sábado, 18 de outubro de 2008

O Último Metrô (Le Dernier métro,França,1980,131 mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 18/10/2008

Comentário: Dirigido por François Truffaut em 1980, 4 anos antes de sua morte aos 52 anos de um tumor no cérebro, Truffaut reuniu um bom elenco de atores, entre eles Gerard Depardieu (1948) e Catherine Deneuve (1943), para da mesma forma que havia feito em A Noite Americana (1973), sua declaração máxima de amor ao cinema, fazer assim uma declaração de amor ao teatro.

O Último Metrô tem sua ação ambientada na Paris de 1942, ocupada pelos nazistas, uma atriz chamada Marion Steiner (Deneuve) toma a direção do Teatro de Montmartre quando seu marido, um judeu alemão chamado Lucas Steiner, interpretado pelo alemão Heinz Bennent (1921), deve se esconder para não ir parar nos campos de extermínio.

Este é o filme mais premiado de Truffaut. Indicado ao Oscar e Globo de Ouro de Filme de Língua Estrangeira, ganhou os Césars de Melhor Filme, Diretor, Ator(Depardieuu), Atriz (Deneuve), Fotografia (Nestor Almendros), Montagem, Música, Desenho de Produção, Som e Roteiro.

O filme dividiu a opinião da crítica, houve quem achasse o filme de Truffaut muito parecido com os chamados “filmes de qualidade” que ele tanto criticava em seus tempos de crítico da revista Cahiers du Cinéma.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Após 813 dias e noites no porão de seu teatro Lucas está ansioso para ver a luz do dia. (o marido de Marion, interpretado pelo ator Heinz Bennet, finalmente sai do teatro após a derrota dos alemães)

2 - Uma pegadinha no final do filme, Marion entra em um hospital e conversa com Bernard Granger que diz não a amar mais, só que tudo não passava de uma peça de teatro, então quando a câmera movimenta-se vemos o diretor Lucas Steiner vindo para o palco e Mario fica entre ele e Bernard para agradecer ao público. Fim do Filme.

Sinopse: Paris, 1942. Durante a guerra, o Theatre Montmartre é a principal casa de espetáculos dos franceses, naqueles difíceis tempos de guerra. O teatro é dirigido por Lucas Steiner (Heinz Bennent), um bem sucedido empresário judeu, que supostamente encontra-se fora do País. Na ausência de Lucas, sua esposa Marion (Catherine Deneuve), dirige o teatro. Ela contrata para a nova peça o ator Bernard Granger (Gerard Depardieu). Para dirigi-lo em cena, Marion se socorre das orientações de seu marido, que, na verdade, está escondido no porão do teatro.

Ficha Técnica: Le Dernier métro,França,1980,131 mins - Direção: François Truffaut - » Roteiro: François Truffaut, Suzanne Schiffman - Gênero: Drama/Romance - Origem: França - » Duração: 131 minutos - Tipo: Longa.
__________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. O cinema de Truffaut é um que me intrigo demais em conhecer. Espero poder ver em breve um de seus filmes.

    Ciao!

    ResponderExcluir