sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Caçada Explosiva (Kill Sweatch,EUA,2008,96 mins)
Minha nota: [3,0] -
Por Wendell Borges - 21/11/2008

Comentário: Steven Seagal já está com 57 anos, não tem mais o mesmo porte atlético, engordou vários quilos e seu rosto está cada vez mais inchado. Lembro-me quando assistia aos seus primeiros filmes, como Nico acima da lei (1988), Marcado para a morte (1990), Difícil de Matar (1990) e A Força em Alerta (1992), filmes que pelo menos com todas as suas falhas e bobagens tinham boas cenas de ação e Seagal não precisava usar dublês nas cenas de pancadaria na qual torcia os braços dos bandidos usando a técnica marcial do Aikido. Hoje em dia ele continua fazendo seus filmes de ação direto para o mercado de DVD, porém, aquilo que o fazia ser um dos astros dos filmes B de ação que era seu estilo de luta não é mais possível.

Neste Caçada explosiva vemos Seagal usar dublês em quase todas as cenas de luta, são tantos os cortes feitos que fica difícil criar a ilusão de que seja o ator a lutar em cena. A trama fraquinha que gira em torno da caça ao serial killer astrológico foi escrita pelo próprio Seagal, que faz a mesma cara inexpressiva durante o filme inteiro, mas convenhamos, interpretar nunca foi mesmo o forte do ator.

Quando resolvi sentar-me em frente à TV para encarar esta produção eu já tinha uma prévia do que veria, já fazia alguns anos que não assistia a um filme dele, o último que vi foi Ameaça Subterrânea (1997) há vários anos atrás e por curiosidade resolvi gastar este tempo para ver o que andava aprontando este astro de Filmes B. Infelizmente, foi só a comprovação de que a carreira de Seagal envelheceu junto com ele.

Curiosidades: Steven Seagal tem 1m 93cm,é Faixa Preta 7º Dan de Aikido, tendo estudado a Arte no Japão, sendo o primeiro ocidental a abrir um Dojo no País. Além de mestre em Aikido é faixa preta em Judô, Karatê e Kendo. O termo aikido é composto por três caracteres kanji: Ai : harmonia - Ki : energia - Dô : caminho - Em tradução livre seria algo como "caminho da harmonização das energias".


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - No início do filme vemos Jacob e Daniel, irmãos gêmeos, eles estão comemorando o décimo aniversário. Uma tragédia acontece, Daniel é assassinado e Jacob fica estarrecido ao ver o irmão morto enquanto sua mãe grita para ele chamar uma ambulência

2 - Em seguida já vemos Jacob King no futuro, como um detetive policial, ele está na cena de um crime com uma mulher que tem uma bomba pregada no peito. Jacob percebe que o bandido está por perto e entra em um hotel. Espanca o bandido chamado Billy Joe e o obriga a dizer qual fio da bomba deve cortar. Joe mente dizendo que é o preto, mas Jacob dizem aos seus parceiros que cortem o amarelo. A bomba é desligada. Em seguida Jacob atira Billy pela janela do terceiro andar e ele se espatifa lá embaixo, mas não morre. A cena é repetida várias vezes como se a repetição causasse algum impacto.

3 - A prostitua Jessica Trimble é assassinada pelo bandido que Jacob está perseguindo, o caso do "Bandoleiro" é como está sendo chamada a investigação. Jessica vê um homem colocando um bebê em um carro, numa noite escura e chuvosa, ao aproximar-se para ajudá-lo este a espanca com o bebê que na verdade era só um brinquedo.

4 - Jacob vai investigar e acaba socando um cafetão chamado Leon junto com alguns comparsas. Cena tosquíssima com vários cortes, dá pra perceber o dublê de Seagal nas cenas filmadas de costas, são tantos cortes rápidos para disfarçar as lutas que ela perde totalmente a credibilidade. Seagal está velho e gordo.

5 - "A alma que você mata é a alma que você guarda" - " No limite do espaço está a verdadeira religião" - Jacob decifra os enigmas deixados pelo assassino, que marca as vítimas com símbolos astrológicos que tem ligação com as fases da lua

6 - Southern Death Threat é o nome da banda de Lázarus, o assassino serial. Ele toca no clube "All about Eve" - quem dá esta informação a Jacob é uma bibliotecária gótica que revela o nome da banda e diz conhecer a letra.

7 - Jacob persegue Lazarus,luta com ele, mas Lazarus acaba escapando e deixa cair a carteira.

8 - Algumas cenas antes vemos a agente do FBI Frankie Miller chegar para observar a investigação. Há uma cena em que ela invade um apartamento e espanca um sujeito chamado Lupe que estava batendo na mulher. Quando percebe que a mulher está defedendo o marido ela se retira da sala com a namorada de Jacob, que também estava no local e havia avisado a ela para não se meter em brigas de casais.

9 - Celine, a namorada policial de Jacob é assassinada por Billy Joe. Jacob antes de matar Billy Joe usa um martelo para quebrar vários ossos de Lazarus. Ele mata Billy Joe cortando seu pulso e pescoço numa cena tosca de luta. Pobre Seagal, está velho e necessitando da ajuda de dublês nas cenas de ação. Jacob deixa uma carta para seu parceiro Storm e diz que usou seus métodos anticonvencionais para que Billy Joe não escapasse. A agente do FBI chega dizendo que Lazarus confessou a armação para tentar incriminar Jacob.

10 - Alexi e Sasha são os dois filhos de Jacob. Ele entra na casa, abraça a mulher, dá presente para os dois filhos e então vai para o quarto fazer sexo com sua bela esposa. Exibição gratuita dos seios da atriz e então Jacob fecha a porta na cara do espectador e a bomba chega ao fim.

Sinopse: O Detetive Jacob Stillwell é um dos mais reconhecidos detetives da divisão de homicídios. Seu jeito nada convencional de prender os bandidos e fazer justiça se torna uma espécie de lenda entre a corporação, pelo menos até seu último trabalho. O policial agora precisa caçar um assassino extremamente perigoso e sem medo da lei que tem transformado a vida de uma cidade. O crime gira em torno deste homem e o desejo do detetive em prender o bandido o levará para um lado sujo, repleto de violência.

Elenco: Steven Seagal (Detetive Jacob King) - Holly Dignard (Agente Frankie Miller) - Chris Thomas King (Detetive Storm Anderson) - Michael Filipowich (Lazereus) - Isaac Hayes (Coronel) - Mark Collie (Billy Joel Hill) - Karyn Michelle Baltzer (Celine) - Philip Granger (Capitão Jensen )

Ficha Técnica: Título: "Kill Switch" - Ano: 2008 - Diretor: Jeff King - Roteiro: Steven Seagal - Duração: 96 minutos.
____________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Nossa, me mate por favor antes que eu veja qualquer coisa dele. Segal significa fuga. E, principalmente depois de uma opinião dessas, continuarei fugindo de seus fiascos.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário está horrivel, é melhor continuar comentando desenhos animados. Saudações cunhado/irmão.

    ResponderExcluir