sábado, 25 de outubro de 2008

Cães Raivosos (Rabid Dogs aka Canni arrabbiati, Itália,1974,96 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges: 25/10/2008

"Quando eu faço filmes de horror, meu objetivo é assustar as pessoas, mas ainda assim eu sou um covarde de coração fraco. Talvez por isso que meus trabalhos ficam tão bons em apavorar o público, pois eu me identifico com meus personagens... Seus medos também são os meus”. (Mario Bava)

Comentário: Este foi o último filme do italiano Mario Bava (1914-1980), filmado em 16mm, só foi concluído em 1998, dezoito anos após sua morte. Os negativos foram encontrados e finalmente a edição final ocorreu, graças a Lamberto Bava (1944), filho de Mario Bava, juntamente com seu assistente no filme, seguindo anotações do próprio Bava de como gostaria que o filme fosse finalizado. Na época do filme não foi possível a finalização por causa da morte de um dos produtores principais.

A trama conta a estória de ladrões truculentos que roubam o dinheiro de um instituto farmacêutico e após uma fuga alucinante, fazem uma jovem chamada Maria (Lea Lander) de refém e um homem chamado Riccardo (Riccardo Cucciolla - 1924-1999) juntamente com um garoto chamado Agostino. O bando é composto por Dottore (Maurice Poli), o líder, e os truculentos Bisturi (Don Backy) e 32 (George Eastman), apelido este graças ao bem dotado instrumento sexual do sujeito. O filme se passa quase inteiramente dentro do veículo o que o torna intensamente claustrofóbico e cheio de tensão. A cena em que Maria é obrigada a tirar a calcinha e mijar diante de Bisturi e 32 é antológica.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Maria (Lea Lander), é comparada a Greta Garbo num certo momento do filme, "Quero ficar sozinha" era uma frase famosa de Greta Garbo.
2 - o tesoureiro Armando Vanzelli é assassinado pelo grupo, que roubaram o dinheiro do instituto farmaceutico Boldrini.
3 - o segurança Salvatore caponi também foi morto - cem milhões de liras, o roubo
4 - Maria Sbravati, a segunda maria, é assassinada com uma facada no pescoço por Bisturi (Dom Backy)
5 - No final surpresa, Riccardo (Riccardo Cucciolla) era na verdade um bandido que havia sequestrado o menino. Riccardo também matou Doc e Bisturi. Bisturi atirou em Maria matando-a. O final em aberto vemos o menino trancado no porta-malas do carro.

Sinopse: Ladrões truculentos, após um violento assalto, fazem uma mulher de refém, e obrigam um senhor de carro, que carrega uma criança doente no interior, a dirigir com segurança até o local onde pretendem dividir o produto do assalto.

Elenco: Riccardo Cucciolla (Riccardo); Maurice Poli (Doc); Lea Lander (Maria); Luigi Montefiori (Thirty-two); Aldo Caponi (Blade/Bisturi).

Ficha Técnica: Rabid Dogs aka Cani arrabbiati, Itália, 1974 - Diretor – MARIO BAVA - Roteiro: Cesare Frugoni and Alessandro Parenzo - Fotografia: Emilio Varriano e Mario Bava (não creditado) - Montagem: Carlo Reali - Musica Original: Stelvio Cipriani.
__________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário