terça-feira, 2 de setembro de 2008

Submersos (Below,EUA,2002, 105 mins)
Minha nota: [7,5] -
Por Wendell Borges - 02/08/2008

Comentário (não leia se não tiver assistido ao filme ainda): O diretor de "Pi" , "Requiem para um sonho" e "A Fonte" Darren Aronofsky participou deste filme como um dos produtores e também assinou o roteiro ao lado de Lucas Sussman e do diretor David Twohy, que ficou conhecido pelo filme "cult" com Vin Diesel "Eclipse Mortal" (Pitch Black).

O envolvimento de Aronofsky com o projeto tirou um pouco Submersos do limbo e com certeza ajudou o filme a ganhar um certo cartaz quando comparado a outras produções "B" do gênero Horror. E o filme não é ruim, muito pelo contrário, consegue construir um bom clima de suspense e paranóia, deixando o espectador por vezes confuso com o que está realmente acontecendo, mesmo é claro que alguns clichês do gênero marquem presença constante.

A trama gira em torno dos tripulantes do submarino norte-americano USS TIGER SHARK e tem início em agosto de 1943 durante a segunda guerra mundial. Os protagonistas da trama em seu início são os tenentes Brice (Bruce Greenwood) , Loomis (Holt McCallany) e Coors (Scott Foley), além do marinheiro Odell (Matthew Davis),cujo personagem logo percebemos que será um dos heróis da trama.

Quando 4 tripulantes de um navio-hospital inglês são regatados pelo USS TIGER SHARK, incluindo a enfermeira Claire Paige (Olivia Williams), a trama começa a crescer em suspense. No decorrer dos acontecimentos acompanhamos a tensão dos tripulantes que estão sendo perseguidos por um navio alemão e sem poder subir à superfície começam a ter alucinações provocados pela falta de oxigênio. É nesta premissa que o roteiro explora as diversas teorias colocadas pelos próprios tripulantes, um deles, o personagem Hoag (Andrew Howard) em certo momento da trama, chega a cogitar a possiblidade de todos estarem mortos.

O filme apesar dos clichês é um bom entretenimento e deve agradar os fãs de Thrillers e do Horror psicológico. Vale conferir!

Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges - notes)

1 - "Combustível na reserva, mandaremos ajuda" - O bilhete escrito no começo do filme e lançado pelo piloto do avião

2 - Sobreviventes encontrados. Dar toda a ajuda possível.

3 - Mas teríamos que voltar. Quem são eles? Americanos? Britânicos? Italianos?Aí nem diz
- Podemos deduzir que sejam amigos, Sr. Loomis (Holt McCallany). Conversa inicial entre dois tenentes do USS TIGER SHARK, Brice (Bruce Greenwood) e Loomis - Oceano atlântico - Agosto de 1943.

4 - Desculpe, mas tenho quase certeza que meu nome é Claire paige (Olivia Williams) ainda zonza com o que ocorreu a ela e seus companheiros. Três homens e só ela de mulher (os sobreviventes)

5- Kingsley (Dexter Fletcher), segundo oficial, marinha mercante.

6 - O que o incomoda Odell? (tenente Loomis)
- o navio está afundando tão devagar que dá tempo de tirar alguns salva-vidas. (Odell desconfia da história contada pelos sobreviventes)

7- Há uma cena bem tensa na qual um toca-discos começa a tocar um disco de Benny Goodman, Sing, Sing, Sing (1935, Bluebird).
(Benny Goodman, nascido Benjamin David Goodman[1] (30 de maio de 1909 – 13 de junho de 1986) foi um clarinetista e músico de jazz conhecido como "O Rei do Swing", "Patriarca da Clarineta", "O Professor" e "Mestre do Swing".)

8 - A cena dos explosivos que inicia aos 16:30 minutos e constroe bem um clima do suspense com a latinha quicando em cima do submarino sem explodir. O susto então vêm com a explosão de uma simples lâmpada dentro do submarino. ( A cena dura cerca de dois minutos)

9 - o nome dele é Bernard Schillings (Johathan Hartman). O avião dele caiu. É meu paciente e prisioneiro de guerra. E pela convenção de Genebra tem direito a ser bem tratado.

10 - Stumbo, limpe essa bagunça. (Brice falando poucos momentos depois de matar Bernard com um tiro)

11- "Saia antes que seja tarde!" - stumbo e Hoag assustam Claire com o corpo morto de Schillings.

12 - Stumbo após subir com o corpo de Schillings para um outro compartimento escuta ele falar e leva um tombo com o susto.

13 - As tragédias de Shakesperare - propriedade do Tenente Brice.

14 - Ao comparar as letras do diário escrito por Brice, Claire percebe a diferença do registro feito no dia em que ela foi resgatada.

15 - A marinha dos Estados unidos dá as boas vindas a Benny Goodman. (Foto)

16 - Ela perguntou sobre Winters (Nick Hobbs) - (Havia muitos destroços na água e o capitão Winters subiu para pegar alguns, ele queria pegar souveniers sei lá, para enfeitar a casa. O barco atingiu um obstáculo submerso, ele caiu, bateu a cabeça e afundou antes que pudessemos pegá-lo - O trágico destino do capitão Winters.


17 - o tenente Coors (Scott Foley) não retorna da missão, é encontrado morto pelos companheiros boiando na água com um rombo na cabeça. Isto ocorre quando ele e mais três homens saem do submarino para tentar concertar um vazamento. Coors revela que o tenente Winters não havia sofrido um acidente.

18 - A teoria de Hoag (Andrew Howard), compartilhada por Wally (Galifianakis), dá um outro norte à trama. Todos estão mortos no submarino? E se fomos nós que fomos abatidos pelos alemães e estamos todos mortos aqui embaixo? Aquelas batidas no casco eram o resgate. Wally concorda com a teoria e começa a pensar justificativas para o ocorrido. Um sexto sentido embaixo d'agua?

19 - Não quero repetir o Hindenburg aqui. (Brice) fazendo alusão ao dirigível de 245 metros, também conhecido como Zeppelin, que explodiu na base de Lakenhurs, Nova Jersey, em 03 de maio de 1937 matando 36 pessoas.

20 - Loomis enlouquece ao ver sua imagem transformar-se no espelho. Ele sai correndo feito louco e sai do Submarino, nada alguns metros e tem seu corpo espetado em um ferro.

21 - Por que 3 oficiais conspirariam para matar seu capitão e encobrir isso? Loomis seria promovido a Major. Brice comandaria um barco. A família é toda da marinha.Ele foi para Annapolis. Coors tinha uma namorada em Boston e vivia falando dela.

22 - Para confirmar se o navio alemão afundou 4 oficiais subiram à superfície com Winters. Eu (Brice), o tenente Loomis e o tenente J.G.Stephen Coors.

23 - O navio hospital Fort James. Foi este o navio que vocês afundaram e não um navio alemão. (Claire descobre a verdade) - O tenente Brice dá um tiro na própria cabeça.

24 - Diga o que tiver que dizer, marinheiro. Sempre achei que voltamos pra cá por alguma razão. (Claire na conversa final com Odell) -Será que o espírito do capitão Winters ajudou eles a descobrirem a verdade e escaparem?

Curiosidades: Inicialmente seria Darren Aronofsky quem dirigiria Submerso, até decidir rodar em seu lugar Réquiem para um Sonho.

- O diretor David Twohy aparece em uma ponta, interpretando um capitão britânico.

Outras críticas:
Rottent Tomatoes
- 63% - 41(positivas) - 24 (negativas)
IMDB - 6.2/10 - (6.551 votos)

Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial, mais exatamente em agosto de 1943, no oceano Atlântico o submarino americano USS Tiger Shark recebe ordens para sair do curso e voltar para resgatar sobreviventes. Apenas três pessoas conseguem ser salvas e entre elas está Claire Paige (Olivia Williams). Para alguns marinheiros ter uma mulher a bordo pode trazer má sorte. Após o resgate acontecem inexplicáveis eventos, que instauram o pânico. A tripulação tenta fugir do radar inimigo, mas o que realmente os persegue é um macabro segredo.

Ficha Técnica: Below,EUA,2002, 105 mins - Diretor: David Twohy - Roteiro: David Twohy, Lucas Sussman e Darren Aronofsky - Elenco: Bruce Greenwood, Olivia Williams, Scott Foley, Matthew Davis, Zach Galifianakis. Produção: Susan Baden-Powell, Michael Zoumas, Sue Baden-Powell, Marty Katz .
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário