terça-feira, 9 de setembro de 2008

Twin Peaks: Os últimos dias da vida de Laura Palmer (Twin Peaks: Fire walk with me, EUA,França,1992,143 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 09/09/2008

Comentário: Nascido em 1946 na cidade de Missoula,Montana,Estados Unidos, o diretor David Lynch costuma misturar diversas referências simbólicas em seus filmes, o que podem torná-los produtos não consumíveis para uma grande parte dos espectadores de cinema.

Infelizmente a impaciência e a dificuldade em compreender inicialmente estes simbolismos afasta estes espectadores deste tipo diferente de cinema, ou seja, o cinema que não aposta somente na narrativa linear e soluções fáceis onde tudo acaba em beijos e finais felizes. Analisar um filme surrealista pode não ser tarefa das mais fáceis, mas com certeza contribui muito para a formação de quem deseja ver o cinema com outros olhos.

A série Twin Peaks, criada por David Lynch e Marc Frost foi exibida originalmente pela emissora ABC de 8 de abril de 1990 a 10 de junho de 1991, gerando assim 30 episódios, tornou-se um produto cult, amado por muitos, odiado por outros. Transportar o universo de Laura Palmer para um longa-metragem seria um risco, e o desafio foi aceito por Lynch. Apesar do fracasso de bilheteria, Twin Peaks arrecadou apenas 4 milhões de dólares, o filme teve sucesso com a crítica, tanto é que foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A trama se passa na fictícia cidade de Twin Peaks, lugar onde vive a personagem que dá título ao filme, vivida pela atriz Sheryl Lee ( hoje com 41 anos). Ocorre um assassinato na cidade e dois agentes do FBI, agente especial Chester Desmond (Chris Isaak) e Sam Stanley (Kiefer Sutherland), são enviados para investigar o caso. O próprio diretor assume o personagem do diretor regional Gordon Cole que envia os agentes até Twin Peaks. Quando entra em cena o agente especial Kyle Maclachlan (hoje com 49 anos) que começa a prever acontecimentos futuros, a trama dá um salto de um ano no tempo e começamos a acompanhar os últimos sete dias da vida da estudante drogada Laura Palmer.

As viagens oníricas e alucinógenas as quais temos de acompanhar até decifrar o que está ocorrendo são imensas. O diretor coloca toda a sua experiência com pintura e artes plásticas para traçar momentos de virtuosismo brilhantes. Destaques para a cena do quadro, quando a persoangem Laura Palmer entra em um quadro na parede cuja foto é um recorte do próprio quarto, a cena da dança no Bar BANG BANG, uma viagem alucinógena regada a sexo, bebidas e muita cocaína.

Os momentos finais quando se concretiza a cena da morte e vemos desmanchar-se a figura criada por Laura para não enxergar que era seu pai que a estuprava, finalizando assim com uma bizarrice total incluindo outros personagens estranhos que batiam ponto durante o filme. O ator Ray Wise interpreta com bastante brilhantismo o personagem Leland Palmer, o responsável pela vida caótica e surreal que vive a sua filha Laura Palmer.



Obs: o ator Michael J. Anderson de apenas 1m 09cm faz o papel do anão "pequeno homem de um outro lugar" que aparece nos sonhos da personagem Laura Palmer. Ele nasceu em Denver,Colorado,EUA em 1953. "The Little Man From Another Place"




Anotações para quem já viu o filme (Wendell Borges)


PRIMEIRAS IMAGENS

1 - uma tela azul de TV com a imagem chuviscando aparece em primeiro plano. Ela explode e então ouvimos um grito.

2 - A imagem é cortada para o que parece ser um corpo boiando em um rio, só que embalsamado.

3 - Outro corte e então vemos o diretor regional falando com a secretária, ele diz: Chame o agente Desmond em Fargo, Dakota do Norte.

4 - Novo corte. Um ônibus escolar é mostrado. Há 4 agentes e um deles aponta uma arma, duas mulheres estão sendo algemadas.

5 - Uma garota chamada Tereza Banks de 17 anos foi assassinada.

6 - A garota-código toda vestida de vermelho chamada Lil, dá informações aos personagens Sam Stanley (Kiefer Sutherland) e Chester Desmond (Chris Isaak)

Frase de uma cena do filme

7 - "Um cara aparece do nada. O que há com o mundo?" ( o pai de laura)

Imagens Finais

8 - Bob quero toda a minha dor e tristeza (nesta cena final temos o anão vestido de vermelho ( o ator de 1m 09 cm Michael Anderson), o pai de Laura levitando, o rosto de um macaco em close e o homem de um braço só.

Outras críticas:

Rotten Tomatoes: 19 (positivas) 17(negativas)
IMDB: 6,8/10 - (15.921 votos)

Os filmes de David Lynch que já assisti (até a data da publicação deste filme 09/09/2008)

Cidade dos Sonhos (2001) -
A Estrada Perdida (1997) -
Coração Selvagem - (1990)
Veludo Azul - (1986)
Eraserhead - (1977)

Obs: os próximos filmes de Lynch que assistirei com certeza serão O império dos sonhos e o Homem Elefante, além de uma revisão de Cidade dos Sonhos.

Sinopse: Dois investigadores são mandados à cidade fictícia de Twin Peaks para investigar a morte de Teresa Banks, uma garçonete e garota de programa. Um ano depois, conta-se os sete dias que antecederam o assassinato de Laura Palmer. O agente Dale Cooper tem visões paranormais e pressente a tragédia.

Ficha Técnica: Título original: Twin Peaks: Fire Walk with Me (EUA/ França, 1992)
Diretor: David Lynch
Elenco: Sheryl Lee, Ray Wise, Mädchen Amick, Dana Ashbrook, Phoebe Augustine, David Bowie, Eric DaRe, Miguel Ferrer, Pamela Gidley, Heather Graham, Chris Isaak, Moira Kelly, Peggy Lipton, David Lynch, James Marshall, Jürgen Prochnow, Harry Dean Stanton, Kiefer Sutherland, Kyle MacLachlan
Extras: Biografias e sinopse - Idioma: Inglês - Legendas: Português - Gênero: Suspense - Duração: 143 min. Cor - Distribuidora: Van Blad Editora.
_______________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Excelente texto.

    Lynch é um génio insuperável (já falei muito dele no meu blog).

    Saudações cinéfilas,
    VA

    ResponderExcluir
  2. Nasceu um novo espaço de cinema on-line.
    CINEROAD
    A Estrada do Cinema

    http://cineroad.blogspot.com/

    Visite(a) já e deixa as tuas críticas!

    ResponderExcluir