domingo, 30 de novembro de 2008

A Dama de Shanghai (The Lady from Shanghai,EUA,1947, 87 mins)
Minha nota: [7,9] -
Por Wendell Borges - 30/11/2008

"A natureza humana é eterna, aquele que segue sua natureza mantém-se fiel à sua essência até o fim" Elsa Barrister (Rita Hayworth) citando um provérbio chinês.

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Dirigido, produzido e escrito por Orson Welles (1915-1985), adaptado de um livro de Sherwood King, "If I Die Before I Wake", este famoso filme noir realizado no final da década de 40 tem grande atuação de Rita Hayworth (1918-1987) e Everett Sloane (1909-1965), assim como o próprio Orson Welles que também atua bem, apesar de sua canastrice nítida.

A trama gira em torno da relação entre o marinheiro Michael O'Hara (Welles) e a personagem femme fatale de Rita Hayworth chamada Elsa Bannister, casada com o milionário advogado Arthur Bannister (Sloane). Após salvar Elsa de alguns bandidos que tentavam assaltá-la ele é procurado e contratado pelo marido dela para que siga com eles em uma viagem até Acapulco. É durante a viagem que Michael recebe uma proposta do sócio de Arthur, George Grisby interpretado por Glenn Anders (1889-1981), para que este finja assassiná-lo burlando uma lei estapafúrdia da Califórnia. Apesar do começo monótono, a trama começa a despertar interesse quando vamos acompanhando as reviravoltas ocorridas com os personagens e exige atenção para não se perder com as reviravoltas e lances dispersos.

A cena em que Welles descreve sua passagem pela costa brasileira, mais especificamente em Fortaleza, narrando a cena em que vários tubarões se matam é a revelação do final do filme de forma simbólica, quando vemos Elsa e Arthur na sala de espelhos agindo como os tubarões narrados por Michael. Destaque para a bela fotografia de Charles Lawton Jr. (1904-1965). Um bom filme, inferior há outros trabalhos de Welles, mas ainda assim um filme que tem seu charme e valor estético.

Curiosidades: A cidade de Sausalito, está localizada no condado de Marin no estado da Califórnia.

[Viagem geográfica de A Dama de Shanghai]



No mapa ao lado podemos visualizar a cidade de Sausalito no estado da Califórnia, uma área da Baía de São Francisco, a foto ampliada do condado de Marin com a pequena Sausalito em destaque de cor vermelha. Sausalito tem apenas pouco mais de 7.000 habitantes.










Na foto ao lado, Elsa (Rita Hayworth) e Michael (Orson Welles) na baía, em Sausalito.














[
Na foto ao lado o condado e a cidade de São Francisco na Califórnia, próximos ao condado de Marin, onde está localizada Sausalito].















A famosa cena na sala dos espelhos quando Michael repudia o falso amor de Elsa e logo depois vê ela e seu marido se matarem num tiroteio.








Outras curiosidades:

-
A decisão de Orson Welles em fazer com que Rita Hayworth cortasse seus longos cabelos e os pintasse de loiro gerou grande polêmica na época, sendo apontado como um dos motivos do filme ter fracassado nas bilheterias.
- As filmagens ocorreram em 1946, mas seu lançamento nos cinemas foi apenas no ano seguinte. Isto aconteceu porque Harry Cohn, chefe da Columbia Pictures, ordenou seu adiamento por considerar que A Dama de Shanghai arruinaria a carreira de Rita Hayworth.
- Neste período Harry Cohn ordenou que Orson Welles incluísse cenas de close-up de Rita Hayworth, além de rodar uma cena em que ela cantasse "Please Don't Kiss Me". O motivo foi o sucesso das cenas de canto de Hayworth em filmes anteriores.
- Orson Welles ficou bastante descontente com a trilha sonora composta por Heinz Roemheld, indicado pelos produtores. Numa exibição-teste Welles usou uma trilha temporária que deveria servir de modelo para Roemheld, mas o compositor descartou suas sugestões. Uma das causas do descontentamento foi a cena na sala de espelhos, que Welles queria que não tivesse música alguma para passar ao público a sensação de terror.
- A versão original, editada por Orson Welles, tinha 155 minutos. Vários cortes foram feitos por executivos da Columbia Pictures, inclusive na famosa cena final.
- O iate visto em cena pertencia ao ator Errol Flynn, que navegava com ele nos intervalos das filmagens. Flynn também aparece em uma pequena ponta, como um dos figurantes na cena do restaurante.
- O orçamento de A Dama de Shanghai foi de US$ 2 milhões.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)


1 - Quando começo a fazer papel de bobo pouca coisa pode me deter. Se soubesse o que ia dar, não teria nem começado. Se estivesse com a cabeça no lugar. Mas, quando a vi já não estava com a cabeça no lugar fazia tempo.

2 - Um dos melhores diálogos do filme protagonizados por Elsa e Michael quando estavam velejando a caminho de Acapulco.
- Aprendi sobre o amor em chinês. [Elsa]
- Do modo que na França o humor é em francês? [Michael]- Eles dizem:" É difícil o amor durar.Por isso, aquele que ama com paixão é curado do amor no final."
- É um modo dificil de pensar.
- O provérbio diz mais..."A natureza humana é eterna, aquele que segue sua natureza mantém-se fiel à sua essência até o fim".

3 - Ancoramos na baía, em Sausalito [ São Francisco]

4 - Não existe homicídio sem cadáver. Não é crime se não acham um corpo. Grisby vai viajar para uma das menores ilhas dos mares do sul e O'Hara tem que assinar a confissão de que assassinou Grisby. De acordo com a lei da Califórnia estarei morto se disser que me matou.

5 - Todos, são os tolos de alguém. O único jeito de evitar encrencas é ficar velho. Então vou tentar. Talvez viva tanto que um dia a esqueça.Talvez morra tentando. [The End] últimas falas de Michael após sair da sala dos espelhos onde Arthur e Elsa se matam num tiroteio.

Sinopse: Elsa 'Rosalie' Bannister (Rita Hayworth) é uma mulher que é salva de um grupo de ladrões pelo jovem Michael O´Hara (Orson Welles). Como agradecimento, ela o convida para trabalhar no iate de seu milionário marido. Michael aceita o emprego, mas não pelo dinheiro, e sim para ficar mais próximo de Elsa e, assim, tentar fugir com ela - pois agora ele está completamente apaixonado pela moça.

Elenco: Rita Hayworth (Elsa Bannister) - Orson Welles (Michael O'Hara) - Everett Sloane (Arthur Bannister) - Glenn Anders (George Grisby) - Ted de Corsia (Sidney Broome) - Erskine Sanford (Juiz) - Gus Schilling ("Goldie" Goldfish) - Carl Frank (Galloway) - Louis Merrill (Jake) - Evelyn Ellis (Bessie) - Errol Flynn [ fazendo apenas uma ponta não creditada].

Ficha Técnica: Título Original: The Lady from Shanghai - Gênero: Suspense- Tempo de Duração: 87 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 1947 - Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Mercury Productions - Distribuição: Columbia Pictures - Direção: Orson Welles - Roteiro: Orson Welles, baseado em livro de Sherwood King - Produção: Orson Welles - Música: Heinz Roemheld - Fotografia: Charles Lawton Jr. - Direção de Arte: Sturges Carne e Stephen Goosson - Figurino: Jean Louis - Edição: Viola Lawrence.
_____________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário