sábado, 25 de outubro de 2008

Estamira (Brasil,2004,121 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 25/10/2008

Comentário: Um daqueles filmes que te deixa perplexo, boquiaberto por vezes e pensando sobre Deus, sobre a vida, sobre a miséria e sobre uma infinidade de outras coisas. Estamira é uma daquelas personagens invisíveis, descobertas por acaso, judiadas pela vida, mas que venceram a própria morte e o descaso e por razões inexplicáveis, surgem nas telas absorvidas pela genialidade de diretores e produtores brasileiros.

O fotógrafo e diretor Marcos Prado, conseguiu criar um painel da vida desta brilhante senhora de 63 anos, filmando diversos momentos reflexivos num turbilhão de manifestações que vão da paranóia absoluta à raiva total contra as agruras da vida.

Um projeto que começou em 1993 e somente após 7 anos de filmagens é que Estamira foi encontrada pela equipe, demonstrando toda a sua expressividade, acabou virando a protagonista principal do documentário, deixando a história sobre os catadores de lixo do lixão de Jardim Gramacho, localizado no município de Duque de Caxias - RJ, como pano de fundo para a narração de sua dura história de vida.

Eis alguns pensamentos de Estamira: “existe o além e o além do além que o homem não conhece”, “tudo é abstrato, até Estamira”,“lixo é resto e descuido”, “na escola não se aprende e, sim, se copia” e esta na qual eu acredito profundamente e compartilho com ela: “tudo que é imaginado existe, é e tem”. Estamira também acredita na existência de entidades misteriosas as quais ela repete constantemente ao longo do documentário, como o “esperto ao contrário”, o “trocadilo” e " o homem como sendo o único condicional".

É um documentário obrigatório, que narra a história de uma pessoa diagnosticada com quadro psicótico e portadora de alucinações, mas que revela-se um intrigante ser humano, num misto de lucidez e loucura, num documentário digno de todos os prêmios recebidos.

Estamira recusou a internação e vive hoje à base de medicamentos tarja preta, sendo acompanhada mensalmente por uma equipe médica. Como ela própria diz, ninguém irá mudar seu ser, sua história ficará para sempre registrada neste brilhante documentário.

Premiações
- Recebeu 2 indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Edição - Documentário.
- Ganhou o prêmio de Melhor Documentário - Júri Oficial no Festival do Rio.
- Ganhou o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Internacional de São Paulo.
- Ganhou uma Menção Especial no Festival de Londres.
- Ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Karlovy Vary.
- Ganhou o Grande Prêmio do FIDMarseille, no Festival Internacional do Documentário de Marseille.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - FIPRESCI, no Festival de Viena.
- Ganhou o 3º Prêmio Coral de Documentário e o prêmio de Melhor Documentário em Memória a Pablo de la Torriente Brau, no Festival de Havana.
- Ganhou o Grande Prêmio de Cinema de Direitos Humanos de Nuremberg.
- Ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Miami.
- Ganhou o Prêmio SIGNIS de Melhor Documenário, no 18º Reencontro de Cinema Latino-Americano de Toulouse.
- Ganhou uma Menção Especial do Júri, no Festival Cine Las Americas.
- Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme - Voto da Imprensa e Melhor Filme - Voto Popular, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.
- Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Fotografia, no Festival de Belém.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme e a Menção Honrosa da Juventude, no 11º Cine Eco.
- Ganhou os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Direção de Arte, no Ekofilm.
- Ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia.
- Ganhou 2 prêmios no Prêmio ACIE de Cinema, nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Fotografia.

Curiosidades
- É o 1º longa-metragem dirigido por Marcos Prado.
- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2004.
- O orçamento de Estamira foi de R$ 806 mil.

Sinopse:Estamira é uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais. Ela vive e trabalha há 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, Estamira analisa questões de interesse global.

Ficha Técnica: Título Original: Estamira - Gênero: Documentário - Duração: 115 min. - Ano: Brasil - 2006 - Distribuidora: Riofilme/Zazen Produções Audiovisuais - Direção e Roteiro: Marcos Prado.
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário