quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Monika e o Desejo (Sommaren med Monika,Suécia,1953,96 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 12/11/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): O Centro Cultural Banco do Nordeste aqui em Juazeiro do Norte está exibindo este mês de novembro a "Mostra 3 Décadas de Ingmar Bergman" onde serão exibidos 4 filmes do mestre sueco: Monika e o Desejo (1953), dia 12/11, Noites de Circo (1953) e Sonho de Mulheres (1955) dia 18/11 e Sorrisos de uma Noite de Amor dia 25/11/08.

Hoje fui conferir o belíssimo Monika e o desejo, filmado em 1953, com roteiro de Per Anders Fogelstrom (1917-1998) e do próprio Bergman. O filme tem como temática a reflexão sobre as turbulências amorosas vividas por um casal de adolescentes.

No elenco principal temos a atriz Harriet Andersson (1932) no papel da jovem de 17 anos chamada Monika e seu par romântico, o jovem Harry, vivido por Lars Ekborg (1926-1969). Monika é uma jovem muito bonita, mas de temperamento forte, ela trabalha numa loja de hortaliças, enquanto Harry trabalha em uma fábrica de porcelana. Ambos estão insatisfeitos com seus empregos e com suas vidas. Monika vive com a mãe e dois irmãos pequenos, o pai, interpretado por Aki Fridell, é alcoólatra e não se dá bem com ela. Há uma cena na qual o pai de Monika a esbofeteia e ela então resolve sair de casa e vai pedir abrigo a Harry.

Ambos abandonam seus empregos e casas e partem para uma viagem de barco pelas ilhas de Estocolmo, Harry decide morar com Monika no barco que herdara de seu pai. O filme é extremamente envolvente e há pelo menos dois momentos cheios de tensão, um quando Harry olha para a filha que teve com Monika, cena esta passada no hospital, e a outra quando ele chega em casa e flagra Monika com Lelle, um jovem que tinha rixa com ele. Destaque também para a fotografia de Gunnar Fischer, o mesmo de O Sétimo Selo.

Obs: A atriz Harriet Anderson faria quase 20 anos depois o papel de Agnes em Gritos e Sussurros (1972), uma das maiores obras-primas do mestre Bergman.


Sinopse: Harry é um rapaz de 19 anos que conhece Mônica, uma bela e rebelde garota de 17 anos. Os dois se apaixonam perdidamente, mas devido a idade, o amor dos jovens é condenado pelos familiares e eles decidem fugir juntos da cidade.

Elenco: Harriet Andersson (Mônica), Naemi Briese (Mãe de Mônica), Lars Ekborg (Harry), Dagmar Ebbesen (Tia de Harry), Åke Fridell (Pai de Mônica)

Ficha Técnica: Mônica e o Desejo (1953) - Sommaren med Monika - Direção: Ingmar Bergman - Roteiro: Per Anders Fogelström -Gênero: Drama - Preto e Branco - Censura: 16 anos.
______________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Bergman em uma melancólica história sobre o desgaste de um relacionamento amoroso.Grande filme!

    ResponderExcluir
  2. É com certeza um filme envolvente. A fotografia é belíssima e a atuação dos atores é maravilhosa. A trama mescla momentos tensos com momentos de intensa euforia dos personagens que deixam transparacer todos os sonhos e delírios adolescentes. É um excelente filme. Nota [10,0]

    ResponderExcluir
  3. Já disse aqui que sou grande fã do Bergman, mas esse filme perde um pouco em ritmo na sua segunda metade. Mas de fato existe um talento enorme para falar de relacionamentos, principalmente com uma personagem tão efusiva e livre como a Monika. A Harriet Andersson dá um show de atuação com sua personagem. Mas ainda assim está longe de ser um dos melhores filmes do Bergman.

    ResponderExcluir