segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Quatro Irmãos (Four Brothers,EUA,2005,109 mins)
Minha nota: [6,9] -
Por Wendell Borges - 13/10/2008

Comentário: o diretor e roteirista John Singleton, nascido na California em 1968 estreou no cinema com o filme Os donos da rua (Boys N the Hood) em 1991 e já em seu início de carreira foi bem aceito pela crítica, tendo sindo indicado ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. John não conseguiu levar nenhum destes oscars, que ficaram respectivamente para os filmes O Silêncio dos Inocentes (de Jonathan Demme ) e Thelma e Louise (de Ridley Scott,com roteiro de Callie Khouri). Após o sucesso de Os donos da rua John não conseguiu emplacar outro sucesso igual, chegando ao fundo do poço com bobagens como + Velozes + Furiosos (2003). Este seu 8º longa-metragem não chega a ser um filme ruim, tem boas atuações de Mark Wahlberg, Tyrese Gibson, André Benjamin e Terrence Howard. O filme oscila entre bons e maus momentos, mas no geral é um razoável Thriller e pode agradar aos fãs do gênero, sendo um produto superior a dezenas de filmes descartáveis que chegam às locadoras. A trama gira em torno de quatro irmãos adotivos que voltam à sua cidade natal para o enterro da mãe adotiva, a personagem Evelyn Mercer ( Fionulla Flanagan), uma adorável e generosa mulher que ajuda pequenos deliquentes a saírem da vida criminosa. Tendo sido brutalmente assassinada por dois homens mascarados, a polícia a princípio suspeita que tudo não passou de um assalto comum de gangues locais, mas ao perceberem que sua mãe foi assassinada os 4 irmãos se unem para investigar a morte de Evelyn.

A trilha sonora é outro destaque à parte, com músicas da banda americana The Temptations, que fizeram bastante sucesso na década de 60 e 70, sendo a canção My girl, lançada em 1964 um de seus maiores sucessos. No filme são tocados trechos das músicas "Cloud Nine", "I Wish it would rain"e "Papa was a roling stone". Temos ainda The Jackson 5 com "Dancing Machine" e várias músicas de Marvin Gaye (1939-1984). A trilha ajuda a compor o clima dos anos 70 apesar da trama se passar nos dias atuais.


Obs: Na cena em que os irmãos assistem no vídeo a execução de Evelyn, originalmente haveria um jato de sangue jorrando do corpo dela, mas a cena foi retirada.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Um afro? Como Ben Wallace, jogador de Basquete? Pistosns. Sim, sim, Ben Wallace. - Descrição do sujeito que disse que os assassinos eram membros de gangues locais. (Não foi coisa de gangue. Foi uma execução (Bobby Mercer - diz o personagem de Mark Wahlberg.

2 - Uma senhora de 62 anos morta a sangue frio! (Bobby invade a quadra de basquete com o ginásio lotado, aponta a arma e pergunta se alguém sabe onde está a testemunha do crime. Um garoto chamado Keenon que estava na arquibancada sai correndo e é pego por Jack, o roqueiro. Keenon revela que o homem que eles estão procurando é seu irmão Damian.

3 - Angel (Tyrese Gibson) é o grandalhão de cor negra, careca. Jeremiah (Jerry) é o de cavanhaque.

4 - Cena desengonçada com Angel salvando Bobby com um extintor. Dois cachorrors estavam atacando Bobby, após ele pedir a Demian para se render e responder às perguntas deles.

5 - Close no osso quebrado do joelho de Damian, na cena em que ele cai do prédio quando Bobby corta a corda em que ele descia.

6 - Os 4 irmãos invadem a casa do advogado Bradford em busca de informação. Mas ele chega de repente após a namorada de Angel gritar do lado de fora fazendo escândalo. Bobby pressiona o advogado que revelou estar saindo socialmente com a mãe deles.

7 - Pergunte ao pintologista no chuveiro cara. (Angel chega a Bobby e diz que está com problemas de ereção, então Bobby diz a ele para falar com Jack)

8 - Após pressionar o vereador Douglas, Bobby e Jack arrancam dele o verdadeiro nome do chefão criminoso responsável pela morte da mãe dos 4 irmãos. Seu nome é Victor Sweet.

9 - Após vencer a luta no mano a mano contra Victor Sweet, Bobby e os dois irmãos restantes são presos e interrogados pelo polícia, depois são soltos. Bobby começa a tocar o projeto da mãe, uma casa assitencial para ajudar outros menores abandonados.

Elenco: Mark Wahlberg (Bobby Mercer) - Tyrese Gibson (Angel Mercer) - André Benjamin (Jeremiah Mercer) - Garrett Hedlund (Jack Mercer) - Terrence Howard (Tenente Green) - Josh Charles (Detetive Fowler) - Sofia Vergara (Sofi) - Fionnula Flanagan (Evelyn Mercer) - Chiwetel Ejiofor (Victor Sweet) - Taraji P. Henson (Camille Mercer) - Barry Shabaka Henley (Douglas) - Jernard Burks (Evan) - Kenneth Welsh (Robert Bradford) - Tony Nappo (Charlie) - Shawn Singleton (Victor Hoodlum) - Reiya West Downs (Daniela Mercer) - Riele West Downs (Amelia Mercer).

Sinopse: Bobby (Mark Wahlberg), Jeremiah (André Benjamin), Angel (Tyrese Gibson) e Jack (Garrett Hedlund) são quatro irmãos adotivos, que foram criados pela mesma mulher. Quando a mãe deles morre, os quatro se reúnem novamente para o seu enterro. Porém quando descobrem que ela pode ter sido assassinada, os irmãos decidem se unir para investigar o caso e se vingar. Eles acabam descobrindo uma conexão com o chefe de uma perigosa gangue local.

Premiações
- Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Revelação (André Benjamin).

Curiosidades
- Este é o 3º filme em que o diretor John Singleton e o ator Tyrese Gibson trabalham juntos. Os demais foram Baby Boy - O Dono da Rua (2001) e + Velozes + Furiosos (2003).
- Refilmagem de Os Filhos de Katie Elder (1965).
- O orçamento de Quatro Irmãos foi de US$ 30 milhões.

Ficha Técnica: Título Original: Four Brothers - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 109 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2005 - Site Oficial: www.fourbrothersmovie.com - Estúdio: Paramount Pictures / Di Bonaventura Pictures / Four Brothers Films Inc. - Distribuição: Paramount Pictures / UIP - Direção: John Singleton - Roteiro: David Elliot e Paul Lovett - Produção: Lorenzo di Bonaventura - Música: David Arnold - Fotografia: Peter Menzies Jr. - Desenho de Produção: Keith Brian Burns - Direção de Arte: Andrew M. Stearn - Figurino: Ruth E. Carter - Edição: Bruce Cannon e Billy Fox - Efeitos Especiais: Creature Effects / Mr. X Inc.
_____________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Não consegui gostar de "Quatro Irmãos". É um filme que até então revelava em seu início algum potencial, mas não demora para que um espetáculo vazio de violência se apresente e mande tudo para os ares. A única coisa boa fica por conta das aparições da formidável Fionnula Flanagan, responsável pelos poucos momentos da fita que entregam algum sentimento.

    ResponderExcluir
  2. Filminho mais ou menos, mas que em um contexto geral, agrada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Como eu não esperava absolutamente nada do filme, foi bem surpreendente... Cenas de ações muito bem feitas, aquele tiroteio na casa é de prender o fôlego...

    ResponderExcluir