quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Giselle (Brasil,1980,90 mins)
Minha nota: [7,5] -
Por Wendell Borges - 16/10/2008

Comentário: Giselle é aquele tipo de filme que por mais que se narre o que acontece em cena, você só acredita mesmo quando assiste. São tantas cenas rocambolescas e toscas que chegam a gerar um efeito cômico, o que por vezes de forma bastante sutil dá para perceber nos sorrisos irônicos dos atores em cena. O diretor e roteirista Victor di Mello (1940), conseguiu criar um verdadeiro divã estrambótico e extravagante de personagens amorais e amantes do hedonismo. Acompanhe em seguida o painel de personagens da trama, temos Giselle (Alba Valeria), a personagem principal, que é bissexual, o pai dela é um homossexual e pedófilo enrustido, interpretado por Nildo Parente. A madrasta de Giselle, interpretada por Maria Lúcia Dahl é lésbica. O filho dela , Ricardo Faria, é homossexual e para completar o circo, temos o ator Carlo Mossy (1946) , personagem também bissexual, que trabalha na fazenda e é capataz de Luccini, o personagem homossexual enrustido interpretado por Nildo Parente. Das cenas toscas, uma das mais absurdas é a cena do estupro, quando três homens armados espancam Angelo e estupram Serginho, Haydee e Giselle.

Há outras cenas tragicômicas e absurdas permeando a narrativa e que completam o painel desta pornochanchanda vendida para mais de 30 países. Foi assistido por mais de 14 milhões de espectadores na época de seu lançamento e levou quatro meses para ser liberado pela Censura Federal. É um dos recordistas absolutos de bilheteria do cinema nacional em todos os tempos.

Obs: Quem for assistir ao filme não deve deixar de ler esta incrível análise de Andrea Ormond no site Estranho Encontro.

Obs 2: Alba Valéria, a Giselle do filme nasceu em Macaé no Rio de Janeiro em 1963.

Obs 3: Nildo Parente nasceu em Fortaleza no Ceará em 1934.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1- o personagem de Nildo parente lê o livro A importância de ser presidente de Oscar Wilde
2 - Angelo é o homem de confiança de Luccini. Angelo trabalha na fazenda desde pequeno, quando o pai dele era o homem de confiança de Luccini.
3 - Serginho veio do Rio de Janeiro para passar uns dias na fazenda. Haydee é a esposa de Luccini. Ela está corneando o marido com Angelo e com sua madrasta Giselle.
4 - A cena da luta no bar é digna dos piores filmes trash. Angelo luta com três homens que zombavam de Serginho.
5 - E o que dizer da cena entre Angelo e Serginho? - Só pra quem já assistiu, é tão ridícula que se torna engraçada.
6 - Serginho? eu nunca pensei? - Gisele flagra Angelo e Serginho.
7 - Ana clementina, a filha do Dr. Azevedo, é prima de Luccini.
8 - Serginho é filho de Haydée, a segunda esposa de Luccini.
9 - Haydee demonstra ciúmes na festa, ela fica revoltada com os olhares de Gisele para com Ana Clementina. Haydee diz que homem e nada é a mesma coisa e que só quem realmente pode dar carinho e amor de verdade são as mulheres.
10 - Ana Clementina é formada em medicina e diz praticar o socialismo à moda dela.
11 - A foto final do filme, a pedido de Luccini revela as verdadeiras facetas desta família.

Elenco: Alba Valéria - Carlo Mossy - Maria Lúcia Dahl - Monique Lafond - Nildo Parente - Ricardo Faria - Celso Faria - Vinícius Salvatori - Zózimo Bulbul.

Sinopse: Giselle narra a saga urbana de uma família, cuja decadência moral e física, torna-se incontrolável. Giselle (Alba Valéria - 1963), filha do fazendeiro (Nildo Parente), ao voltar de uma temporada na Europa, reacende o desembaraço sexual de sua madrasta (Maria Lúcia Dahl). Expõe a indisfarçável entrega de seu jovem primo (Ricardo Faria) às fantasias do prazer e detona a fúria voluptuosa do capataz da fazenda, (Carlo Mossy) de tal forma que, nada, absolutamente nada, poderá frear os desejos desses insólitos e pecaminosos personagens, tamanha sua lubricidade. Giselle, uma garota que enlouquece homens e mulheres, é o filme mais categórico do gênero erótico. Imperdível, mesmo!

Ficha Técnica:
Giselle, Brasil, 1980,90 mins. Direção e roteiro: Victor Di Mello.
______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário