quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Zatôichi (Japão, 2003,116 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 22/10/2008

Comentário: O começo do filme já é uma premissa para o banho de sangue que virá pela frente. Dirigido por Takeshi Kitano (1947) que também interpreta o personagem principal Zatoichi, este é um daqueles filmes de Samurai que empolgam pela boa mistura de humor com as já típicas lutas de espada, onde um único homem é capaz de matar dezenas de outros.

O personagem Zatoichi é um nômade cego do século 19, que vagava pelo Japão medieval ajudando os trabalhadores e outros menos afortunados contra criminosos e senhores feudais. Já foram feitos 26 filmes e uma série para TV sobre este mítico guerreiro cego.

A excelente atuação de Kitano e do restante do elenco, com destaque para Gadarukanaru Taka, interpretando o engraçadíssimo Shinkichi e os atores Daigorô Tachibana (Gueixa O-Sei) e Yuuko Daike (Gueixa O-Kinu), todos eles ajudados por Zatoichi, ajudam a tornar o filme uma agradável variação do gênero.

A coreografia das lutas ficou por conta de Tatsumi Nikamoto, nos extras do DVD há uma entrevista com ele e várias cenas mostrando como foi o treino do elenco. O roteiro foi escrito por Takeshi Kitano baseado no conto de Kan Shimosawa, criador do personagem Zatôichi.

Outro detalhe do filme que merece destaque é a utilização dos efeitos digitais para criarem a ilusão do jorro de sangue, e mesmo soando falsa na maioria das vezes, não há como negar que este exagero dá um toque especial nas cenas de ação.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - No começo do filme alguns homens pedem a um garoto para ele pegar a bengala do cego Zatoichi que estava sentando na estrada.

2 - A gangue ginzo faz a vida um inferno. Ginzo e ogi se uniram. Fazem o querem com a cidade. (Zatoichi dá massagem em
uma mulher enquanto ela se reclama das gangues)

3 - Hattori Genosuke (Tadanobu Asano ) Ronin hábil procura trabalho como guarda-costas.

4 - Temos de destruir os dois clãs, o Izutsu e o Funahachi. (Ginso)

5 - Shinkichi faz amizade com Ichi (Zatoichi) na mesa de jogos de dados e vai com ele divertir-se em uma casa. Acaba conhecendo dois irmãos, Seitaro(Osei) Naruto (um homem vestido de Gueixa) e Okinu Naruto (Yuuko Daike), que buscam vingar-se dos assassinos que mataram sua família.

6 - A cena em que Zato percebe o som diferente dos dados e corta a mão do homem que fazia as jogadas é de uma virtuosidade impressionante.

7 - Hattori é avisado para ir até a casa de jogos deter Zatoichi.

8 - Shinkichi é sobrinho de Oumi, a mulher que havia conversando com Zatoichi e falado sobre o problema das gangues.

9 - Kuchinawa quer dizer "corda podre", que significa serpente.

10 - Mesmo com os olhos totalmente abertos, eu não enxergo nada (Zatoichi tropeça numa pedra no fim do filme) após matar Hattori e todo o bando de Ogi.

Sinopse: Japão, século 19. Zatoichi (Takeshi Kitano) é um andarilho cego que sobrevive como massagista e jogador de cartas, mas por trás de sua aparência humilde esconde-se um espadachim de raro talento. Numa de suas andanças ele chega a uma aldeia dominada pelo sanguinário bandoleiro Ginzo (Ittoku Kishibe), que, com a ajuda do samurai Hattori (Tadanobu Asano), seu capanga, elimina quem se oponha a seus objetivos. O embate entre Zatoichi e a quadrilha de Ginzo torna-se inevitável quando o cego conhece duas gueixas que desejam vingar a morte dos pais.

Elenco: Takeshi Kitano (Zatoichi / Ichi) - Michiyo Ookusu (Tia O-Ume) - Gadarukanaru Taka (Shinkichi) - Daigorô Tachibana (Geisha O-Sei) - Yuuko Daike (Geisha O-Kinu) - Tadanobu Asano (Gennosuke Hattori) - Yui Natsukawa (O-Shino) - Ittoku Kishibe (Ginzo)
Saburo Ishikura (Chefe Ogi) - Kohji Miura (Lorde Sakai)

Premiações
- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Prêmio do Público e o de Melhor Diretor, no Festival de Veneza.
- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de Toronto.
- Ganhou 3 prêmios no Festival de Sitges, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Filme - Voto Popular e Melhor Trilha Sonora.

Curiosidades
- O diretor Takeshi Kitano declarou que queria que Zatoichi fosse o mais realista possível, mas que o sangue exibido fosse também bastante exagerado.
- Esta é a 3ª vez que o conto de Kan Shimozawa é levado ao cinema. As anteriores foram em Zatoichi Kenka-Tabi (1963) e Zatoichi (1989).
- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2004.

Ficha Técnica: Título Original: Zatoichi - Gênero: Ação - Tempo de Duração: 115 minutos - Ano de Lançamento (Japão): 2003 - Site Oficial: www.justice-is-blind.com - Estúdio: Office Kitano / Tokyo FM Broadcastig Co. Ltd. / Bandai Visual Co. Ltd. / Asahi National Broadcasting Company / Dentsu Inc. / Saitô Entertainment - Distribuição: Miramax Films / Buena Vista International / Bac Films - Direção: Takeshi Kitano - Roteiro: Takeshi Kitano, baseado em conto de Kan Shimozawa - Produção: Masayuki Mori - Música: Keiichi Suzuki - Fotografia: Katsumi Yanagishima - Desenho de Produção: Norihiro Isoda - Figurino: Yohji Yamamoto - Edição: Takeshi Kitano e Yoshinori Oota.
___________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Leandro10:08 AM

    Esse eu tenho aqui, só não tive coragem de vê-lo ainda, gostei de seus comentários, despertou curiosidade talvez eu veja ele ainda hoje =) vlw!!

    ResponderExcluir
  2. Esse eu tive o prazer de ver no cinema, não conhecia nada do personagem nem da história e saí surpreendido, muito bom...

    Abraços

    ResponderExcluir