quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Horton e o mundo dos Quem (Horton Hears a Who!, EUA,2008, 88 mins)
Minha nota: [8,5] -
Por Wendell Borges - 05/11/2008

Nós estamos aqui!

Comentário: Esta bela animação dos estúdios 20th Century Fox Film Corporation foi escrita por Ken Daurio e Cinco Paul baseados em livro do Dr. Seuss (pseudônimo de Ted Geisel,escritor e cartunista norte-amerciano,1904-1991), que já teve duas de suas obras adaptadas para a linguagem de cinema, O Grinch (com Jim Carrey - 2000) e O Gato ( com Mike Myers - 2003), além do próprio Horton, na versão da obra Horton choca um ovo produzida pela Warner Brothers em 1942.

Esta nova adaptação do elefante Hortorn é extremamente colorida e a animação deverá agradar a criançada e os adultos também, é o típico programa para ver com a família, ou com um grupo de crianças para observar a reação dos mesmos com o desenho.

As mensagens moralistas e religiosas estão presentes, a mensagem universal de "Uma pessoa é uma pessoa não importa seu tamanho" deve realmente ser divulgada em todos os veículos e todas as tentativas de ajudar as crianças das novas gerações a buscarem uma verdadeira humanidade é válida. Aqui nenhum personagem é castigado por suas ações malévolas, todos tem a oportunidade de ser arrependerem ou se emocionarem com a fé e a intensa busca em proteger e ajudar vindas do carismático elefante Horton.

A trama é bem simples, Horton escuta uma voz vinda de uma pequena partícula de poeira que vê flutuando no ar e então faz contato com o prefeito da cidade da Vila dos Quem (voz de Steve Carell no original e de Tom Cavalcante na versão brasileira), Horton então decide levar a partícula para um lugar seguro em uma margarida nas montanhas. Uma bela animação, simples e sem inovações, porém cativante.

Obs: Houve também uma outra adaptação da obra Horton Hatches the Egg (Horton choca um ovo) em 1992, com direção de Ray Messecar e voz de Billy Crystal.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - 96 filhas e um filho tinha o prefeito de Quemlândia. Jojo, o herdeiro da prefeitura. O menor Quem que havia.

2 - O rato chamado Morton dá conselhos a Horton. Ele avisa Horton de a canguru enlouqueceu e quer expulsá-lo da floresta de Nool por tentar corromper a juventude com imaginação.

3 - O prefeito apresenta Sally, sua esposa, a Horton. E também apresenta a sra. Yelp, sua leal assistente, e ainda a Dra. Larue.

4 - E tudo acabou bem para Horton e os Quem, para todos lá da selva, e para o canguru também. Que sirva de lição, para mim, você e todos mais: uma pessoa é uma pessoa não importa o tamanho.


Curiosidade
Este é o 2º filme baseado em um livro do dr. Seuss em que Jim Carrey trabalha. O anterior foi O Grinch (2000).

Sinopse: Horton (Jim Carrey) é um elefante que, um dia, ouve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Surpreso, ele passa a desconfiar que possa existir vida dentro daquela partícula. Trata-se dos Quem, seres que ignoram a existência de vida fora da cidade em que vivem, a Quemlândia. Mesmo com todos à sua volta acreditando que perdeu o juízo, Horton decide ajudar os moradores de Quemlândia.

Elenco (Vozes): Jim Carrey (Horton) - Steve Carell (Prefeito de Quemlândia) - Carol Burnett (Canguru) - Will Arnett (Vlad) - Seth Rogen (Morton) - Dan Fogler (Yummo Wickersham) - Isla Fisher (Dra. Mary Lou Larue) - Jonah Hill (Tommy) - Amy Poehler (Sally O'Malley) - Jaime Pressly (Sra. Quilligan) - Josh Flitter (Rudy) - Niecy Nash (Srta. Yelp)
Jesse McCartney (JoJo) - Caitlin Rose Anderson (Helen) - Emily Anderson (Heather) - Charles Osgood (Narrador)

Ficha Técnica: Título Original: Horton Hears a Who! - Gênero: Animação - Tempo de Duração: 88 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2008 - Site Oficial: www.hortonfilme.com.br - Estúdio: 20th Century Fox Film Corporation / Blue Sky Studios - Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation - Direção: Jimmy Hayward e Steve Martino - Roteiro: Ken Daurio e Cinco Paul, baseado em livro do dr. Seuss - Produção: Bob Gordon - Música: John Powell - Edição: Tim Nordquist.
___________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Me surpreendi com este filme! Adorei toda a criatividade e é extremamente contundente. Simplesmente muito bom.

    Nota 8,0 [****]

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Eu acabo vendo todos os filmes do gênero por causa do meu filho. Muitas vezes o programa não funciona muito para mim, mas desse filme eu até gostei!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:48 AM

    I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

    Sorry for offtopic

    ResponderExcluir