domingo, 21 de setembro de 2008

Ponto de Vista (Vantage Point,EUA,2008,90 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 21/09/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Ponto de Vista é um thriller dirigido pelo estreante Pete Travis e escrito pelo também estreante, o roteirista Barry Levy. O filme consegue prender a atenção do espectador com um ritmo frenético e boas doses de ação e correria, apesar de abusar da boa vontade com situações inverossímeis reunindo os pontos de vista de vários presentes no local de um ataque terrorista.

A trama narra um acontecimento onde o presidente dos Estados Unidos, Ashton (William Hurt), participará de uma conferência mundial sobre o combate ao terrorismo em Salamanca, na Espanha. O agente Thomas Barnes (Dennis Quaid) e Kent Taylor (Matthew Fox) trabalham para o Serviço Secreto e são designados para protegê-lo durante este evento. Quando está prestes a iniciar seu discurso o presidente é baleado, o acontecimento logicamente gera um grande tumulto. No meio da multidão, eis que um cinegrafista amador chamado Howard Lewis, vivido pelo ator Forest Whitaker consegue registrar em sua câmera o momento em que os tiros são disparados e também consegue flagrar o momento em que a terrorista Veronica (Ayelet Zurer) joga a bomba que irá causar ainda mais alvoroço e tumulto.

O melhor do filme é o ritmo alucinante, mesmo abusando de seu esquema narrativo retrocedendo no tempo e fazendo revelações sob novos ângulos, a curta duração e a boa interpretação de Dennis Quaid conseguem entreter o espectador, e diga-se de passagem, o gênero ação é um dos que mais necessitam de dosagens de criatividade pois corre um sério risco de gerar uma avalanche de futuros fracassos de bilheteria.



Sinopse:
O presidente dos Estados Unidos, Ashton (William Hurt), participará de uma conferência mundial sobre o combate ao terrorismo em Salamanca, na Espanha. Thomas Barnes (Dennis Quaid) e Kent Taylor (Matthew Fox) são os agentes do Serviço Secreto designados para protegê-lo durante o evento. Entretanto logo em sua chegada o presidente é baleado, o que gera um grande tumulto. Na multidão que assiste ao atentado está Howard Lewis (Forest Whitaker), um turista americano que estava gravando tudo para mostrar aos filhos quando retornasse para casa. A partir da perspectiva de diversos presentes no local antes e depois do atentado é que se pode chegar à verdade sobre o ocorrido.


Curiosidades
- Os produtores negociaram com o Salamanca Film Commision que todas as cenas de Ponto de Vista fossem rodadas na cidade, mas tiveram que desistir da idéia por não obterem autorização para fechar a praça da prefeitura durante 3 meses. Com isso estas cenas foram transferidas para as cidades mexicanas de Cuernavaca e Puebla, com apenas as tomadas aéreas sendo feitas na verdadeira Salamanca.
- Devido a esta mudança de planos foi construída uma réplica da Plaza Major de Salamanca no México, sendo apenas um pouco menor e mais simples que a original.
- Inicialmente Ponto de Vista seria lançado nos cinemas americanos em outubro de 2007, sendo adiado para fevereiro de 2008.

Ficha Técnica e Elenco: Vantage Point,EUA,2008,90 mins - Direção: Pete Travis - Roteiro: Barry Levy - Elenco: Forest Whitaker (Howard Lewis), Sigourney Weaver (Rex), William Hurt (Presidente Ashton), Eduardo Noriega, Dennis Quaid (Thomas Barnes), Matthew Fox (Kent Taylor), Zoe Saldana.
_____________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. A idéia pode não ser de toda original, mas é um refresco ver um filme que de outra forma seria tão batido ser apresentado com muita mais tensão e desenvoltura. É o filho da série Bourne em questões de técnica, com ótima montagem e tom realista. Estraga mesmo é o seu fim politicamente correto nauseante e, claro, a trama idiota da garotinha.

    Nota 7,5 [***]

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Um filme fraquito e com um final mais que previsível. O bónus que seria acompanhar o atentado em várias perspectivas, acabou por ser um exercício aborrecido.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do final previsível e bobo, achei o filme bem divertido. Como é frenético demais, também não fiquei incomodada com o vai e vem constante.
    Dá para se divertir.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Não gostei de "Ponto de Vista". Achei irregular demais, e a montagem tenta enganar a platéia mascarando os furos do roteiro.

    ResponderExcluir