sábado, 11 de outubro de 2008

A Pele: Um retrato imaginário de Diane Arbus (Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus,EUA,2007,122 mins)
Minha nota: [7,5] -
Por Wendell Borges - 11/10/2008

Comentário: Nicole Kidman interpreta Diane Arbus (1923-1971), uma fotógrafa famosa cujos trabalhos cheios de sensibilidade buscavam transportar a estranheza de seu mundo para a arte fotográfica.

Alguns fotógrafos entrevistados não gostaram do trabalho, pois alegaram que o filme não faz justiça ao talento, à vida e a personalidade de Diane, porém, como o próprio título diz, trata-se de um retrato imaginário da vida da atriz, a intenção do diretor Steven Shainberg e do roteirista Erin Cressida Wilson foi tentar entender as motivações de Diane e imprimir na tela um pouco deste mundo virtualmente delirante da fotógrafa.

A direção de arte de Nick Ralbvsky (Secretária) e a fotografia de Bill Pope (Matrix) também contribuem bastante para criar a aura erótica e a sensual estranheza que o filme transmite. O ritmo do filme é lento e transmite uma certa frieza, fato este que pode aborrecer o espectador mais impaciente, mas retirando a quase falta de conflitos e o ritmo lento, A Pele tem exuberância e sensibilidade o suficientes para transformar-se num bom e reflexivo entretenimento sobre a estranheza do mundo e da busca pelo autoconhecimento.

Obs: A fotografia do filme foi realizada pelo diretor de fotografia Bill Pope, ele foi responsável pela fotografia de filmes como a trilogia Matrix (1999) e os três filmes do Homem-Aranha.

Anotações feitas enquanto assista o filme (Wendell - Notes)

1 - Este filme fala de Diane Arbus, mas não é uma biografia histórica. Arbus viveu de 1923 a 1971.

2 - "Dee-ann." é a pronúncia correta de Diane Arbus

3 - Lionel Sweeney tem uma doença chamada Hipertricose. Diane o visita e conversa com ele. (Esta é uma sequência interessante, tem um belo virtuosismo e um certo suspense)

4 - Diana conversa com o marido dela, Allan, e diz que vai tirar férias e pretende tirar fotos dos vizinhos.

5 - Althea é uma mulher sem braços, ela toca violoncelo usando os pés.

6 - Que tipo de uísque é esse? (Lionel) É Macallan. Tem 18 anos, eu acho. (responde Allan) - Esta é a cena em que Diane apresenta Lionel ao marido dela.

7 - Mais Libações? (pergunta Lionel a Diane) Libações: copos de vinho ou uísque tomados por prazer ou para brindar.

8 - Lionel se suicida ao jogar-se nas ondas do mar. O filme termina com Diane tentando aproximar-se de uma jovem nua na comunidade de nudistas a qual ela entra no começo do filme.

Curiosidades
- Os direitos de adaptação do livro de Patricia Bosworth para o cinema foram adquiridos em 1984 pela MGM. Na época o estúdio pretendia que Diane Keaton fosse a protagonista.
- Foi apenas em 1997 que os direitos foram adquiridos pelos produtores Edward R. Pressman e Bonnie Timmermann.
- O diretor Steven Shainberg e o roteirista Erin Cressida Wilson decidiram por não fazer uma cinebiografia convencional. Ao invés disto criaram uma Diane Arbus que tinha elementos de sua vida real, mas também fantasia relacionada ao seu trabalho artístico.
- Inicialmente seria Samantha Morton a intérprete de Diane Arbus.
- O orçamento de A Pele foi de US$ 16,8 milhões.

Sinopse: Diane Arbus (Nicole Kidman) é considerada por muitos como sendo um dos melhores fotógrafos do século XX. Ao longo de sua carreira Diane voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos. Um de seus trabalhos foi com Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que era portador de Hipertricose, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pêlos em todo o corpo.

Elenco: Nicole Kidman (Diane Arbus) - Robert Downey Jr. (Lionel Sweeney) - Ty Burrell (Allan Arbus) - Harris Yulin (David Nemerov) - Jane Alexander (Gertrude Nemerov) - Emmy Clarke (Grace Arbus) - Genevieve McCarthy (Sophie Arbus) - Boris McGiver (Jack Henry) - Marceline Hugot (Tippa Henry) - Mary Duffy (Althea) - Emily Bergl (Alicia) - Lynne Marie Stetson (Fiona)
Christina Rouner (Lois) - Gwendolyn Bucci (Dominatrix) - Courtney Taylor Burness (Diane Arbus - jovem).

Ficha Técnica: Título Original: Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 120 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2006 - Site Oficial: www.furmovie.com - Estúdio: River Road Films / Iron Films LLC / Furtherfilm LLC / Edward R. Pressman Film Corporation / Vox3 Films - Distribuição: Picturehouse Entertainment / PlayArte - Direção: Steven Shainberg - Roteiro: Erin Cressida Wilson, baseado no livro "Diane Arbus: A Biography", de Patricia Bosworth - Produção: Laura Bickford, Patricia Bosworth, Andrew Fierberg, William Pohlad e Bonnie Timmermann - Música: Carter Burwell - Fotografia: Bill Pope - Desenho de Produção: Amy Danger - Direção de Arte: Nick Ralbovsky - Figurino: Mark Bridges - Edição: Kristina Boden e Keiko Deguchi - Efeitos Especiais: LOOK! Effects Inc.
________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Apesar da fotografia, achei o filme meio chato.

    Beijocas

    ResponderExcluir