segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Chumbo Grosso (Hot Fuzz, Reino Unido, 2007, 121 mins)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 05/10/2008

Comentário: O diretor Edgar Wright e o ator Simon Pegg, que ficaram conhecidos pelo filme "Todo mundo quase morto"(sátira aos filmes de Zumbis), se juntam novamente desta vez para satirizar os filmes policiais e de ação. Chumbo Grosso tem ótimas piadas, excelente ritmo e com certeza irá entreter e fazer rir a todos aqueles que procuram um divertimento descompromissado.

Abaixo anotei algumas boas piadas do filme, mas apenas algumas, o filme tem realmente muitas piadas bem construídas, diversas gags visuais e piadinhas nonsense muito bem aplicadas. O ator Nick Frost que faz o Policial Danny Butterman é um bom comediante e é com ele que temos algumas das melhores piadas do filme. Já Simon Pegg, que interpreta o policial linha dura Nicholas Angel (será esse nome alguma sátira ao ator Nicolas Cage?), também imprime toda sua versatilidade cômica, transmitida através de olhares e trejeitos faciais.



O roteiro escrito pelo próprio Simon Pegg e pelo diretor Edgar Wright, aliados à boa edição, com cortes rápidos, muitos raccords criativos (transições que levam de uma cena a outra) e jump cuts (elipses que condensam o tempo e aceleram a ação) fazem de Chumbo Grosso uma das melhores comédias de ação dos últimos tempos. É um exemplo criativo de como devem ser feitas sátiras a outros filmes.

Bobagens como "Super-Herói: o filme" e "Deu a louca em Hollywood" são verdadeiros desperdícios de dinheiro e criatividade, os envolvidos nestas produções deveriam tomar algumas aulas com a dupla Edgar Wrigth e Simon Pegg. Quem ainda não conferiu Chumbo Grosso não deve deixar de arriscar na próxima ida às locadoras. O mais incrível de tudo foi o desinteresse das produtoras em lançar o filme nos cinemas brasileiros, ele veio direto para o mercado de DVD.

Obs: O diretor Peter Jackson faz uma ponta como o ladrão vestido de papai noel.

Sinopse: O policial Nicholas Angel (Simon Pegg) é um dos melhores de Londres. Tão bom que os outros policiais parecem ser incompetentes. Por isso, seus superiores o transferem para a pequena cidade de Sandford. Ao lado do novo parceiro Danny Butterman (Nick Frost), Angel luta para se adaptar à nova rotina.

Algumas anotações pessoais para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Oficial policial Nicholas Angel mostra seu distintivo em close-up. Nascido e criado em londres. Foi o primeiro em política e sociologia. Formando pela universidade da cantuária em 1993.

2 - o DVD Fúria Silenciosa com Chuck Norris é mostrado em uma loja - Supercop com Jackie Chan, conheça o policial que não foge do pau.

3 - A cena em que Danny tenta pular a cerca como Nicholas e acaba destruindo-a é hilariante.

4 - Danny mostra como usa o caderninho dele, mostrando um desenho Flip Book de um policial atirando em um bandido. Estoura a cabeça do bandido que jorra sangue.

5 - O irmão mais velho de Marcus Carter enfiou o dedo na xereca dela. (Danny falando porque acha que a Sr. Draper gosta de coroas)

6 - Há uma cena em que uma pedra pontiaguda é jogada pelo assassino e cai na cabeça de Tim Messenger estourando-a, cena violentíssima e de um virtuosismo incrível. Nicholas tenta impedir, mas não chega a tempo. (59 minutos de filme)

7 - Entre os filmes satirizados estão Caçadores de emoção, Bad boys 2 e Perseguidor Implacável.

8 - Após prender os vilões responsáveis pelos assassinatos nos últimos 20 anos, Nicholas e Danny vão checar os bichos-grilo que estavam bagunçando as latas de lixo recicláveis no supermercado. "Sargento Butterman, é hora de botar pra quebrar"

Elenco: Simon Pegg: Sargento Nicholas Angel - Nick Frost : Oficial Danny Butterman - Jim Broadbent: Inspetor Frank Butterman - Paddy Considine: Andy Wainwright - Timothy Dalton: Simon Skinner - Bill Nighy: Inspetor-chefe - Stuart Wilson: Dr. Robin Hatcher - Martin Freeman: Sargento - Billie Whitelaw: Joyce Cooper - Steve Coogan: Inspetor de polícia metropolitano - Peter Jackson: Ladrão vestido de Papai Noel - Cate Blanchett : Jeanine - Edward Woodward: Tom Weaver - Bill Bailey: Sargento Turner

Ficha Técnica: Hot Fuzz,Inglaterra,2007, 121mins - Direção: Edgar Wright - Roteiro: Edgar Wright e Simon Pegg. Trilha sonora: David Arnold - Fotografia:
_____________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Gosto muito de Hot Fuzz. Foi o filme mais divertido que assisti em 2007.
    Também sou fã dos filmes do Simon Pegg. Até fiz um especial sobre ele no meu blog, com os filmes Maratona do Amor e Big Nothing. Já "Tá todo mundo morto"? Veja. Vale a pena também.

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi. Quando soube que Hot Fuzz era da mesma dupla por trás de Todo mundo quase morto fiquei ansioso para assistir. É realmente uma excelente comédia de ação.

    ResponderExcluir