sábado, 8 de novembro de 2008

As Branquelas (White Chicks, EUA,2004,109 mins)
Minha nota: [5,0] -
Por Wendell Borges - 08/11/2008

Comentário: Dirigido por Keenen Ivory Wayans, tendo seus irmãos Shawn e Marlon Wayans no elenco, esta comédia fez um grande sucesso no Brasil, tanto nos cinemas quando nas locadoras. É um filme razoável, tem cenas engraçadas como o momento em que o truculento Terry Crews começa a cantar "A Thousand Miles" de Vanessa Carlton e alguns momentos soltos diante das muitas caretas, arrotos e flatulências que ocorrem aos montes durante muitos momentos do filme. O trabalho de maquiagem é bem feito, apesar de quê é impossível não perceber a diferença entre Maitland Ward (Brittany Wilson) e Anne Dudek (Tiffany Wilson) quando comparadas aos irmãos Wayans, Shawn e Marlon, agentes do FBI que se fazem passar pelas duas garotas.

No universo idiotizante da narrativa ninguém é claro percebe que as duas não são produções grotescas das loiras verdadeiras. O filme conta a história de dois atrapalhados agentes do FBI, Kevin (Shawn Wayans) e Marcus (Marlon Wayans), que tem a missão de proteger as herdeiras dos hotéis Wilson (referência a Paris Hilton), as loiras mimadas Maitland Ward (Brittany Wilson) e Anne Dudek (Tiffany Wilson). Para não dececpcionarem novamente o chefe, já que haviam feito mancada prendendo os bandidos errados no início do filme, ambos se disfarçam de garotas e se fazem passar pelas irmãs Wilson, pois estas sofreram um acidente quando os dois as escoltavam do aeroporto e se recusaram a sair com seus rostos cortados. Este tipo de filme tem um público, atrai principalmente os jovens que gostam de tirar sarro de tudo, da vida e de suas condições estéticas como forma de autoproteção. Quem gosta da série Todo mundo em pânico e dos filmes de Rob Schneider com certeza irá gostar deste aqui.

Curiosidades
1 -
A filha do diretor John Carpenter, a atriz Jennifer Carpenter, que no ano seguinte interpretaria Emily Rose no filme O Exorcismo de Emily Rose de Scott Derrickson, aqui trabalha apenas como uma coadjuvante, no papel da patricinha Lisa.

2 - O grandalhão Terry Crews que interpreta Latrell Spencer tem 1m 89 cm.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - As irmãs wilson, Brittany e Tiffany vão desembarcar no Aeroporto JFK hoje.
2 - Gomez e Harper, os dois agentes que tiram sarro de Kevin e Marcus Copeland
3 - Ted Burton foi sócio de Wilson.
4 - Parecem mais as irmãs Wilt chamberlain.
5 - Está comendo a Karen Googlestein?
6 - Heather e Megan Vandergeld, suas inimigas de morte desde que tinham 8 anos.
7 - Os strippers, Raoul e Tito que Tiffany (wyans) confunde com sequestradores.
8 - Por que não consigo ser magra assim? (uma das piadas mais grosseiras do filme) ditas por Megan,uma das gêmeas vendo fotos de crianças desnutridas da África.
9 - Eu não posso acreditar que o Marcus está me traindo.
10 - E eu preciso de você E sinto a sua falta E eu nem me pergunto Se pudesse cair do céu Acha que me perderia no tempo? Pois sei que andaria mil quilômetros se eu apenas pudesse ver você (Latrell Spencer, personagem do truculento Terry Crews cantando A Thousand Miles de Vanessa Carlton, um dos momentos mais cômicos do filme.
11 - Eu fiz uma matéria sobre Warren Vandergeld (John Heard), Ele e os sócios tentaram passar um cara para trás.
- Está falando de Ted burton? (Kevin)
12 - arruinado como Martha Stewart ou como Mc Hammer? Como Mc Hammer, responde Warren Vandergeld quando é perguntado por uma das filhas sobre sua falência.
13 - Denise Porter, a repórter que se apaixona por kevin consegue dar seu furo jornalístico ao ver Warren dizendo que roubou de instituições de caridade.

Obs: A música de Vanessa Carlton que é cantada durante o filme. (link para o portal de Letras de músicas do portal Terra.

Sinopse: Os irmãos Marcus (Marlon Wayans) e Kevin Copeland (Shawn Wayans) são detetives do FBI que estão com problemas no trabalho. A última investigação da dupla foi um grande fracasso e eles estão sob a ameaça de serem demitidos. Quando um plano para sequestrar as mimadas irmãs Brittany (Maitland Ward) e Tiffany Wilson (Anne Dudek) é descoberto, o caso é entregue aos principais rivais dos irmãos Copeland, os agentes Vincent Gomez (Eddie Velez) e Jack Harper (Lochlyn Munro). Para aumentar ainda mais a humilhação da dupla, eles são escalados para escoltar as jovens mimadas do aeroporto até o local de um evento pelo qual elas esperaram por meses. Porém no trajeto um acidente de carro provoca um verdadeiro desastre: enquanto uma das irmãs arranha o nariz, a outra corta o lábio. Desesperadas, elas se recusam a ir ao evento. É quando,para salvar o emprego, Marcus e Kevin decidem por assumir as identidades das irmãs.

Elenco : Shawn Wayans (Kevin Copeland) - Marlon Wayans (Marcus Copeland) - Jaime King (Heather Vandergeld) - Frankie Faison (Chefe Elliott Gordon) - Lochlyn Munro (Agente Jack Harper) - John Heard (Warren Vandergald) - Busy Philipps (Karen) - Terry Crews (Latrell Spencer) - Brittany Daniel (Megan Vandergeld) - Eddie Velez (Agente Vincent Gomez) - Jessica Cauffiel (Tori) - Maitland Ward (Brittany Wilson) - Anne Dudek (Tiffany Wilson) - Rochelle Aytes (Denise) - Jennifer Carpenter (Lisa) - Faune A. Chambers (Gina) - John Henry Reardon (Heath)

Ficha Técnica: Título Original: White Chicks - Gênero: Comédia - Tempo de Duração: 105 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2004 - Site Oficial: www.asbranquelas.com.br - Estúdio: Revolution Studios / Wayans Bros. Entertainment / Gone North Productions Inc. - Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment - Direção: Keenan Ivory Wayans - Roteiro: Keenan Ivory Wayans, Shawn Wayans, Marlon Wayans, Andrew McElfresh, Michael Anthony Snowden e Xavier Cook, baseado em estória de Keenan Ivory Wayans, Marlon Wayans e Shawn Wayans - Produção: Rick Alvarez, Lee R. Mayers, Keenan Ivory Wayans, Marlon Wayans e Shawn Wayans - Música: Teddy Castellucci - Fotografia: Steven Bernstein - Desenho de Produção: Paul Peters - Direção de Arte: Eric Norlin - Edição: Jeff Gourson e Stuart H. Pappé - Efeitos Especiais: Digital Filmworks Inc. / Flash Film Works / Lola Visual Effects.
_________________________________________________________________________________________

Um comentário: