terça-feira, 21 de outubro de 2008

Monstros (Freaks, EUA,1932, 64 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 21/10/2008

"A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos e a sua verdade admitida deve firmar para sempre a autenticidade e dignidade das narrações fantásticas de horror como forma literária" Howard Phillips Lovecraft, "O Horror Sobrenatural na Literatura".

"Uma de nós,Uma de nós!"

Comentário: Assistir a esta obra-prima de Tod Browning (1880-1962) é uma experiência tão fascinante que todos os amantes da sétima arte, e não só eles, mas todo ser que se diz humano deveria parar para vê-lo. As sensações que o filme passa são de uma angústia reflexiva terrível, angústia esta da nossa condição de seres humanos, e não de monstros preconceituosos, mas de seres que ainda buscam uma definição para seu próprio ser, o ser "normal" e o ser "humano".

A trama do filme gira em torno dos personagens de um circo de atrações bizarras, onde vivem a linda trapezista Cleopatra (Olga Blacanova - 1896-1974) que é cortejada pelo anão Hans. Este, a princípio de forma ingênua, acredita que Cleopatra corresponde ao seu amor, mas o interesse de Cleopatra reside apenas na fortuna que Hans herdara. Mesmo avisado por sua ex-namorada , a também anã chamada Daisy, não consegue convencê-lo a desistir do romance. Cleopatra então planeja juntamente com o amante Hercules, casar com Hans, para depois envenená-lo, mas logo a armação é descoberta e os diferentes se unem para vingarem-se de Cleopatra em nome de Hans.

Tod Browning realizou em 1932 uma obra-prima do cinema de Horror, usando pessoas com deficiências físicas reais, e fazendo com que estas pessoas, apesar de por várias vezes serem retratadas como aberrações e monstros, nos colocarem o pensamento de que os monstros do filme, podem ser os outros seres normais e fisicamente perfeitos que ali estão. Há os normais do bem, os normais do mal, os monstros do bem e os monstros que se revoltam, vingando-se pelo modo como um dos seres normais do mal os retratam, tornando-se assim os seres monstruosos fisicamente e moralmente.

A deformação física aqui perpassa a deformação moral, perpassa a humanização e confronta a desumanização dentro de nós. É uma sensação estranha, desagradável por vezes, sabemos que aqueles seres ali são reais, existiram, tinham sentimentos e como artistas ali retratados venceram diversas barreiras que as deformidas lhes impuseram. A medicina praticamente aos poucos vai extinguindo estas deficiências do mundo, evitando assim que as pessoas nasçam com deformidades físicas. O mais difícil, no entanto, é retirar das pessoas, a maior das deficiências, o desrespeito e o preconceito para com aqueles que são e querem ser diferentes dos chamados normais. Isto, infelizmente, talvez ainda leve alguns séculos para acontecer. Freaks é um filme inesquecível e obrigatório!

Obs: O filme esteve proibido durante 30 anos, gerou repúdia após sua exibição e voltou a ser exibido no mundo inteiro durante a década de 60.

Obs 2: "Aqui está a verdade final sobre os filmes de horror. Eles não amam a morte, como alguns tem proposto, eles amam a vida. Eles não celebram a deformidade, mas, habitando a deformidade, cantam a saúde e a energia. Eles são os purificadores da mente, tirando não rancor, mas ansiedade" Stephen King, "Dança Macabra".

Obs 3:
Quem adquirir o DVD não deve deixar de ler nos extras a crítica do historiador Luiz Nazario.

O Elenco - Links para Wikipedia em Inglês com informações e curiosidades sobre o elenco.

Os irmãos anões Henry e Daisy Earlies da família Doll
O palhaço Phroso interpretado por Wallace Ford.
A atriz Leila Hyams (A bela Vênus, companheira de Phroso, ex-namorada de Hércules)
Henry Vitcor (O Hércules)
Olga Baclanova (A cleópatra)
Jonhy Eck (o homem sem pernas)
Frances O'Connor (A mulher sem braços - artista performática com incrível habilidade usando os pés)
Daisy e Violet Hilton - As irmãs siamesas
Prince Randian (O dorso humano)
Peter Robinson (O esqueleto vivo - nos extras do DVD há uma foto de Peter, foto esta que foi proibida de aparecer no filme)




O diretor Tod Browning (1880-1962) que além de Freaks, dirigiu o clássio filme do Drácula com Bela Lugosi em 1931.






Sinopse (Descrição das Lojas Submarino)
: O filme começa com um apresentador de circo prevenindo o público: "Vocês verão monstros de verdade, que vivem e respiram como a gente...". Cleópatra, uma bela trapezista, é amada pelo anão Hans. Ao saber da fortuna que Hans herdou, ela e o amante, Hércules, arquitetam um plano para se apossarem da herança. Fingindo corresponder ao seu amor, casa-se com Hans e tenta envenená-lo. Mas seu plano criminoso é descoberto pelos "monstros", cuja vingança será implacável. "Monstros" é um dos filmes mais malditos e polêmicos de toda a história do cinema. Abrange todo o espectro do horror, de um filme de arte a um documentário. Incompreendido no seu lançamento, mutilado, censurado, proibido em alguns países, comprometeu gravemente a carreira do diretor, o também insólito Tod Browning (diretor de Drácula). A realização deste filme só foi possível graças ao apoio dado pelo produtor Irving Thalberg. Foi desta forma, que a MGM aceitou lançar nas telas, os verdadeiros fenômenos circenses, aberrações estas, que não eram apenas ornamentos, mas sim, o tema principal da obra. Um mergulho "no âmago do eu doentio", que nos ensina que a mais terrível desumanidade que poderíamos conhecer está dentro de cada um. "Monstros" acabou se tornando mítico e cultuado. Agora pela primeira vez no Brasil e em edição especial, o filme mais assustador e comovente do cinema de horror de todos os tempos. Sem sombra de dúvidas!...

Ficha Técnica: Freaks, EUA,1932, 64 mins - Direção: Todd Browning - Roteiro: Clarence Aaron "Tod" Robbins.
___________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Nossa! Onde você achou esse filme?
    Sou doida para assistir!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Leandro8:50 AM

    Também gostaria de saber onde encontrou? Procurei nas locadoras por aqui mas o único VHS que eu achei estava todo picotado não consegui ver nada do filme... =/

    ResponderExcluir
  3. O filme está a venda nas lojas americanas e nas lojas submarino. Acho que na Livraria cultura também. É fácil de achar, tanto nestas lojas quanto na internet.

    ResponderExcluir
  4. Leandro10:06 AM

    Hm, de fato achei na lojas americanas mas encontrei um outro site bem interessante chamado making off... q tem bastante filmes antigos...

    ResponderExcluir