domingo, 7 de setembro de 2008

O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet,Suécia, 1957,96 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 06/09/2008

Comentário: Nas palavras do próprio Bergman sobre o filme, " a idéia de um Deus Cristão tem algo de destrutivo e terrivelmente perigoso. Ele faz emergir um sentimento de risco iminente, e por consequência, traz à luz forças obscuras e destrutivas".

Esta obra-prima do sueco Ingmar Bergman traz grandes reflexões sobre o sentido da vida, as dúvidas e angústias de todos os seres humanos diante da morte, retratadas aqui na figura do cavaleiro Antonious Block (Max Von Sydow) e seu escudeiro Jons (Gunnar Bjornstrand).

Antonious busca a fé, ele quer compreender a vida e roga a Deus que este lhe apareça e lhe dê explicações sobre o caos que reina diante de tantas mortes, a história se passa no auge da peste bubônica que assolou a europa no sécul XIV. Jons entretando, aceita o caos e nega a existência de um Deus benevolente. Enquanto perambula pela vila Antonious conhece uma atriz mambembe chamada Mia, interpretada por Bibi Anderson. O marido dela, o visionário Jof (Nils Pope) é salvo por Jons quando um ferreiro chamado Plog (Ake Fridell) humilhava-o em uma taverna. Plog estava desconfiado que Jof sabia onde sua mulher fugitiva estava. Em certo momento da trama uma loura chamada Lisa (Inga Gill), esposa de Plog, foge com Jonas Skat, um dos atores amigos de Jof.

O sétimo selo é um filme que nos proporciona pouco mais de uma hora e meia de reflexões para com a vida, muitos personagens estão o tempo todo nos lembrando de uma das maiores certezas de quem nasce, além de diversas reflexões sobre os mistérios da fé, de Deus e da vida humana.

O ator Bengt Ekerot está brilhante no papel da morte. As clássicas cenas de Xadrez entre Antonious e a morte durante o filme ficaram eternizadas como algumas das grandes cenas do cinema de todos os tempos.

Obs: Dos atores principais do filme já faleceram Gunnar Bjornstrand (1909-1986), Bengt Ekerot (1920-1971), Nils Poppe (1908-2000), Inga Gill (1925-2000) e Ake Fridell (1919-1985)

Obs 2 -
A atriz Gunnel Lindblom (A fonte da donzela) nasceu em 1931, seu último trabalho foi em 2001 numa série de TV sueca.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges - notes)


1 - (imagem do céu com um pássaro voando, um corte é feito para o plano geral de uma praia próximo a uma montanha ) Quando o cordeiro abriu o sétimo selo houve um silêncio no céu por cerca de meia hora. Eu vi sete anjos diante de Deus e a eles foram dadas sete trombetas. Corte para uma imagem da praia com dois cavalos, corte mostrando agora um cavaleiro (Antonious Block vivido por Max Von Sydow) deitado nas pedras com um jogo de xadrez montado ao seu lado.
- Quem é você?
- Sou a morte.
- Veio me buscar?
- Ando com você há muito tempo.
- Eu sei.
- Está preparado?
- Meu corpo está, mas eu, não.

2 - Block desafia a morte para um jogo de Xadrez, diz tê-la visto jogando em um quadro.

3 - As pessoas por aqui não parecem gostar de arte. (conversando com seu cavalo)
Ela usava uma coroa dourada e um manto azul com flores (Jof descreve a Mia a visão da Virgem maria carregando um menino).

4 - Quero que Mikael tenha uma vida melhor. Será um grande acrobata (Mia e Jof falam sobre o filho Mikael)

5 - Sou o escudeiro Jons, zombo de Deus, rio de mim mesmo e sorrio para as mulheres. Meu mundo é meu, e só acredito em mim mesmo.

6 - Raval rouba dos mortos e é surpreendido pelo escudeiro Jons que diz tê-lo reconhecido. Raval estudava Teologia. Há 10 anos convenceu meu patrão de que era preciso partir na Cruzada para a terra sagrada.

7 - poderia tê-lo estuprado, mas cá entre nós, não acredito neste tipo de amor. Jons na cena em que beija à força a garota que estava sendo assediada por Raval. (Jons se referia à esta bela mulher da foto ao lado, a personagem vivida por Gunnel Lindblom)

8 - Jonas Skat foge com uma loura da platéia, quando ele, Jof e Mia se apresentavam no teatro mambembe.

9 - Plog,o ferreiro, chora na taverna a fuga de sua mulher.

10 - O amor nada mais é do que a luxúria pura, enganos e mentiras,traições e tolices.
- Mas dói mesmo assim.
- Claro que sim. (Jons numa conversa com Plog, o ferreiro quando este chorava pela mulher.) O amor é a pior das pestes, mas morrer de amor, seria um prazer.

11 - Plog encontra Lisa e Jonas Skat na floresta. Ele corre atrás de Jonas. (Lisa havia dito que seu nome era Kunigunda).

12- Sou karim, esposa do cavalheiro. (Karim se apresenta à morte na cena final após ler trechos do apocalipse)

Premiações
- Ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Curiosidades
- O Sétimo Selo é o primeiro de uma série de dez filmes em que o ator Max Von Sydow trabalhou com o diretor Ingmar Bergman.
- Este é o 10º de 13 filmes em que o diretor Ingmar Bergman e a atriz Bibi Andersson trabalharam juntos. Os demais foram Sorrisos de uma Noite de Amor (1955), Morangos Silvestres (1957), Bakomfilm Smultronstället (1957), No Limiar da Vida (1958), O Rosto (1958), Rabies (1958), O Olho do Diabo (1960), Para Não Falar de Todas Essas Mulheres (1964), Quando Duas Mulheres Pecam (1966), A Paixão de Ana (1969), A Hora do Amor (1971) e Cenas de um Casamento (1973).
- O título O Sétimo Selo é uma referência ao capítulo 8 do Livro das Revelações.

Mini-biografia
Ingmar Bergman - * (14/07/1918) - (30/07/2007)+

Ernst Ingmar Bergman (Uppsala, 14 de julho de 1918 — Fårö, 30 de julho de 2007) foi um dramaturgo e cineasta sueco.

Estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro e, mais tarde, por cinema. Iniciou a carreira em 1941, escrevendo a peça teatral "Morte de Kasper". Em 1944, desenvolveu o primeiro argumento para o filme "Hets". Realizou o primeiro filme em 1945, "Kris".

Seus trabalhos lidam geralmente com questões existenciais, como a mortalidade, a solidão e a fé. Suas influências literárias provêm do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg.

Teve um romance com Liv Ullmann, com quem teve uma filha. Dirigiu a atriz em dez filmes, começando por Persona.

Talvez o melhor comentário sobre Ingmar Bergman tenha partido de Jean-Luc Godard: "O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipe. O diretor está só diante de uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia ser mais classicamente romântico". (Jean-Luc Godard, "Bergmanorama", Cahiers du cinéma, Julho – 1958). [1]

O diretor e roteirista morreu em sua casa em Fårö aos 89 anos, de forma tranqüila – segundo sua filha, Eva Bergman – e, curiosamente, no mesmo dia em que faleceu Michelangelo Antonioni. (Fonte: Wikipedia)

Sinopse:
Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Ficha Técnica: Título Original: Det Sjunde Inseglet - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 100 minutos - Ano de Lançamento (Suécia): 1956 - Estúdio: Svensk Filmindustri - Distribuição: Janus Films - Direção: Ingmar Bergman - Roteiro: Ingmar Bergman, baseado em peça de Ingmar Bergman - Produção: Allan Ekelund - Música: Erik Nordgren - Direção de Fotografia: Gunnar Fischer - Desenho de Produção: P.A. Lundgren - Figurino: Manne Lindholm - Edição: Lennart Wallén.
_________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Ingmar Bergman é dos mais fascinantes cineastas. Sua encenação é incrível, assim como a densidade dramática que imprime às suas obras. Vi só 3 filmes seus e já sou fã. Procurei não ler os comentários inteiros sobre FONTE DA DONZELA e O SÉTIMO SELO, pois tenho em DVD mas não os vi ainda, mas li a mini-biografia e as curiosidades.
    Seus filmes merecem destaque nos blogs de cinema.

    Cumps.

    ResponderExcluir