quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Antes que o Diabo saiba que você está morto (Before the Devil Knows You're Dead,EUA,2007,117 mins)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 06/11/2008

"A soma de todas as minhas partes, não fazem aquilo que eu sou!"


Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Com excelente roteiro de Kelly Masterson, escritor mais conhecido no meio teatral americano, estreando aqui pela primeira vez no cinema e com a direção do veterano Sidney Lumet, já com 84 anos, e as atuações de um elenco talentoso, Antes que o diabo saiba que você está morto é um excelente filme, que faturou apenas pouco mais de U$ 7 milhões nas bilheterias americanas, mas recebeu prêmios e teve bons elogios em diversas associações de críticos.

A trama cheia de tensão do início ao fim envolve um roubo a uma joalheira, dois irmãos com problemas financeiros e alguns segredos que vão sendo revelados à partir dos vários flashbacks que vão narrando os detalhes.

Andy (Philip Seymour Hoffman) e seu irmão Hank (Ethan Hawke) combinam o assalto a uma joalheria para saciarem seus vícios e problemas, Andy é viciado em drogas, Hank é tido como um fracassado pela ex-mulher e pela filha que ele tenta manter em um colégio caro., além de estar devendo vários meses de pensão.

O que torna o filme tenso e deixa no espectador aquele reflexão sobre as mazelas da alma humana é a interpretação dos atores. Ethan Hawke consegue passar a insegurança, o medo e a aflição de sua personagem, enquanto Philip Seymour Hoffman, consegue passar a frieza e o sofrimento na pele de Andy Hanson. Destaque também para a bela Marisa Tomei interpretando Gina, a esposa de Andy, e Albert Finney (Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas) que interpreta o pai de Andy e Hank.

Um excelente filme de um dos grandes diretores especializados em tramas que envolvem crime e drama.

Curiosidade: Kelly Masterson era um antigo padre franciscano, que não chegou até a colação da ordem eclesiástica abandonando a batina para dedicar-se à escrita. A explicação para o título está envolta no misticismo do Inferno e do diabo, o autor conhece os meandros do inferno e nos faz indagar: "Estarão as nossas vidas condenadas ao purgatório desde o nosso nascimento?"

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Meu Deus, eu não sei o que aconteceu! Somos casados há muito tempo. Foi a maconha?
- Acho que não. Nós a trouxemos conosco de Nova York. Era a mesma.
- Será que foi aquele filme? Sabe, "Feitiço do Rio?" Eu gosto dele.
- Só pode ter sido isso. Sinta o meu coração.
- Vai resistir até o jantar?

2 - Temo dinheiro para ficar no Brasil para sempre? (porque no Brasil?)
- Vou pensar no caso.

3 - Que você esteja no paraíso por meia hora..."Antes que o Diabo saiba que você está morto"


4 - "A soma de todas as minhas partes, não fazem aquilo que eu sou!" (Andy Hanson) frase pronunciada em determinado momento do filme. Um dos grandes dilemas metafísicos. Quem somos nós afinal? Como se define um ser humano?

5 - Que língua eles falam lá? (pergunta a esposa de Andy se referindo ao Brasil)

6 - Tem 28 anos este maldito marginal de Red Hook (o pai de Andy vê a foto do bandido no jornal)

7 - Nanette Hanson, a mãe de Andy e Hank morre após o marido, Charles Hanson, autorizar que os aparelhos fossem desligados.

8 - Chris Lasorda, a esposa de Bobby Lasorda chama o irmão, Dex (Michael Shannon), para ameaçar Hank. Eles pedem U$ 10 mil dólares a ele, caso contrário irão até a polícia. Hank avisa Andy que combina com ele de irem até a casa dela pagar o dinheiro, mas antes eles assaltam o traficante que Andy visitava e roubam dinheiro dele. Quando chegam na casa de Chris, Andy é baleado por Chris (Aleksa Palladino) após atirar no irmão dela e Hank foge com o dinheiro. Momentos depois Charles , o pai, mata Andy sufocando-o com a almofada.

Sinopse: (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Nova York. Andrew "Andy" Hanson (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, que demonstrará graves problemas na sua área, convence o irmão Hank (Ethan Hawke), que também tem problemas financeiros (deve três meses da pensão da sua filha, cuja guarda está com a ex-mulher), a assaltar a joalheria dos pais deles, Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris). O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. Na hora da ação, os dois esperavam encontrar apenas uma idosa funcionária, mas sua mãe aparece de surpresa na hora do roubo. O cúmplice de Hank acaba ferindo-a tão gravemente que ela, apesar de não falecer, é considerada clinicamente morta. Charles jura se vingar a qualquer custo dos culpados, sem saber que está à caça de seus próprios filhos. Agora os dois irmãos precisarão lidar com as repercussões do seu trágico plano.

Ficha Técnica: Before the Devil Knows You're Dead,EUA,2007,117 mins - Diretor: Sidney Lumet - Produção: Michael Cerenzie, William S. Gilmore, Brian Linse e Paul Parmar - Roteiro: Kelly Masterson - Fotografia: Ron Fortunato - Trilha Sonora : Carter Burwell - Duração: 117 minutos - Ano: 2007 - País: EUA/ Inglaterra - Gênero: Suspense Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei Arija Bareikis, Paul Butler, Leonardo Cimino, Alex Emanuel, Jack Fitz Rosemary Harris, Blaine Horton, Sarah Livingston, Brian F. O'Byrne, Aleksa Palladino, Amy Ryan, Michael Shannon, Lee Wilkoff, Megan Byrne.
___________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Um baita suspense do velho Lumet em plena forma.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tadeu N/A10:11 AM

    A velha história de que quem é rei nunca perde a majestade, me espanta o vigor de Lumet, e o modo como ele demosntra está ligado com tudo a sua volta, com certeza um dos melhores do ano.

    ResponderExcluir