terça-feira, 21 de outubro de 2008

Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua, China,1991, 125 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 21/10/2008

Comentário: Obra-prima de Zhang Yimou (1951) com bela fotografia, narrativa densa e excelente atuação de Gong Li.

Filmado em 1991, Yimou conseguiu através de Lanternas Vermelhas ganhar diversas premiações e levar seu nome ao panteão dos grandes diretores orientais. O roteiro foi escrito por Zhen Ni baseado na novela de Su Tong. O filme narra o duelo entre quatro mulheres pela atenção do marido na china dos anos 20. A atriz Gong Li, interpreta uma jovem ex-universitária de apenas 19 anos chamada Songlian, ela é obrigada a se casar com Chen Zuoqian (Jingwu Ma), pois o pai, que era dono de uma loja de cha, falecera, e a família então não pode mais bancar seus estudos.

No palácio, ela conhece Yuru (Jin Shuyuan), a primeira esposa de Chen e também a mais velha, a segunda esposa chamada Zhuoyan (Cuifen Cao), uma víbora capaz de tudo para ter a atenção de Chen, e a terceira esposa, a ex-cantora de ópera Meishan, interpretada por Caifei He. O duelo acontece principalmente entre Meishan, Songlian e Zhuoyan, e ainda temos a participação marcante da empregada de Songlian, a personagem Ya'ner, interpretada por Lin Kong, Ya'ner planeja tornar-se a quinta esposa de Chen. O filme é um intenso duelo psicológico, com grandes atrizes, uma bela fotografia e a direção do mestre Zhang Yimou. Lanternas Vermelhas foi indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro em 1992, mas o prêmio acabou indo para o filme italiano de Gabriele Salvatore, Mediterrâneo.

Curiosidade: Gong Li era companheira de Zhang Yimou na época de lanternas Vermelhas.
Premiações: Ganhou o prêmio máximo de Veneza, o Leão de Prata, o David de Donatello, o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Zhuoyan é apresentada à quarta mulher, Songlian, de apenas 19 anos. Ela conta que esteve durante 6 meses na universidade, mas por causa da morte do pai a família não pode mais sustentá-la na universidade. O pai tinha 53 anos.

2 - Songlian conversando com Zhuoyan diz que veio da cidade de Fengcheng. Famosa região chinesa por ter um chá de qualidade. Songlian diz que o pai dela tinha uma loja de chá, mas que foi fechada após seu falecimento. E sua madrasta permitiu que ela se casasse . Songlian conhece o filho da terceira senhora, o menino Feilan. A mãe de Feilan diz estar indisposta e conhecerá Songlian em uma outra hora. O menino tem a mesma idade da filha de Zhuoyan.

3 - Ya'ner é a empregada de Songlian.

4 - Prefiro espinafre e Tofu, diz Songlian durante o janar. Ela diz não gostar de carne e rejeita os vegetais que já haviam sido preparados, como ninho de passarinho e coração de cactus.

5 - Meishan, a terceira senhora, mostra enorme ciúmes de Songlian e toda noite vai perturbar a sua lua de mel com o marido.

7 - Songlian vê Feipu, o filho de seu marido,tocando flauta. Ela começa a admirá-lo.

8 - Bom ou ruim, é tudo atuação. Se você atuar bem, você engana os outros. Se atuar mal, só vai enganar a si mesma. Se não puder convencer nem a si mesma, só convencerá os fantasmas. (terceira mulher)
- Pessoas respiram, fantasmas não. Essa é a única diferença. (quarta mulher)

9 - Songlian enlouquece, ela ficou perturbada após descobrir que Meishan fora assassinada. Tudo acontece por culpa dela, quando embebedou-se no dia de seu 20º aniversário e acabou dizendo que Meishan estava se econtrando com o Dr. Gao (Zhihgang Cui). Quando Zhuoyan ouviu, foi direto flagrara concorrente na cama com o amante. No final, ainda vemos aparecer a quinta esposa de Chen.

Sinopse: Em 1920, após a morte dos pais, Songlian (Li Gong) é obrigada a se casar com Chen Zuoqian, senhor de uma família importante da China. Porém, Chen já possui três esposas, cada uma morando em “casas” separadas dentro de seu enorme palácio. A competição entre as esposas é dura, as quatro armam todo tipo de intrigas na disputa para obter os privilégios e confortos oferecidos pelo senhor do palácio.

Ficha Técnica: Direção: Yimou Zhang - Roteiro: Su Tong (romance), Ni Zhen (roteiro) - Gênero: Drama - Origem: China/Hong Kong/Taiwan- Duração: 125 minutos.
__________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário