domingo, 26 de outubro de 2008

Sr. Vingança (Sympathy for Mr. Vengeance,Coréia do Sul, 2002,121 mins)
Minha nota:[7,5 ] -
Por Wendell Borges - 26/10/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): A trilogia da vingança de Chan-Wook Park teve início com este filme, Senhor Vingança, realizado em 2002, seguidos por Oldboy (2004) e Lady Vingança(2005) . O filme tem direção elegante de Chan-Wook Park, belos enquadramentos que buscam extrair beleza plástica dos cenários, boa fotografia, mas a trama é aborrecida, não empolga, os personagens são frios e o filme cai um pouco de ritmo na metade final.

Vale pela elegância com que a narrativa é conduzida e pela personagem interessante chamada Cha Yeong-mi, interpretada por Du-na Bae. Agora só resta assistir Lady Vingança para completar esta trilogia. O roteiro foi escrito por Jae-sun Lee, Mu-yeong Lee,Yong-jong Lee e Chan-wook Park.

A trama gira em torno de três personagens principais, o surdo-mudo Ryu (Shin Ha-kyun) que vive com sua irmã (Lim Ji-Eun), uma jovem que precisa fazer com urgência um transplante de rim. Ryu é muito apegado à irmã e aceita doar um de seus rins, em troca da promessa de receber um outro que seja compatível com o dela fazendo um negócio clandestino com uma quadrilha de traficantes de órgãos. Mas Ryu é enganado pelos traficantes e acaba ficando sem dinheiro e ainda tem um de seus rins roubado pela quadrilha.

Incentivado por Cha Yeong-mi (Bae Du Na), uma amiga comunista integrante de uma associação de anarquistas, eles traçam um plano: seqüestrar a filha de um poderoso e rico empresário chamado Park Dong-jim (Kang-ho Song) e assim, obter o dinheiro necessário para o tratamento. Alguns contratempos surgem e todo o plano começa a desmoronar quando duas mortes inesperadas ocorrem.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

Há duas persoangens que se vingam no filme, um por ter um dos seus rins roubado por uma quadrilha de traficantes de órgãos, o surdo-mudo Ryu (Ha kyun-Shin) e o pai da garota assassinada, o engenheiro elétrico chamado Park Dong-Jin interpretado por Kang-ho Song.

1 - Sou uma pessoa boa. Trabalho duro. Minha irmã mais velha é a única família que tenho. Para eu entrar na escola de arte deixou a universidade e conseguiu um trabalho numa fábrica. Mas ficou muito doente e teve que largar tudo. Assim eu deixei a escola de arte e consegui um trabalho. Mas recentemente, tomei uma decisão. Não estou seguro de dizer a minha irmã ou não. Estou em dúvida inclusive enquanto escrevo esta carta. Se decido fazer estarei escutando a transmissão com minha irmã. Não posso falar com minha boca. Sou surdo e mudo. Por favor leia esta carta para minha irmã, já que eu não posso.

2 - Está numa artéria Chulseung. Não retire!
- Mamãe (um dos momentos sanguinolentos de Senhor Vingança)

3 - Cha Yeong-Mi divulgava a Associação dos Anarquistas Revolucionários - A namorada de Ryu. Ela era o único membro do RAA?

4 - Você é o pai de Peng Yoonchoi, certo? Ele acabou de falecer às 13:20. Por favor, venha retirar o corpo. O necrotério é no nível B-2.

5 - Merece destaque a atuação da menina Yu-sun, interpreta pela Bo-bae Han, bastante carismática e expressiva. Ela nasceu em 04 de março de 1994, portanto tinha apenas 8 anos na época das filmagens.

Sinopse (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Dirigido pelo sul-coreano Park Chan-Wook, Sr. Vingança inicia uma trilogia formada por Oldboy e finalizada por Lady Vingança. São 3 histórias com personagens distintos, mas que giram em torno do mesmo tema: a vingança. Ryu (Shin Ha-kyun) é um homem surdo-mudo que vive com sua irmã (Lim Ji-Eun), uma jovem que precisa fazer um transplante de rim. Desesperado e disposto a tudo para salvar a vida da irmã, ele aceita doar um de seus rins, em troca da promessa de receber um outro que seja compatível com o dela. Mas Ryu é enganado pelos traficantes e acaba ficando sem nada. É quando surge Cha Yeong-mi (Bae Du Na), uma amiga ativista. Juntos, eles traçam um plano: seqüestrar a filha de um poderoso e rico empresário chamado Park Dong-jim (Kang-ho Song) e assim, obter o dinheiro necessário para o tratamento. Mas quando tudo parece estar ocorrendo como o planejado, a irmão de Ryu morre (suicídio). Acompanhado então pela pequena Yu-sun (Han Bo-bae), ele decide viajar para sua terra natal. Lugar onde deseja sepultar sua irmã. Mas algo inesperado acontece, mudando para sempre a vida de todos.

Ficha Técnica: (Hong Kong, 2002). De Park Chan-wook. Com Song Kang-ho, Shin Ha-kyun. California. Projeção: 2..35:1. 129min.
_________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. É o que me falta para completar a trilogia, pior que eu to com ele lá em casa e não comecei a ver ainda, sei lá o porquê... Bem, como não posso ler sem ver, depois eu leio, rs... Abraços

    ResponderExcluir