domingo, 5 de outubro de 2008

Aconteceu na Primavera (Fiorile, Itália,1993,116 mins)
Minha nota: [9,5] -
Por Wendell Borges - 05/10/2008

"Lendas não são lendas... lendas são reais"

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Hoje resolvi experimentar um filme dos famosos irmãos Taviani, Paolo (o mais jovem -1931) e Vittorio (o mais velho - 1929). O filme começa bem morno, mas vai ganhando uma impressionante dimensão espiritual e conquista o espectador com a saga da família Benedetti (Abençoados), família esta que acabou ficando conhecida como Maledetti (Amaldiçoados).

Para entender o porquê desta maldição, Luigi narra aos seus dois filhos, Simona e Emilio,o porquê da família ter ganho esta conotação de Amaldiçoados. Acompanhamos então a história desta família da Toscana ao longo de 200 anos. A maldição que começou no final do século XVIII, quando as tropas de Napoleão chegaram à Toscana, a família Benedetti era de camponeses pobres, composta por Duillio (o pai), a mãe, o filho Corrado (Claudio Bigagli) e a filha Elisabette (Galatea Ranzi). Elisabette, se apaixona por um jovem tenente francês, Jean. Este a encontra ferida no bosque e resolve ajudá-la. Enquanto eles estão juntos no bosque, o irmão dela, Corrado, rouba uma mula que carrega um baú cheio de moedas de ouro, baú este que estava aos cuidados de Jean, que encantado com a beleza de Elisabette deixou a mula dando sopa sozinha na floresta.

Os franceses invasores prendem Jean e dizem que ele será executado caso o ouro não apareça até o raiar do dia. Ao descobrir que Corrado havia se apossado do ouro, Duillio revoltado por Jean ter tirado a virgindade de sua filha, decide não devolver o ouro, o que significa que na verdade assassina o homem que a filha ama e de quem ela carrega um filho. A maldição então tem início, Jean chama Elisabette de Fiorile ( a explicação do nome é dada quando o amigo de Jean lê para Duillio a carta que ele havia deixado para Elisabetta - Hoje é o sétimo dia do mês de Fiorile, é assim que a minha revolução chama o mês da primavera), motivo do nome original do filme.

Os momentos iniciais do filme mostram primeiramente as duas crianças, atuais descendentes da maldição dos Benedetti, Simona e Emilio estão dormindo no banco de trás do carro. Enquanto o pai delas, o Benedetti atual, Luigi, está levando-as para a terra natal, com sua mulher francesa. Eles estão indo visitar, Massimo, o avô de Simona e Emilio que mora sozinho na antiga casa onde a maldição começou. Será o primeiro encontro entre os dois depois de dez anos. Luigi vive em Paris, longe da terra em que as pessoas chamam sua família de Maledetti. A família pára em um hotel antes de ir ver Massimo, e, saindo do banho, Simona e Emilio ouvem as criadas falando que seu pai é o último dos Maledetti. Curiosos em saber o porque do nome Maledetti, as crianças instigam o pai para que lhes conta a lenda por trás da família. Luigi pressionado pela mulher conta a história da família às crianças, e a ação volta no tempo para a época da invasão napoleônica.

A família Benedetti comprou toda a terra da região após o roubo do ouro. A história narrada por Luigi dá um salto para o comecinho do século XX, quando os Benedetti são agora três irmãos, Alessandro (Claudio Bigagli), Elisa (Galatea Ranzi) e Renzo, um jovem raquítico e inseguro,temeroso da maldição da família e com atitude infantis. Elisa, assim como Elisabetta, tem um amor proibido, por um camponês chamado Elio que trabalha em suas terras.

Alessandro herda a mesma ambição de Corrado e quer ser eleito para o Parlamento em Roma, preocupado com o romance da irmã com o jovem pobre ele paga para que toda a família de Elio viaje para a América do Sul. Elisa, assim como sua antepassada, fica grávida. Ao saber através de Enzo que a fuga do namorado não foi fuga, e sim uma armadilha de Alessandro, envenena os dois com cogumelos e fica louca.

Um novo salto no tempo e acompanhamos agora um pouco da história de Massimo, filho de Elisa- que é o pai de Luigi, avô das duas crianças atuais. Ele é um Estudante da faculdade de Letras e Filosofia em Florença, defende tese sobre a invasão napoleônica da Toscana, durante a Segunda Guerra, no momento em que defendia a tese há um ataque aéreo na cidade e ele é ajudado pela namorada, a jovem e belíssima Chiara.

Os resistentes antifascistas o incumbem de uma missão, matar um espião, mas ele é preso, na tentavia de ajudar Chiara que também havia sido capturada. Esta já se encontrava grávida e Massimo só sobrevive ao fuzilamento por causa do dinheiro que possui. Chiara morre em um bombardeio pouco depois de dar à luz Luigi, o Benedetti atual.

Massimo (velho - Renato Carpentieri) agora vive atormentado pela maldição centenária, arruinado pela má administração de sua fortuna. Para evitar que a maldição da família perseguisse seu filho, Massimo havia feito com que Luigi fosse para longe. Fica abismado quando Luigi chega com os netos, e de imediato vê em ambos as figuras de Elisabetta e Corrado.

Aconteceu na primavera é um filme que exige atenção e paciência, o espectador mais atento irá se deliciar com uma trama envolvente, que cresce em tensão e tem momentos sublimes. Deve ser visto mais de uma vez para que toda a poesia da trama possa assegurar um cantinho no cérebro. Vale a pena!

Obs: Nos Extras pode ser conferido uma entrevista com os irmãos Taviani que explicam várias das temáticas do filme e dão um painel suscinto de toda a trama e das personagens.

Anotações pessoais para quem já viu o filme. (Wendell - Notes)

1 - Duas crianças dormindo no banco de trás do carro são observadas pela mãe. O pai pergunta: Está cansada? Sim, um pouco. gostaria tanto de esticar as pernas! Aqui!. Ela então estica as pernas no colo do marido. O que á aquela luz lá no fundo? (pergunta o menino que acabara de acordar) É a toscana. Responde o pai.

2 - Simona e seu irmão estavam tomando banho e escutam duas empregadas fazendo trocadilho com o sobrenome dos Benedetti. "Eles são mesmo os últimos Benedetti?" Sim! Chame-os de Benedetti! Eles são os últimos Maledetti!"

3 - Sim, é verdade. Alguns, em vez de Benedetti, nos chamam de Maledetti tudo por causa de uma velha lenda. Que lenda? (pergunta

4 - O irmão de Elisabetta andava pela floresta quando os soldados Toscanos atacam os franceses que tomavam banho no rio. Ela se machuca e é ajudada por um soldado francês. Ambos sentem amor à primeira vista, ele a protege de um soldado baleado que não queria morrer sozinho. Ele aponta uma arma para os dois mas desiste de atirar. O irmão de Elisabetta pega um baú de ouro deixado pelos franceses e leva para casa.

5 - Duillio defende o soldado, mas ao descobrir que ele havia copulado com sua filha, resolve não devolver o ouro. Hoje é o sétimo dia do mês de Fiorile é assim que a minha revolução chama o mês da primavera. Abraço-a fortemente minha Elisabetta. Um soldado amigo de Jean lê para Duillio a carta que Jean havia deixado para a filha dele.


6 - Elisa abraça Elio, que estava vestido de mulher. O irmão abobalhado de elisa, Renzo, deita no chão e ensina a ela como nadar. É neste momento que ela revela que está grávida.

7 - Vibra o ar por onde você passa Surge uma flor onde pisa seu pé -Se não cantarmos todos não vale, diz Renzo, chamando os irmãos Alessandro e Elisa para cantarem com ele. Os três estão em uma carroça." O que havia na flor que me deu Talvez um filtro de secreto poder Ao tocá-la Vibra o ar por onde você passa..."

8- Ao sair do cemitério com a mulher e os filhos, Luigi conta que Massimo, filho de Elisa veio ao cemitério aos 9 anos. Na sequencia a camera se afasta do carro e vemos Massimo chegando. Havima pintado de tinta vermelha o nome Maledetti em cima do nome Benedetti onde jazia Alessandro e Elisabette. A empregada abraça Massimo numa clara tentativa de dar susto no espectador. (Elisa deu cogumelos venenosos aos irmãos. Matando-os)

9 - Massimo toca violino e pede ajuda a Jean, que surge como espírito e fica olhando Massimo tocar. Na sequencia vemos em plano de detalhe a tese de formatura de Massimo Benedetti "Universidade dos Estudos de Florença - Faculdade de Letras e Filosofia - Ano acadêmico: 1943-44 - A Armada Francesa na campanha Toscana nos anos de 1797 a 1799.

10 - Jean é a parte boa do meu sangue, como dizia Alfredina (a empregada que cuidava de Massimo quando pequeno)

11 - Máximo estava na estrada prestes a pedir carona ao espião que iria matar, mas ao ver Chiara presa em um carro repleto de soldados tenta ajudá-la e é capturado.

12 - Massimo é polpado do fuzilamento, um soldado descobre que ele é um Benedetto por algo em suas mãos. Os outros 5 capturados são fuzilados. Eu me chamo Gino Gabrielli, diz o soldado que reconheceu Benedetti e o soltou.

13 - Emilio e Simona apertam a mão do avô. Pai de Luigi.

14 - Simona escreve o nome Fiorile no vidro do carro enquanto Emilio segura uma moeda de ouro. A maldição continua. Emilio, ambicioso. Simona, doce e sonhadora.



Um pouco sobre
Os irmãos Taviani


Fonte: Causa operária online

Paolo e Vittorio Taviani são dois irmãos italianos que na faculdade de Pisa cursaram Ciências Humanas e Direito respectivamente. A diferença de idade entre os irmãos é de apenas dois anos. Foram organizadores de um cineclube, dramaturgos e críticos de cinema até começarem a filmar curtas-metragens. Antes de estrearem em 1962 com o longa-metragem “A man for Burning” dirigiram vários documentários durante oito anos. Os irmãos diretores assinam os filmes que fazem mas se alternam na direção e roteiro dos filmes. Conhecidos pela utilização de realismo mágico em suas narrativas, a consagração da dupla veio com o sucesso internacional em 1977 com “Pai Patrão” que conta a história do filho que trabalha como escravo para o pai até que descobre como se libertar da tirania. Até hoje este é o filme mais conhecido da dupla. Outras obras são “A Noite de São Lourenço” (1982), “Kaos” (1984), “Bom Dia Babilônia”, (1988).


Sinopse: Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani (Palma de Ouro por Pai Patrão), Aconteceu na Primavera conta a história de várias gerações de uma mesma família italiana. Os Taviani são considerados uma das duplas criativas mais importantes da Itália, com atividades que não se restringem apenas ao cinema, mas que ainda encampam movimentos literários e políticos pós-fascismo. Nos últimos anos eles têm se dedicado mais à TV. A história é narrada para duas crianças enquanto ambas viajam para visitar o avô Massimo (Renato Carpentieri). Abrangendo um período de cerca de duzentos anos, o roteiro mistura fatos históricos e ficção para contar a ascensão e queda de um clã que sofre de uma maldição. Durante as invasões napoleônicas, Elisabetta Benedetti (Galatea Ranzi) apaixona-se por um soldado francês chamado Jean. Num momento em que este estava distraído, o irmão de Elisabetta rouba um saco de ouro, o que alavanca a maldição. A família Benedetti conhecerá a riqueza e a corrupção e será odiada por seus amigos, que, secretamente, os chamam de Maledetti. Será que os jovens conseguirão se livrar da maldição e levar uma vida normal?


Ficha Técnica e elenco: Título: Aconteceu Na Primavera, dos Irmãos Taviani - Título original: Fiorile - Direção: Paolo e Vittorio Taviani - Roteiro: Paolo e Vittorio Taviani com a colaboração de Sandro Petraglia - Elenco: Claudio Bigagli, Galatea Ranzi, Michael Vartan, Lino Capolicchio, Constanze Engelbrecht, Athina Cenci. - Ano de Produção: 1993 - Duração: 116 minutos - Cor: Colorido - Gênero: Drama - País de Produção: França, Itália - Legendas em português - Idioma: Italiano.
________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Wendell, desde o último dia que fiz uma visita notei que você viu um grande número de filmes. Eu o invejo, pois não estou conseguindo ver a quantidade de filmes que via meses atrás. E este é mais um filme que não vi. Espero ter uma oportunidade futura.

    ResponderExcluir
  2. karla karlacoverdale@gmail.com7:28 AM

    Olá!

    Vi uns trechos desse filme mas não consegui vê-lo inteiro, por ter tido outras coisas para fazer quando passou...
    Mas a cena dele cantando "vibra o ar por onde você passa..." me encantou!!!
    essa música é do filme ou existe mesmo? tem o nome?

    obrigada.

    ResponderExcluir