sábado, 22 de novembro de 2008

Grandes Esperanças (Great Expectations,EUA,1946,118 mins)
Minha nota: [9,5] -
Por Wendell Borges - 22/11/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Grande adaptação da obra do famoso escritor inglês Charles Dickens (1812-1870), Grandes Esperanças, com direção do talentoso e também famoso David Lean (1908-1991) que dirigiu grandes filmes como Dr. Jivago (1965) e Lawrence da Arábia (1962). O filme merecidamente recebeu o oscar de melhor fotografia (Guy Green que se tornaria diretor posteriormente) e Direção de Arte (John Bryan) e conta com um excelente elenco em grandes atuações. Destaques para John Mills (1908-2005) no papel do personagem chamado Pip (adulto) e Tony Wager (1932) como o jovem Pip, Jean Simmons (1929) como a jovem Estella e Valerie Robson (Estella adulta) e Finly Currie como Abel Magwitch. O ator Alec Guiness, que interpreta Herbert Pocket,amigo de Pip, era um dos atores preferidos de David Lean, com quem faria ainda mais 5 filmes. O roteiro foi escrito por Anthony Havellock-Allan (1904-2003) que na época era casado com a atriz Valerie Hobson.

Esta obra é reconhecida como uma das maiores adaptações literárias já feitas para o cinema. A trama gira em torno do jovem Pip,um menino muito pobre, criado pelos tios após a morte da mãe,ele ajuda um fugitivo da justiça, Abel Magwitch (Finlay) dando-lhe comida e bebida e trazendo-lhe um facão para que ele se livrasse das correntes, Abel é capturado pelos soldados e antes de partir agradece ao jovem Pip por este tê-lo ajudado.

Anos depois, Pip é surpreendido com a visita do advogado Jaggers (Francis L. Sullivan) e fica inesperadamente rico, entra na alta sociedade e pensa que o dinheiro lhe foi deixado por uma velha excêntrica, a personagem Miss Havisham, interpretada por Martita Hunt (1896-1969), uma mulher que foi abandonada no altar e não quis mais ver a luz do sol. Miss Havisham tinha uma sobrinha chamada Estella, por quem Pip se apaixonou. Ao descobrir que o fugitivo que ele ajudara quando jovem era o tutor que o estava financiando, ajudando-o assim a tornar-se um cavalheiro, Pip ajuda-o até sua morte, após ele conseguir matar seu inimigo numa luta no mar. Pip termina ao lado de seu grande amor Estella, após ela ter sido abandonada pelo pretendente Bentley Drummle, interpretado por Torin Thatcher (1905-1981). Excelente filme de um dos grandes diretores da sétima arte.

Curiosidade: Valerie Hobson (1917-98), era casada com o roteirista do filme Anthony Havellock-Allan (1904-2003), mas depois se aposentaria e se casaria com o primeiro ministro britânico John Profumo. John Profumo, ministro britânico de Estado e Guerra no começo dos anos 60, era um senhor sério e calvo. Quando seu breve romance com a ex-stripper Christine foi revelado, ele foi chamado a depor no Parlamento. Mentiu. Acabou perdendo o cargo, o que atingiu em cheio o gabinete do primeiro-ministro conservador Harold McMillan. O Sunday Mirror publicou a famosa foto da celebridade instantânea.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell- Notes)

1 - cascos são os navios-prisão que ficam no pântano (a senhora Joe falando ao pequeno pip)
2 - Pumblychook leva o menino para a casa da rica Sra Havisham
3 - A sra Joe morre e chega uma mulher chamada biddy.
4 - Na cena anterior ele luta com um garoto magricela nos jardins da mansão de Havisham, o jovem é Herbert Pocket.
5 - Pip fala para Havisham que não poderá vir visitá-la da proxima vez porque vai completar 14 anos e irá começar a trabalhar como ferreiro com Joe Gargery.
6 - No 6º ano de seu aprendizado como ferreiro, numa sexta-feira, pip estava trabalhando com Joe Gargery, um advogado de Londres chamado Jaggers chega para anunciar que ele será adotado por um rico tutor que não quer ser identificado agora. Pip aceita achando que se tratava da Sra. Havisham.
7 - Wemmick recebe Pip e pede para que ele aguarda na sala enquanto o sr Jaggers chega. jaggers grita com a governanta chamada molly quando ela ia entrando na sala Wemmick diz que ele a livrou de uma acusação de assassinato
8 - Pip reencontra Herbert Pocket,o garoto magricela com quem ele lutara e ele acaba lhe contando a historia da Sra. Havisham e da menina Estella que adotou para que ela se vingasse dos homens.
9 - Bentley drummie, o grande inimigo de pip, pois ele estava disputando o amor de Estella junto com ele.
10 - Abel megwitch revela que ele é o tuto de pip, o ladrão que ele ajudou na infancia a mãe de Estella era a governanta com quem Jaggers brigava.
11 - No final após a morte de Abel Magwitch, Pip vai até a mansão e encontra Estella, ela lhe revela que quando Bentley soube que ela era filha de Abel não quis mais casar com ela. Pip declara mais uma vez seu amor e rasga as cortinas que não deixavam o sol entrar na missão. Os dois de mãos dadas abandonam a velha mansão.

Sinopse: Um menino órfão ajuda um fugitivo da justiça dando-lhe comida e um facão para que este se livre das correntes e possa perseguir um inimigo que também escapara da prisão. Anos depois, fica inesperadamente rico, entra na alta sociedade e pensa que o dinheiro lhe foi deixado por uma velha excêntrica, que tinha uma sobrinha por quem ele era apaixonado.

Ficha Técnica: Título original: Great Expectations (Inglaterra, 1946) - Diretor: David Lean - Elenco: John Mills, Jean Simmons, Martita Hunt, Valerie Hobson, Bernard Miles, Francis L. Sullivan, Finlay Currie, Alec Guinness - Extras: Biografias, trailers, pôsteres - Idioma: Inglês (2.0 Mono) - Legendas: Inglês, Espanhol, Português - Gênero: Drama - Duração: 118 min. Preto e Branco - Distribuidora: Continental .
_______________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Tadeu4:36 PM

    A primeira vista, pensei ser esse um blog "copiar colar", porém com o tempo vi que esse "copiar colar" ia muito além disso, há ponto de ter se tornado uma passagem obrigatória nas minhas navegações.
    O blog é brilhantemente e reúne informações que antes era preciso navegar por um bom número de sites para coleta - lás, parabéns pelo tarbalho, e pelo amor ao cinema, um dia chego lá.

    ResponderExcluir
  2. Desde que começei a estudar a técnica do "cut-up" de William Burroughs,meu trabalho de conclusão de curso foi analisando a obra Almoço Nu escita por ele, que percebi que não existem textos cem por cento originais,o fato de pesquisar em outras fontes e unir estas pesquisas com aquilo que penso criam um texto novo e original e com certeza estes textos novos que surgem podem dar margem a outros textos. Obrigado pela visita caro Tadeu e deixe algum blogue ou email para identificação num comentário posterior.

    ResponderExcluir