sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os Reis da Rua (Street Kings,EUA,2008,109 mins)
Minha nota: [7,0] -
Por Wendell Borges - 19/09/2008

Comentário (não leia se não tiver visto o filme ainda): O roteirista de "Dia de Treinamento", "SWAT" e "Velozes e Furiosos", David Ayer, dirige um filme que mostra mais uma vez a faceta racista, conspiratória e fascista de um grupo de policiais de Los Angeles.

O velho lema onde "os fins justificam os meios" tenta induzir o espectador a aceitar a conduta anti-ética do policial Detetive Tom Ludlow, personagem interpretado pelo inexpressivo Keanu Reeves. O filme tem vários clichês e só consegue um certo valor em termos de narrativa, porque é coerente com o universo de personagens corruptos criados e neste ponto, não demonstra muitas incoerências.

A trama gira em torno de Tom Ludlow (Keanu Reeves),um veterano policial que enfrenta problemas desde a morte de sua esposa. Agindo sempre com extrema violência assassinando de forma fria os bandidos que persegue, Tom é acobertado por seu chefe, o capitão Jack Wander interpretado por Forest Whitaker. Ao saber que estava sendo denunciado por seu antigo parceiro, o detetive Terrence Washington (Terry Crews), Tom o persegue em determinado momento e acaba assistindo a execução de Terry por dois homens encapuzados dentro de uma pequena loja. Ele então pede carta branca a Jack para que deixe-o investigar quem foram os assassinos que fuzilaram seu ex-parceiro. Tom começa a investigar e acaba descobrindo novos podres de seu círculo de amigos policiais. O ator Hugh Laurie (o Dr. Gregory House do seriado "House") interpreta o capitão da corregedoria James Briggs.

Apesar dos clichês batidos, incluindo o momento máximo em que Tom se arrasta até uma cova e consegue matar os dois policiais detetives, Santos (Amaury Nolasco, o Fernando Sucre do seriado Prison Break) e Dante Demille (John Corbett), que estavam para executá-lo, o final do filme compensa de certa forma toda a estrutura narrativa criada, mostrando que ali naquele universo de corrupção é possível ter uma nova chance, mesmo se utilizando da máxima onde os heróis são aqueles que não pensam duas vezes antes de colocar uma bala na cabeça das pessoas más.

A grande dúvida que fica é: Quem são os mocinhos e quem são os bandidos? Onde está o bem e o mal neste universo?


Obs: David Ayer estreou na direção com o filme Tempos de Violência (2005)

Obs 2: Os atores Amaury Nolasco (o sucre da série Prison Break) e Hugh Laurie (o Dr. Gregory House da série "HOUSE") trabalham no filme.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Tom Ludlow acorda após o despertador disparar. Ele saca a arma e engatilha. Levanta da cama e já vemos em plano de detalhe quando ele coloca a arma sobre a pia do banheiro.

2 - Seu olho é puxado, mas usa roupa de branco, gíria de negro, carro de judeu. Como vou saber que raio de coreano comedor de cachorro você é, se nem você sabe? (Ludlow em tom racista falando com um bandido coreano)

3 - Um policial que investiga policiais - Capitão James Biggs (Hugh Laurie)

4 - No meu mundo, o mundo real, o mal traz mais mal, Grace.

5 - 18 tiros. Dez de calibre 45, com capa de metal. Sete de 9mm também com capa. E uma única de 38, de ponta oca, que se abriu na omoplata. (Descrição dos tiros que o Detetiva Terrence Washington (Terry Crews) levou ao ser baleado por dois bandidos no supermercado. O tiro de 38 foi disparado por Tom)

6 - Scribble é o cara procurado por Tom Ludlow.

7 - Ludlow encontra Freates e Cotes mortos e enterrados.

8 - Ludlow mata Santos e Demille na cena mais clichê do filme. Quando arrastava-se para própria cova Demille se aproximava e leva um golpe de pá na cabeça. Tom pega a arma dele e mata Santos.

9 - o Detetiva Paul Diskant (Chris Evans) que estava ajudando Tom nas investigações é assassinado na cena que Tom mata os policiais responsáveis pela morte de seu antigo parceiro.

10 - o ator Noel Gugliemi interpreta o personagem "Quicks", o bandido que quase escapa de Diskant não fosse a intervenção de Toland que o deixa preso nos arames, após arrancar dele a infromação que queria sobre Scribble.

11- Scribble (Cedric The entertainer - artista de variedades) faz o papel do bandido que sabe onde estão os verdadeiros assassinos de Terrence. Ele é baleado e morto na cena em que Tom mata Fremont (Clee Shaeed Sloan) e Coates (Common). Shaeed também trabalhou no filme "Dias de Treinamento", filme dirigido por Antoine Fuqua e roteirizado por David Ayer.

Curiosidades
- James Ellroy escreveu a estória que inspirou o roteiro de Os Reis da Rua durante os anos 90, inspirado pelo julgamento de O.J. Simpson.
- Oliver Stone, David Fincher e Spike Lee estiveram cotados para a direção.
- Sean Penn esteve cotado para estrelar Os Reis da Rua.
9 - De bandido a herói. Após matar o capitão Jack Wander, o detetive Ludlow aguarda a chegada da polícia, o Capitão James Biggs faz vista grossa e Ludlow agora é mocinho. O mundo conspiratório da policia americana.

Ficha Técnica: Título Original: Street Kings - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 109 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2008 - Site Oficial: www.osreisdarua.com.br - Estúdio: Regency Enterprises / Yari Film Group / 3 Arts Entertainment / Emmett/Furla Films - Distribuição: Fox Searchlight Pictures - Direção: David Ayer - Roteiro: Kurt Wimmer, James Ellroy e Jamie Moss, baseado em estória de James Ellroy - Produção: Lucas Foster, Alexandra Milchan e Erwin Stoff - Música: Graeme Revell - Fotografia: Gabriel Beristain - Desenho de Produção: Alec Hammond - Figurino: Michele Michel - Edição: Jeffrey Ford - Efeitos Especiais: At the Post / CafeFX .
_______________________________________________________________________

Um comentário:

  1. O filme peca muito, em especial no protagonista tábua de Keanu à trama maniqueísta. Mesmo assim, tem uma nota final intrigante e ótima atuação de Whitaker. Instiga, também. Um filme ok.

    Nota 6,0 [***]

    Ciao!

    ResponderExcluir