quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Viagem à Itália (Viaggio in Italia,Itália,1954,79mins)
Minha nota: [8,0] -
Por Wendell Borges - 30/10/2008

Corpos não existem mais/Somente puras imangens ascéticas

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): O diretor de "Roma,Cidade Aberta", o italiano Roberto Rossellini (1906-1977) dirige duas estrelas do cinema, Ingrid Bergman (1915-1982) e o grandalhão George Sanders (1m 92cm). Sanders nasceu em São Petesburgo em 1906 e suicidou-se em Barcelona,Espanha, no ano de 1972.

A trama do filme gira em torno do casal Katherine e Alexander Joyce, interpretados por Ingrid Bergman e George Sanders. Eles rompem a relação após algumas discussões quando estavam a passeio na cidade de Nápoles,Itália, também com o intuito de vender uma mansão que Katherine havia herdado de seu tio.

Casados há 8 anos, Katherine e Alexander começam a perceber que a incomunicabilidade estava causando sensações de estranheza em ambos. Após uma intensa discussão Alexander decide ir até Capri juntar-se à sua amiga Judy, lá conhece uma mulher chamada Marie (Maria Mauban) com quem tenta flertar, mas logo descobre que ela havia reatado com o marido e este estava prestes a chegar de viagem. Alexander ainda sai com uma prostituta depressiva e retorna para Katherine, os dois permanecem com as discussões. Quando estavam regressando para casa após visitarem um sítio arqueológico deparam-se com a a procissão de São Genaro, padroeiro de Nápoles e acabam descendo do carro. Katherine é arrastada pela multidão e grita por Alexander que vai ao seu encontro e então ocorre o milagre da reconciliação com a bela frase: Eu te amo!

É um filme bem simples em sua montagem narrativa linear, mas com bela fotografia, excelentes atuações de Bergman e Sanders e vários pontos turísticos são mostrados para a personagem Katheryne e vamos acompanhando juntamente com ela a visita ao vulcão Vesúvio, ao sítio arqueológico de Pompéia, ao Museu Arqueológico de Nápoles, à Grotta della Sibilla, ao Templo de Apollo e às catacumbas da Igreja de Fontanella. Simples e reflexivo.


Curiosidade

Obs:
Ingmar Bergman tinha 1m 75cm de estatura e com o salto básico feminino ficava bem na fita ao lado de George Sanders, com seus 1m 92cm.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - "Templo do espírito - corpos não existem mais / Somente puras imaens ascéticas/ Comparado a meros pensamentos Parece carne/ Pesada e Fraca". Ele queria provar que apesar da febre alta ele enfrentou a chuva para me ver. Ou então queria morrer. (Katherine conversando com Alexander sobre o poeta chamado Charles Lewington que ela conhecera)

2 - Este é Caracalla, que construiu as termas públicas em Roma. Ele matou seu irmão nos braços da própria mãe.

3 - A Farnese (a maior peça em mármore do mundo) que foi restaurada por Michelangelo é mostrada. E na cena anterior uma estátua de Hércules com 3 metros de altura.

Descrição de uma das peças da Coleção Farnese: Um grupo representa os filhos de Antíope,Anteus e Zeus que, para vingar sua mãe,amarraram a cruel rainha Dirce aos chifres de um touro furioso.

4 - A vida é tão curta. (Katherine)
Por isso devemos aproveitá-la bem. (Alexander)

Sinopse: Um casal viaja a Itália para vender uma vila que herdaram perto de Nápoles. Quando saem do ambiente londrino e se encontram numa paisagem amena, os dois experimentam sentimentos esquecidos, como os ciúmes e ressentimentos. Uma pérola de Rosssellini, um retrato de uma crise matrimonial que faz uma mescla de ficção com documentário; que nem sempre tem função estritamente "narrativa", porém o filme tem um tom e um realismo que resulta muito atrativo, inclusive como documento de uma época. E também a nível metafórico. Obra-prima na filmografia do mestre. Fantástico e profundo.

Ficha Técnica: Viaggio in Italia,Itália,1954,79mins - Direção: Roberto Rossellini - Roteiro: Roberto Rossellini, Vitaliano Brancati - Produção: Adolfo Fossataro - Música Original: Renzo Rossellini - Fotografia: Enzo Serafin - Edição: Iolanda Benvenuti - Design de Produção: Piero Filippone - Figurino: Fernanda Gattinoni - Efeitos Sonoros: Eraldo Giordani - País: Itália, França
Gênero: Drama
_______________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário