domingo, 19 de outubro de 2008

O Amor não tem regras (Leatherheads,EUA,2008,114 mins)
Minha nota: 1/2

Por Wendell Borges - 19/10/2008

Comentário: George Clooney está de volta na direção, agora com um filme lançado diretamente para o mercado de DVD aqui no Brasil. O fato explica-se pelo enredo do filme, que se passa nos anos 20 e fala sobre o começo da profissionalização do futebol norte-americano envolvendo um trio romântico. Dois jogadores de futebol norte-americano, George Clooney interpretando Jimmy Dodge Connelly e John Krasinski na pele de outro jogador, o jovem universitário e herói de guerra Carter Rutherford. A repórter que completa o trio romântico é interpretada por Renée Zellweger, no papel de Lexie Littleton.

O filme tem uma belíssima ambientação de época, um estilo de humor que remete às comédias românticas dos anos 30 e 40, sequências engraçadas como a cena do suicídio envolvendo Lexie e Jimmy, entre outros momentos divertidos. Apesar de não fugir dos clichês em alguns momentos, como o jogo final entre os Bulluth Bulldogs contra o time de Chicago.

Temáticas que envolvem o beisebol e o futebol norte-americano costumam não ter muito cartaz aqui no Brasil devido a quase nulidade da prática destes esportes. Numa rápida pesquisa na internet descobri que no Brasil o futebol americano é praticado, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com times como Palmeiras Locomotives, São Paulo Spartans ,Corinthians Steamrolles, Botafogo Reptiles e Flu Gorilas. Mas, como a mídia esportiva brasileira não dá atenção, o esporte fica praticamente desconhecido no Brasil.

Enfim, o amor não tem regras é um filme gostoso de se assistir, é divertido, e retirando alguns clichês serve como curiosidade para se refletir o difícil começo de uma modalidade esportiva,saindo da posição de amadores para profissionais com direitos trabalhistas.

Obs: para maiores informações sobre a prática do esporte no Brasil recomendo o site da AFAB.

Sinopse: Comédia romântica protagonizada e dirigida por George Clooney, motivo que não foi o suficiente para que entrasse em cartaz nas salas de cinema, sendo lançado no Brasil diretamente em DVD. A história se passa nos anos 20, quando Jimmy Dodge Connelly (Clooney) é dono de um time de futebol americano. Ele tenta fazer com que um astro universitário (John Krasinski, da série The Office) desista do time para que tente sua sorte em uma nova liga profissional. Porém, Jimmy acaba se apaixonando pela noiva do rapaz (Renée Zellweger).

Ficha Técnica: Leatherheads,EUA,2008,114 mins - Direção: George Clooney - Roteiro: Duncan Brantley, Rick Reilly - Gênero: Comédia/Drama/Esporte/Romance - Origem: Estados Unidos - Duração: 114 minutos - Tipo: Longa.
______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário