sábado, 18 de outubro de 2008

Cinderela em Paris (Funny Face,EUA,1957,103 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 18/10/2008

Comentário: Esta obra-prima do gênero musical, dirigida por Stanley Donen (1924), e escrita por Leonard Gershe (1922-2002), traz três grandes astros do cinema em grandes performances, Audrey Hepburn (1929-1993), no papel da filósofa Jo Stockton, Fred Astaire (1899-1987) no papel do fotógrafo Dick Avrey e a perfomance da Coach vocal de estrelas como Judy Garland, a atriz Kay Thompson (1908-1998) que interpreta a editora da revista de moda Quality.

As sequências brilhantes de dança e música, principalmente as protagonizadas por Hepburn, como a dança no Salão Café, com Hepburn vestida de preto, é simplesmente incrível. A plasticidade visual e a exuberância com que Hepburn dança em meio às mesas demonstram o grandioso talento que tinha esta brilhante artista americana. As belas paisagens da França, a dança na torre Eiffel e as diversas outras sequências de coreografias exuberantes e estilosas fazem deste filme um dos grandes clássicos do cinema mundial.

Obs: Audrey Hepburn tinha 1m 69cm, esguia e alta, sua estrutura corporal ajudava na plasticidade visual que conseguia ter em suas performances na tela. O mesmo acontecia com Fred Astaire, com seu 1m75cm e aparência franzina, Astaire era um dançarino incrível.


Anotações para quem já viu o filme - (Wendell - Notes)

LIVRARIA CONCEITOS EMBRIONÁRIOS

1 - Jo Stockton diz que sua patroa não aprovará as fotos da revista de moda em sua livraria: Sinto muito,mas não posso permitir. A Dra. Post jamais aprovaria. Ela não aprova revistas de moda. É uma imagem berrante e irreal de auto-imagem assim como de economia.

2 - Este livro é sobre Epifenomenologia que tem a ver com a consciência como um mero acessório dos processos fisiológicos cuja presença ou ausência não faz diferença.

3 - o que é o empaticismo? (pergunta Dick Avery a Jo) - A abordagem mais sensata da verdadeira compreensão e paz de espírito.

4 - Todos querem um beijo, até mesmo os filósofos. (Dick falando após beijar Jo)

5 - Jo quer ir a Paris assistir a palestra do professor Flostre.

6 - Após perceber que o Professor de Filosofia Flostre não passava de um charlatão, Jo quebra-lhe um vaso na cabeça e vai para o grande desfile da Revista Quality. Quando estava prestes a voltar para Nova York, Dick encontra o professor de Filosofia com a cabeça enfaixada e ele revela tudo o que Jo fez. Dick então volta até o hotel e procura por Jo. Na cena final, Jo vestida de Noiva desliza com Dick no lago em cima de uma tábua de madeira.

Indicações
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte.

Curiosidades
- Este é o 1º de 3 filmes em que o diretor Stanley Donen e a atriz Audrey Hepburn trabalharam juntos. Os demais foram Charada (1963) e Um Caminho para Dois (1967).
- Audrey Hepburn recusou a oferta de protagonizar Gigi para poder estrelar Cinderela em Paris.
- Cyd Charisse chegou a ser convidado para interpretar o personagem Dick Avery, mas acabou recusando-o.
- O personagem de Fred Astaire é baseado no fotógrafo Richard Avelon, que inclusive foi o responsável pela grande maioria das fotos vistas no filme, incluindo o famoso retrato do rosto de Audrey Hepburn.
- Audrey Hepburn rodou Cinderela em Paris paralelamente às filmagens de Um Amor na Tarde.
- O orçamento de Cinderela em Paris foi de US$ 3 milhões.

Sinopse: Um famoso fotógrafo de modas, Dick Avery (Fred Astaire), trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick cumpre as determinações da editora da revista, Maggie Prescott (Kay Thompson), que não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um "novo rosto". Dick o acha em Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village onde um ensaio fotográfico ocorrera recentemente. Após certa resistência, Maggie aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo só concorda pois lá poderá conhecer Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas idéias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem em Paris as coisas não correm como o planejado.

Ficha Técnica: Título original: Funny Face (EUA, 1957) - Diretor: Stanley Donen - Elenco: Audrey Hepburn, Fred Astaire, Kay Thompson, Michel Auclair, Robert Flemyng, Dovima, Virginia Gibson, Ruta Lee, Suzy Parker
Extras: documentário retrospectivo "Paramount nos Anos 50"; A Maravilhosa Musa da Moda (sobre a relação entre Givenchy e Audrey); Sonhos Parisienses (sem participação do diretor Donen, nem material de arquivo)
Legendas: Português, Inglês e Espanhol - Duração: 103 min. Cor - Distribuidora: Paramount
_____________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Esse filme é uma graça!
    Adoro revê-lo de vez em quando.
    Audrey Hepburn é maravilhosa!

    Beijocas

    ResponderExcluir