terça-feira, 28 de outubro de 2008

Dublê de Anjo (The Fall,India/Inglaterra/EUA,2008, 117 mins)
Minha nota: [7,5] -
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia
Por Wendell Borges - 28/10/2008

Comentário: O diretor indiano Tarsem Singh, apadrinhado por David Fincher e Spike Jonze, chega à tela grande com mais um delírio visual (o primeiro veio em 2000 com o filme A Cela), desta vez usando como pano de fundo a relação de amizade entre o personagem Roy Walker (Lee Pace), um ator dublê de filmes mudos, com uma garotinha chamada Alexandria (Catinca Untaru de apenas 9 anos), que está no mesmo hospital que Walker, com o braço enfaixado devido à queda que sofrera colhendo laranjas numa plantação. A trama se passa inteiramente neste Hospital dirigido por padres localizado em Los Angeles durante os anos 20.

Alexandria faz amizade com Roy e este começa a lhe contar uma estória onde 5 guerreiros: um indiano (Jeetu Verma), um ex-escravo (Marcus Wesley), um especialista em explosões (Robin Smith), um biólogo (Leo Bill) e um bandido mascarado (Lee Pace), buscam vingança contra um governador chamado Odious. A direção de arte, o figurino, a fotografia, todas estas qualidades técnicas que compõem o visual do filme são realmente bastante criativas e conseguem efeitos belíssimos, como o raccord usado na cena em que o rosto de um padre vira um imagem natural, a montagem apesar de não conseguir manter o mesmo nível do visual delirante, o filme peca quanto ao ritmo, a atenção do espectador consegue mesmo assim ser mantida graças também ao carisma da atriz Catinca Untaru. Ganhou o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Catalunya (SITGES).

Vale pelo visual delirante e pelo carisma de Catinca.

Obs: A pequena atriz Catinca Untaru nasceu em Bucareste na Romênia em 21 de março de 1997. Ela competiu com centenas de outras crianças numa audição com o diretor Tarsem Singh. Foi uma bela escolha, além de muito bonita a pequena atriz é realmente encantadora.

Obs 2: O filme foi rodado em 23 países.


Obs 3: A Googly films foi uma das empresas produtoras de A Queda. Há momentos em que Alexandria utiliza o nome da empresa como um bordão mágico para afastar os problemas. "Googly, googly, googly, problemas vão embora!!!"

Outros comentários:
Rotten Tomatoes: 90 críticas (53 positivas - 37 negativas)
IMDB -
8/10 (8.657 votos)

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)


1 - Otta Benga, um ex-escravo, furioso com a morte do irmão jurou que mataria o governador Odious. Havia o Indiano que teve a esposa raptada por Odious que havia se disfarçado de leproso. Luigi, era especialista em explosivos. Foi banido por Odious ao saber do poder de suas bombas. O próximo era o naturalista inglês Charles Darwin acompanhado por seu macaco Wallace. Odious enviou para Charles uma rara borboleta chamada Americana Exotica, só que morta. Isto despertou a fúria do naturalista. Odious baniu todos para o recife Borboleta. Havia também um bucaneiro com uma fenda entre os dentes, ele havia escapado junto com seu irmão Barba Azul das garras do Governador Espanhol Odious.

2 - A trupe escapa da ilha nadando e o pirata montado em um elefante. Cena bonita, mas completamente ilógica.

3 - Todos os bandidos morrem na estória, com exceção do bandido mascarado que mata odious. O ator Roy Walker também não se suicida e termina assistindo um filme em preto e branco junto com Alexandria (Catinca Untaru). Várias cenas de filmes de Buser Keaton e Charles Chaplin são exibidas.

Sinopse: Nos anos de 1920, num hospital do subúrbio de Los Angeles, um homem ferido começa a conversar com uma amiga também paciente. Ela é uma garotinha que está com o braço quebrado. O homem passa a contar a ela uma história fantástica sobre cinco heróis mitológicos. Graças à criatividade dele e à vívida imaginação dela, logo a linha tênue que separa a ficção da realidade começa a ser percebida na medida em que a história avança.

Ficha Técnica: A Queda (The Fall), EUA, 2008,117 mins - Direção e roteiro: Tarsem - Elenco: Catinca Untaru, Lee Pace e Justine Waddell - Gênero: Fantasia/Drama.
____________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Respondendo ao outro tópico (dO FILME O ARCO): Acho que no site making off (www.makingoof.org), vc encontra! (na verdade tenho quase certeza). O cadastro lá é grátis. É só baixar... (mas eu assisti num cine clube mesmo)!

    Obs: Não achei email seu e nem nada. POr isso respondi por aqui!
    E não assisti a Queda ainda...

    ResponderExcluir