotada aqui de casa vai gostar...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu passo longe desse...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. o filme consegue arrancar algumas risadas com algumas cenas, mas no geral deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:26 AM

    poxa, soh 6? achei esse filme fantastico. Dá pra rir um bocado =] eu recomendo...

    ResponderExcluir