sábado, 4 de outubro de 2008

Era uma Vez... (Brasil,2008,117 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 04/10/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): O diretor Breno Silveira (2 filhos de francisco) consegue superar seu trabalho anterior, com um belo roteiro escrito por Patrícia Andrade e Domingos de Oliveira, o filme consegue criar um universo primoroso, onde o amor entre uma jovem rica e um rapaz pobre da favela consegue tornar-se algo completamente crível.

O filme trabalha em duas linhas, uma realista, a outra a realização de sonhos e desejos dentro de um universo de contos de fada. As coisas vão acontecendo, situações armadas, colocadas lá para que o filme possa se construir, as luzes brilham, a iluminação aconchega e enclausura, é onírica por vezes, em outros momentos é vibrante, como tem que ser.

O ator Thiago Martins é a alma do filme, não fosse ele e sua aura de bondade que impregnam e conquistam o espectador o filme não teria o mesmo peso, Vitória Frate como a princesa Nina também está bem no papel, apesar de ser ofuscada pela interpretação de Thiago.



A trama gira em torno do universo dos dois, completamente antagônicos, a construção em torno da personagem Dé (Thiago Martins) é bem maior, aliás, é com ela que o filme irá construir os climas de tensão e drama. Desde a morte do irmão de Dé, até a cena em que ele protege a amada de ser assaltada por meninos de rua o filme tem um tom mais realista, a partir do momento em que Dé começa seu relacionamento com Nina o filme começa a construir um sonho, que logo é interrompido (o amigo playboy ao ver Nina beijar Dé na praia revela que Dé trabalha no quiosque vendendo coco e cachorro quente), mas volta a ser reconstruído, Nina está apaixonada e não importa a posição social de Dé.

O filme tem falhas, não é perfeito, está longe disso, mas o universo criado por Breno Silveira, os fotógrafos Dudu Miranda e Paulo Souza e a roteirista patrícia Andrade (sendo colaborada por Domingos de Oliveira), que deu retoques à trama inicial que havia sido escrita pelo próprio Breno com a ajuda de Paulo Lins (autor de Cidade de Deus), fazem de Era uma Vez um belo filme brasileiro que deve ser visto e recomendado. Vale a pena conferir!!!



CIDADE PARTIDA: O livro de Zuenir Ventura que Nina está lendo na praia e que Dé também começa a ler para impressionar a garota. O livro trata justamente da divisão do Rio de Janeiro que parece ter duas cidades distintas. A cidade dos ricos e a dos pobres.


(Lojas Submarino): Zuenir Ventura acompanha as duas realidades do Rio de Janeiro: a dura vida no morro de Vigário Geral, dos moradores e dos que escolheram entrar para o tráfico de drogas, e a mobilização da sociedade civil pedindo pela paz na campanha Viva Rio. Dois grupos que lutam pelo mesmo ideal: Sobreviver.




Sinopse:
Rio de Janeiro. Dé (Thiago Martins) mora na favela do Cantagalo, em Ipanema. Filho da empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro) e abandonado pelo pai, Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por um traficante e seu outro irmão, Carlão (Rocco Pitanga), ser exilado da favela pelos bandidos. Decidido a não seguir o caminho do crime, Dé trabalha vendendo cachorro-quente num quiosque da praia. De lá ele observa Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, rua em frente à praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Porém as diferenças entre seus mundos de origem geram diversas críticas e preconceitos velados.

Curiosidades
- É o 2º filme dirigido por Breno Silveira. O anterior foi 2 Filhos de Francisco - A História de Zezé di Camargo & Luciano (2005).

- Breno Silveira teve a idéia de Era Uma Vez... em 1987, quando trabalhou como câmera no documentário Santa Marta - Duas Semanas no Morro.

- A roteirista Patrícia Andrade frequentou por um bom tempo o morro do Cantagalo, com o objetivo de conhecê-lo melhor e tornar a história do filme o mais realista possível.

- A produção de Era Uma Vez... começou 4 meses antes das filmagens. O próprio Breno Silveira foi ao morro do Cantagalo conhecer os líderes comunitários e alguns moradores, para explicar como seria o filme.

- Thiago Martins precisou fazer 4 testes durante um ano e meio, até convencer o diretor Breno Silveira de que deveria ser escalado para o personagem Dé.

- Estréia de Vitória Frate no cinema.

- As filmagens ocorreram nos meses de maio e junho de 2007.

- Foi parcialmente financiado com recursos obtidos através da Lei Federal 8.685/93, assim como o Prêmio Adicional de Renda 2006 e o Edital de Finalização da Ancine 2007.

Ficha Técnica: Título Original: Era Uma Vez... - Gênero: Drama - Tempo de Duração: Ano de Lançamento (Brasil): 2008 - Site Oficial: www.eraumavezofilme.com.br - Estúdio: Conspiração Filmes / Globo Filmes / Columbia Pictures - Distribuição: Columbia Pictures - Direção: Breno Silveira - Roteiro: Patrícia Andrade, com colaboração de Domingos de Oliveira - Produção: Breno Silveira e Pedro Buarque de Hollanda - Música: Berna Ceppas - Fotografia: Dudu Miranda e Paulo Souza - Direção de Arte: Rafael Ronconi - Figurino: Cláudia Kopke - Edição: Eduardo Hartung.
______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário