quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Triunfo (The Ron Clark Story, 2006,90 mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 29/10/2008

Comentário: Este filme feito para a TV americana foi lançado aqui no Brasil pela Califórnia Filmes, tem boa atuação do ator Matthew Perry (o Chandler Bing da série Friends), no papel do professor Ron Clark, e um bom elenco de atores juvenis. Destaque para Hannah Hodson no papel da rebelde Shameika e do ator Brandon Smith interpretando Tayshawn, é justamente com estes dois que temos as cenas mais emocionantes do filme.

A trama segue a cartilha padrão de filmes que abordam professores travando verdadeiras batalhas contra os estudantes, a princípio totalmente desinteressados, desestimulados e rebeldes, mas com o passar do tempo todos vão cedendo à vontade do superprofessor. Estes filmes que abordam as lutas destes verdadeiros heróis são na maioria das vezes bons estimulantes para quem é professor, porém, ao mesmo tempo eles passam uma angústia, pois é como se toda a culpa pelo insucesso de muitos de nossos alunos fosse nossa. E fica sempre aquela agulha alfinetando nossos pensamentos, será que a culpa pelo mal desempenho de muitos dos alunos brasileiros é por causa dos professores? Mesmo sabendo que a desestrutura familiar pode atrapalhar a vida escolar dos estudantes tudo parece apontar os professores como os principais responsáveis pela educação e preparação dos estudantes para a vida profissional e pessoal. Pelo menos esta parece ser a filosofia deste filme.

Obs: A diretora Randa Haines nasceu em Los Angeles em 1945. Ela foi membro do Júri no Festival internacional de Berlim em 1989.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Os dois momentos mais emocionantes do filme: o primeiro é quando Shameika abraça Ron Clark suplicando para que este não seja demitido, isto ocorre após a mãe de Shameika expulsar Ron de sua casa por este ter feito o jantar para que Shameika pudesse estudar. O outro é quando Tayshawn é espancado pelo padrasto e Ron vai até ele e o elogia por seu trabalho artístico de grafiteiro e promete ajudá-lo para que tenha uma vida digna longe do padrasto.

2 - Um breve resumo da trama : O professor Ron Clark (Perry) sai da pacata Carolina do norte, onde já era um reconhecido professor de escola fundamental para a turbulenta e violenta Nova York city. Lá ele ingressa em um colégio no Harlem pegando a vaga de um professor que acabara de pedir demissão. Com a missão de dobrar a pior turma de alunos da escola ele começa a buscar todas as maneiras para estimular e educar seus rebeldes pupilos. Após muitas batalhas e sacrifícios, ele só não desistiu por causa de Marissa Vega (Melissa de Souza), uma mulher que conhece no Harlem e por quem se apaixona, consegue fazer da sua turma a melhor do Bairro. Todos os alunos conseguem aprovação para boas escolas no ensino médio.

Um pouco sobre a vida de Ron Clark

Ron Clark é professor desde 1995. Nascido na Carolina do Norte, já lecionou nas mais desafiadoras escolas dos Estados Unidos, inclusive no Harlem. Desde que recebeu o prêmio Professor de Destaque do Ano concedido pela Disney em 2001, tem dado palestras para professores, associações de pais e mestres e conselhos de escolas em todo o país. Também é o autor de The Excellent 11. Ron Clark mora em Atlanta. Para saber mais sobre ele e seu trabalho, visite o site http://www.ronclarkacademy.com/


Sinopse: Ron Clark (Matthew Perry) é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformá o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade?


Ficha Técnica: The Ron Clark Story, EUA,2006 - Ano de Lançamento: 2007 - Direção: Randa Haines - Roteiro: Annie deYoung, Max Enscoe - País/Ano de Produção: EUA/ 2006 - Duração: 90 Minutos - Faixa Etária: 14 Anos - Idiomas: Inglês e Português - Áudio: Dolby Digital 2.0 - Legendas: Inglês e Português - Formato da Tela: Fullscreen
____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário