sábado, 1 de novembro de 2008

Jogo de Vida ou Morte (Sleuth, EUA,2007, 86 mins)
Minha nota: [7,0] -
Por Wendell Borges - 01/11/2008

Comentário: Esta refilmagem do filme Jogo Mortal (1972)(também conhecido pelo título de Trama Diabólica) trás Michael Caine (1933) no papel de Andrew Wyke, um rico escritor que entra em um intenso jogo psicológico com o amante de sua esposa, o ator desempregado Milo Tindle, interpretado por Jude Law. Curiosamente esta é a segunda vez em que Jude Law interpreta um personagem que foi de Michael Cane anteriormente, o outro foi em Alfie: O sedutor.

A direção de Kenneth Branagh (1960) é elegante, o visual do filme é bonito, mas o que pecou um pouco foram as atuações e o ritmo, que cai um pouco na metade final. Consegue prender a atenção do espectador e a duração é bem curta, são 86 minutos contando com os créditos finais.

O filme foi lançado no Brasil diretamente em DVD e foi um fracasso de bilheteria nos Estados Unidos. Como não vi o original até a data desta postagem não tive como fazer comparações e portanto farei uma revisão comparativa quando puder conferir o original.

Sinopse: Andrew Wyke (Michael Caine) é um romancista de sucesso, especializado em histórias de detetive. Ele recebe em sua casa Milo Tindle (Jude Law), um ator desempregado que fugiu com sua esposa, com quem realiza um jogo mortal de inteligência.

Outros comentários:

No Rotten Tomatoes: de 114 críticas -(73 negativas - 41 positivas)
Cineplayers - 6,3 (8 votos)

Curiosidades
- As filmagens ocorreram em janeiro e fevereiro de 2007, em locações em Bedfordshire e no Twickenham Studios.
- Refilmagem de Jogo Mortal (1972). Michael Caine esteve presente também em Jogo Mortal, onde interpretou o personagem Milo Tindle.
- Este é a 2ª refilmagem em que Jude Law interpreta um personagem que foi de Michael Caine anteriormente. A anterior foi Alfie - O Sedutor (2004).
- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.

Ficha Técnica: Direção: Kenneth Branagh - Roteiro:Harold Pinter, baseado em peça teatral de Anthony Shaffer
Informações Técnicas:
- Áudio: Português, inglês e espanhol (5.1)
- Legendas: Português, inglês e espanhol
- Formato de Tela do Filme: Widescreen Anamórfico
Extras:
- Comentário com Kenneth Branagh, Michael Caine, Jude Law
- Um Jogo de Gato e Rato: Por Trás das Câmeras
- Inspetor Black: Segredos da Maquiagem
- Trailers (sem legendas)
_______________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. O duelo Law vs Caine é interessante, mas o filme, a pouco e pouco, vai perdendo o seu fulgor, sendo o final de todo previsível.

    6/10.

    Abraço.

    ResponderExcluir