terça-feira, 7 de outubro de 2008

Longe Dela (Away from her, Canadá,2006, 110 mins)
Minha nota: [9,5] -
Por Wendell Borges - 07/10/2008

Comentário: Um filme sublime, feito com grandes atores e uma montagem belíssima que beira a poesia. A fotografia explora os tons claros, as cores suaves criando uma atmosfera onírica, que remete às situações vividas pela personagem Fiona (Julie Christie), portadora do mal de Alzheimer. Ela vive ao lado do marido Grant (Gordon Pinset) há 44 anos, os dois jamais se separaram, agora, devido à internação de Fiona em uma clínica, Grant é obrigado a afastar-se dela por um mês, além de ter que conviver com a dura realidade de vê-la esquecer-se de toda a história de amor e compreensão mútuas que conquistaram ao longo de tantos anos.

O filme trabalha com flashbacks, alternâncias temporais diversas, presente, passado, futuro. Tudo montado com extrema maestria, e os planos, alguns longos, outros mais curtos, perpassam suavemente na tela e o interesse do espectador é mantido desde o início, de forma muito bem dosada, sem melodramas.

A atriz e agora diretora Sarah Polley (A Vida Secreta das Palavras) demonstra enorme talento na condução deste drama encatador. Julie Christie concorreu ao oscar de melhor atriz e só perdeu porque estava concorrendo com Marion Cottilard no papel da cantora Edith Piaf. Outro destaque vai para a trilha sonora com músicas de Neil Young e Johann Sebastian Bach. O belo arranjo dado para o Prelúdio e Fuga (BWV 995) foi executado por Johatahn Goldsmith e Hugh Morsh. Um grande filme que merece ser visto!

Obs: A atriz Julie Christie nasceu em Chabua, Assam, Índia no dia 14 de Abril de 1941. Ela já recebeu um oscar de melhor atriz em 1966 por sua atuação no filme Darling: A que amou demais (1965).


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Esse conjunto de salas exibem a mesma porcaria americana (Fiona falando sobre o cinema americano).

2 - Não ficamos um mês separados em 44 anos. Não é pouca coisa - (Fiona)



Sarah Polley
Idade: 29 anos
Nascimento: 08/01/1979
País de nascimento: Canadá
Local de nascimento: Toronto, Ontario




Atuação
Estrela Solitária (2005)
Vida Secreta das Palavras, A (2005) ... Hanna -
Madrugada dos Mortos (2004) ... Ana -
Minha Vida Sem Mim (2003) ... Ann
Riqueza Perdida (2000) ... Hope Burn
Vamos Nessa (1999) ... Ronna Martin
Doce Amanhã, O (1997) ... Nicole
Aventuras do Barão Munchausen, As (1988)

Direção e Roteiro: Longe Dela (2006)


Sinopse: Grant e Fiona formam um casal feliz, que tem sua vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com o mal de Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna numa clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. Fiona está agora afeiçoada por Aubrey, outro paciente da clínica, o que faz com que Grant tenha que se contentar com sua nova condição de amigo ao mesmo tempo em que tenta ajudá-la a se lembrar do passado.

Elenco: Julie Christie (Fiona Anderson), Gordon Plinsent (Grant Anderson), Michael Murphy (Aubrey), Olympia Dukakis (Marian), Alberta Watson (Dra. Fischer), Kristen Thonson (Kristy) e Deanna Desmary (Veronica).

Premiações
- Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Julie Christie) e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Julie Christie).
- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz (Julie Christie).

Curiosidades
- Estréia de Sarah Polley como diretora.
- Era intenção de Sarah Polley que sua estréia na direção fosse com um roteiro que tinha como protagonista uma garota de 12 anos que atuava numa série de TV. Como ela não conseguiu financiamento para o projeto, decidiu levar adiante a idéia de adaptar um de seus contos favoritos, "The Bear Came Over the Mountain", de Alice Munro.
- Sarah Polley escreveu a personagem Fiona para que fosse interpretada por Julie Christie.
- As filmagens ocorreram entre 27 de fevereiro e 6 de abril de 2006.
- O orçamento de Longe Dela foi de US$ 3,4 milhões.
- Sua distribuição foi adquirida pela Lions Gate Films por US$ 750 mil.

Ficha Técnica: Título original : Away from Her (Canadá, 2006) - Diretor: Sarah Polley - Idioma: Inglês e português - Legendas: Português, espanhol e inglês - Gênero: Drama - Roteiro – Sarah Polley e Alice Munro - Produção – Daniel Iron, Simone Urdl, Jennifer Weiss - Fotografia – Luc Montpellier- Música Original – Jonathan Goldsmith - Edição – David Wharnsby - Duração: 109 min. Cor - Distribuidora: Fox.
____________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Leandro8:31 AM

    Tá aí, um filme que eu ainda não vi que está na minha lista de pendências... valeu pela critica... muito show ela... me deu ainda mais curiosidade... =)

    ResponderExcluir
  2. É um filme encantador. Atuação de Julie Christie é perfeita e a forma como a história é narrada, as cenas e a sintonia entre o casal protagonista é envolvente. Longe dela é um excelente filme para refletir e se apaixonar. Nota: 9,0

    ResponderExcluir