segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder Fur Sich Und Gott Gegen Alle, Alemanha,1974,110 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Broges - 27/10/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): O diretor alemão Werner Herzog (1942) escreveu este filme juntamente com Jakob Wassermann, baseando-se na história verdadeira de Kaspar Hauser (1812-1833), uma criança abandonada, envolta em mistérios quanto a sua verdadeira origem, e assim como sua aparição misteriosa, fora encontrado na praça pública de Nuremberg em 26 de maio de 1828 trazendo consigo uma carta endereçada ao capitão da cidade e um pequeno livro de orações, teve também uma morte misteriosa, fora assassinado com um golpe de faca no peito em 1833 nos jardins do palácio de Ansbach. Apesar da recompensa oferecida pelo rei Luis I da Baviera, o assassino nunca fora encontrado. A trama do filme encerra após Kaspar Hauser narrar uma de suas visões, quando havia recebido o golpe fatal que lhe causara a morte.

O ator Bruno S. (1932), encontrado por Werner Herzog em um documentário, não era ator profissional, Bruno havia passado boa parte de sua vida em instituições para doentes mentais, fato este que ajudou a dar mais realismo à personagem. Primoroso trabalho deste diretor alemão, famoso por outros filmes como Fitzcarraldo (198) e Cobra Verde (1987), ambos filmados em locações brasileiras e outros países da América latina. Narrado como uma tragicomédia, o filme nos faz refletir sobre os condicionamentos científicos e religiosos que a sociedade nos coloca e em como somos estimulados a não pensar em nossas instituições escolares.

Obs: Para saber mais sobre a história de Kaspar Hauser (em Inglês)

Sinopse: Em 1828, em Nuremberg, o misterioso jovem Kaspar Hauser é deixado em uma praça após passar toda a vida trancado em uma torre. Aos poucos, ele tenta se integrar à sociedade e entender sua complexidade.

Ficha Técnica e Elenco: Título original: Jeder Für Sich und Gott Gegen Alle (Alemanha, 1974) - Diretor: Werner Herzog - Elenco: Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira, Michael Kroecher, Hans Musaeus, Willy Semmelrogge, Florian Fricke - Extras: Biografia de Herzog e trailer - Idioma: Alemão - Legendas: Português - Gênero: Drama - Duração: 109 min. Cor - Distribuidora: Versátil.
____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário