segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Speed Racer (Speed Racer,EUA,2008, 135 mins)
Minha nota: [ 9,0 ] -
Por Wendell Borges - 22/09/2008

Comentário: A equipe de efeitos especiais e a direção de arte deste novo filme dos Irmãos Wachowski foram bastante competentes e conseguiram dar ao filme um visual belíssimo. Mesmo se o elenco e o roteiro não tivessem feito valer toda esta dedicação ao trabalho visual o filme já valeria a pena ser visto.

Além deste visual, todo o elenco consegue dar carisma a seus personagens baseados na série de TV Speed Racer criada por Tatsuo Yoshida. A animação foi exibida originalmente entre os meses de abril de 1967 e março de 1968 tendo sido produzidos 52 episódios com meia hora de duração cada.

Speed Racer teve um orçamento de 100 milhões de dólares e realmente foi um projeto cheio de ousadia dos irmãos que mudaram a cara da ficção científica no cinema após a badalada trilogia Matrix. Abaixo trago algumas curiosidades sobre o desenho animado e o filme que coletei em vários sites com suas respectivas fontes.

A trama gira em torno do jovem Speed Racer (Emile Hirsch) um habilidoso piloto de corrida. Speed nasceu para competir, influenciado pelo pai mecâncio e o irmão chamado Rex Racer, um lendário piloto de corrida intepretado pelo ator Scott Popper, Race sofreu um acidente de carro mortal quando disputou um perigoso rally, fato este que fez toda a família sofre, mas não tirou de Speed a vontade de tornar-se uma lenda das corridas seguindo os passos do irmão.

Speed começa a fazer sucesso nas pistas e atrai a atenção dos magnatas que investem pesado em treinamento de pilotos e tecnologia. Ao dispensar uma lucrativa e tentadora oferta do dono da companhia Royalton (Roger Allam), este começa a utilizar o seu poder para prejudicar a carreira de Speed e a empresa de seu pai.

Quando Speed descobre que os resultados de algumas das corridas mais importantes da temporada são pré-determinadas por um grupo de magnatas impiedosos, incluindo Royalton, que manipula os principais corredores para aumentar seus lucros, ele se une ao Corredor X (Matthew Fox), para enfrentar o mortal rally, que tirou a vida de seu irmão tempos atrás. Outra destaque vai para as vibrantes cenas de ação, muito bem coreografadas e cheias de estilo.


Confesso que quando assisti o trailer do filme pela primeira vez torci o pescoço achando que a produção era só mais um desses caça níqueis descartáveis, ao terminar de ver a projeção pude constatar a qualidade por trás destes surpreendente trabalho dos irmãos Wachowski.

Obs: Na foto ao lado o expressivo e jovem ator Paulie Litt (o gorducho) de apenas 13 anos que faz parceria com o simpático macaco mascote da família Racer.




Anotações para quem já viu o filme (Wendell - notes)


1 - Tudo o que importa é o poder e a força absoluta do dinheiro

2 - Quando um close é dado no anel de Pops Racer indicando que ele é campeão de luta greco romana sabemos de forma bastante cômica que o ninja se deu mal.

3 - E o juiz declara, os trapaceiros nunca vencem!!!


A SIMBOLOGIA POR TRÁS DO NOME: MACH GOGOGO
(FONTE: Jovemnerd - IG)

Yoshida escolheu o nome do personagem com bastante simbolismo. Gõ Mifune é uma combinação de várias idéias: Gõ, um símbolo homofônico para o número 5 no Japão (número do carro) e também o nome do personagem, que aparece representado através da letra G pintada em sua camisa. Mifune é uma homenagem ao lendário ator nipônico Toshiro Mifune.

No caso do carro, o Mach 5, todos pensam que o enorme M pintado em vermelho no capô do carro é uma alusão ao seu nome. Na verdade, representa o nome da companhia Mifune Motos, a empresa da família. Por isso que o nome da série tem a palavra Go repetida três vezes. Significa, o número do carro, o nome do personagem e a influencia norte-americana através da expressão Go (na tradução vai): Mach 5, Gõ Mifune, Go!

A inspiração de Yoshida veio através de dois filmes muito populares no Japão na época: Viva Las Vegas, o visual de Elvis Presley com capacete e lencinho no pescoço, e Goldfinger, com o carro Aston Martin super equipado usado pelo agente secreto James Bond. Essas características ocidentais na criação do personagem também é considerada uma da responsáveis pelo sucesso do desenho ao redor do planeta. (Mário "Fanaticc" Abbade - Site: Jovemnerd - IG ).


Elenco: Emile Hirsch (Speed Racer)- Nicholas Elia (Speed Racer - jovem) - Susan Sarandon (Mãe) - Melissa Holroyd (Professora de Speed) - Christina Ricci (Trixie) - Ariel Winter (Trixie - jovem) - Scott Porter (Rex) - Kick Gurry (Sparky) - Christian Oliver (Snake Oiler) - John Goodman (Pops) - Mark Zak (Blackjack Benelli) - Paulie Litt (Gorducho) - Matthew Fox (Corredor X) - Nayo Wallace (Minx) - Roger Allam (Royalton) - Cosma Shiva Hagen (Gennie) - Ralph Herforth (Cannonball Taylor) - Rain (Taejo Togokhan) - Hiroyuki Sanada (Sr. Musha) - Richard Roundtree (Ben Burns)

Ficha Técnica: Título Original: Speed Racer - Gênero: Aventura - Tempo de Duração: 135 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2008 - Site Oficial: www.speedracerofilme.com.br - Estúdio: Warner Bros. Pictures / Anarchos Productions / Village Roadshow Pictures / Silver Pictures - Distribuição: Warner Bros. - Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski - Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, baseado em série de TV criada por Tatsuo Yoshida - Produção: Grant Hill, Joel Silver, Andy Wachowski e Larry Wachowski - Música: Michael Giacchino - Fotografia: David Tattersall - Desenho de Produção: Owen Paterson - Direção de Arte: Hugh Bateup, Marco Bittner Rosser, Stephan O. Gessler, Sebastian T. Krawinkel e Anja Müller - Figurino: Kym Barrett - Edição: Roger Barton e Zach Staenberg - Efeitos Especiais: CIS Hollywood / Evil Eye Pictures / CafeFX / BUF / Industrial Light & Magic / Lola Visual Effects / Digital Domain / Proof / Rainmaker Animation & Visual Effects / Gentle Giant Studios / Halon Entertainment / Rising Sun Pictures / Sony Pictures Imageworks.
______________________________________________________________________________


4 comentários:

  1. Eu adorei esse filme. Lembro que fiquei parecendo criança na cadeira do cinema.
    Sensacional!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava muito da animação quando era um pouco mais jovem. Acompanhava as reprises no tempo que era exibido de manhã na rede Record de televisão. Mas o trailer desta adaptação para os cinemas tinha me assustado bastante pelo exagerado colorido. No entanto, tenho uma cópia em DVD e em breve tentarei assistí-lo. E admito que por mais que me interessasse em saber nunca havia pesquisado o que estava por trás do “Mach Go! Go! Go!”, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme realmente foi um caso de amor e ódio. Eu fiquei no meio termo. Achei a viagem de montanha-russo bem empolgante mas, de certa forma, enjoativa também.

    Nota 6,0 [***]

    Ciao!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:25 AM

    gostei do anime, e do filme. mas esperava algo mais do filme. falou.

    ResponderExcluir