sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Os Guarda-Chuvas do amor (Les Parapluies de Cherbourg,França,1964,91 mins)
Minha nota:[10,0] - [revisão]
Por Wendell Borges - 31/10/2008

Comentário: Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1964, este é o primeiro filme onde todos os diálogos são cantados, não há uma única fala sequer que não seja cantada, como se os personagens estivessem numa ópera. Chega a ficar engraçado em alguns momentos.

As sensações de encanto que o filme nos passa são realmente muito grandes. Ao final da projeção eu fiquei imaginando se todos falássemos cantando desta forma. Aqui no filme pelo menos , este modo de falar cantado gerou um interessante efeito estético.

Dirigido e escrito por Jacques Demy o filme narra a história de amor entre Geneviéve Emery, a personagem de Catherine Deneuve e seu romance com Guy Foucher, interpretado por Nino Castelnuovo. Guy é um rapaz pobre e seu romance com Geneviéve não é aceito pela mãe dela, Madame Emery, interpretada por Anne Vernon. Genevieve trabalha na loja que dá título ao filme, "Os Guarda-chuvas do amor", uma pequena loja onde ela e a mãe vendem guarda-chuvas. Passando por uma crise financeira Madame Every tenta vender uma de suas jóias mais prestigiadas e eis que ela conhece o diamantista Roland Cassard, interpretado por Marc Michel. Este por sua vez se encanta pela beleza de Genevieve, motivo este pelo qual se ofereceu para vender a jóia de Madame Every. Quando Guy é convocado para Guerra e tem que se afastar por dois anos tudo muda na vida dos dois apaixonados. O final do filme no posto Esso mostra que nem sempre sabemos quem são as pessoas que verdadeiramente amamos. A frieza da despedida mostra que a paixão adolescente foi confundida com uma potência sentimental humana chamada Amor. Este é o filme que levou Deneuve ao estrelato definitivo.

Obs: Catherine Deneuve nasceu em 1943 em Paris, França. Catherine tem 1m 68cm e completou 65 anos de vida em 22 de outubro de 2008.

Obs 2: Jacques Demy (1931-1990) casou com a diretora belga Agnès Varda (1928) em 1967 e ficou com ela até sua morte por hemorragia cerebral em 1990.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Roland Cassard (Marc Michel) ao ver a mãe de Genevieve vendendo sua jóia e tendo seu pedido recusado pelo comprador, ele se apresenta como diamantista e diz que poderá vender a jóia dela em Londres ou Paris. Mas seu interesse era na verdade em outra jóia, chamada Genevieve.
2 - Os Guarda-chuvas do amor é o nome da loja de Madame Emery, a mãe de Genevive interpretada por Anne Vernon.
Parte 2 - A ausencia

3 - Elise, a madrinha de Guy morreu algum tempo depois que ele retornou da guerra.

Dezembro de 1963

4 - Françoise é a filha de Genevieve. François é o menino que Guy teve com Madeleine.
5 - Guy encontra Genevieve quando esta chega ao posto da Esso para abastecer o carro. Genevieve diz que a mãe dela morreu no outono e pergunta se Guy quer ver a filha dela. Ele se recusa, ela parte e Guy em seguida abraça a mulher e vai comemorar o natal em família.

Sinopse: Cherbourg, 1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família: uma loja de guarda-chuvas, que é elegante mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar, mas antes de partir Guy e Geneviève fazem amor e ela engravida. Assim ela tem que escolher entre esperar pelo retorno de Guy ou aceitar uma proposta de casamento de Roland Cassard (Marc Michel), comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê como se fosse seu.


Premiações
- Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Música e Melhor Canção Original ("I Will Wait For You").
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou a Palma de Ouro e o Prêmio OCIC, no Festival de Cannes.

Curiosidades
- Este é o 1º de 4 filmes em que o diretor Jacques Demy e a atriz Catherine Deneuve trabalharam juntos. Os demais foram Duas Garotas Românticas (1967), Pele de Asno (1970) e Um Homem em Estado Interessante (1973).

- Todos os diálogos do filme são cantados.

- Das 5 indicações ao Oscar recebidas por Os Guarda-Chuvas do Amor a de melhor filme estrangeiro ocorreu na edição de 1965 do prêmio, enquanto que as demais na edição de 1966. Esta diferenciação ocorreu porque o filme foi o representante da França ao Oscar de filme estrangeiro de 1965 mas apenas estreou comercialmente nos Estados Unidos no ano seguinte, credenciando-o nas demais categorias da premiação.

Ficha Técnica: Direção: Jacques Demy - Roteiro: Jacques Demy - Produção: Mag Bodard - Música Original: Michel Legrand - Fotografia: Jean Rabier - Edição: Anne-Marie Cotret, Monique Teisseire - Design de Produção: Bernard Evein - Figurino: Jacqueline Moreau, Real - País: França, Alemanha Ocidental - Gênero: Romance, Musical.
_____________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Procura por cinema variado? Aqui é o lugar... hehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir