quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A Batalha por Cidadão Kane ("The American Experience" The Battle Over Citizen Kane, EUA,1996,108 mins)
Minha nota: [9,5] -
Por Wendell Borges - 01/10/2008

"Gastei a maior parte da minha vida procurando dinheiro e tentando levar... tentando fazer...o meu trabalho com esse material absurdamente caro que é o cinema. E gastei energia demais com coisas que nada tem a ver com cinema. São uns 2% de cinema e 98% de politicagem.Não é assim que se gasta uma vida."
(Palavras de Orson Welles bastante emocionado em uma das entrevistas)

Comentário: Excelente documentário produzido pela rede de TV pública dos EUA, a PBS, que relata os bastidores da luta entre Orson Welles (1915-1985) e o magnata William Randolph Hearst (1863-1951) na época do lançamento do filme Cidadão Kane em 1941. Além de narrar com detalhes as biografias de Welles e Hearst e a ascenção de ambos ao mundo da mídia, tem diversas entrevistas com o diretor e os principais atores do filme, storyboards, dezenas de fotos e comentários em áudio de Welles.

A vida da atriz Marion Davies também é destaque no filme, assim como seu relacionamento com Hearst. Um dos melhores momentos é a entrevista de Welles na época do escândalo que envolveu a transmissão de rádio da invasão de extraterrestres, baseado em obra de H.G. Wells,e que provocou pânico e repercutiu em todo o país.

Este documentário recebeu uma indicação ao oscar em 1996 e perdeu para "Anne Frank Remembered", documentário sobre a vida da garota judia alemã Anne Frank que ficou famosa por seu relato comovente da segunda guerra mundial nas páginas de um diário.


Obs 1: Descobri com este docucomentário que Charles Foster Kane tinha na essência do personagem muitas coisas do próprio Orson Welles. Uma destas coisas, o ego megalomaníaco.

Anotações para quem já viu o documentário (Wendell - Notes)

1 - Em 1939 Hollywood estava na crista da onda,Samuel Goldwyn produzia "O morro dos ventos uivantes", a RKO estava terminando Gunga Din", a MGN ia lançar "O Mágico de Oz" e "E o vento levou". O faz-de-conta nunca esteve melhor. Mas nenhum desses grandes filmes foi a grande notícia naquele ano. A cidade toda falava de Orson Welles, de 24 anos, o gênio de Nova York, e seu novo contrato com a RKO. Nenhum estúdio jamais oferecera tanto controle, nem aos
medalhões.

2 - Randolph Hearst morava numa propriedade a qual chamava de "o rancho", do tamanho de meia Rhode Island. Aos 10 anos Hearst queria que sua mãe comprasse o museu de Louvre. O pai acumulava uma das maiores fortunas em minas, se Will queria sorvete, o pai lhe dava uma moeda de ouro de US$ 20.

3 - Gastei a maior parte da minha vida procurando dinheiro e tentando levar... tentando fazer...o meu trabalho com esse material absurdamente caro que é o cinema. E gastei energia demais com coisas que nada tem a ver com cinema. São uns 2% de cinema e 98% de politicagem.Não é assim que se gasta uma vida.

>> Veja o comentário que fiz do clássico filme Cidadão Kane

Sinopse: A Batalha Por Cidadão Kane' (documentário 113 minutos) mostra em detalhes o auge de Orson Wells e a batalha contra o magnata William Randolph Hearst, que veio lhe custar sua carreira.

Ficha Técnica: "The American Experience" The Battle Over Citizen Kane, EUA,1996,108 mins - Direção: Michael Epstein, Thomas Lennon - Roteiro: Richard Ben Cramer (writer) e Thomas Lennon (writer) - Elenco: David McCullough, Richard Ben Cramer - Gênero: Documentário - Países: EUA.
______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário