sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Fim dos tempos (The Happening,EUA,2008,91 mins)
Minha nota:[5,0] -
Por Wendell Borges - 14/11/2008

Comentário: O diretor indiano M. Night Shyamalan estreou em longas-metragens com o filme Praying with anger em 1992, graduado na Universidade de Nova York, Shyamalan alcançou o sucesso com um ótimo filme, O Sexto Sentido, uma das grandes bilheterias de 1999. O cineasta faria ainda mais alguns bons filmes como Corpo Fechado (2000), Sinais (2002) e A vila (204) e começou a sua decadência com A Dama do Lago (2006), repetindo o fracasso com este O Fim dos Tempos.

O grande problema deste filme, além do elenco, é a frieza com que tudo é mostrado, tudo para o diretor que também assina o roteiro parece explicar-se pelo simples fato de que a natureza é um mistério que ainda não foi totalmente decifrado, a idéia da tal toxina que deixa as pessoas desorientadas e com tendências suicidas chega de repente, para e depois volta, sem explicações, como se tudo se explicasse justamente pela nossa falta de compreensão do que seja a vida. A construção visual do filme é até interessante, mas a dramatização e alguns diálogos bobos destoam dos poucos bons momentos.
Banal e pretensioso, este O Fim dos Tempos volta a provar que Shyamalan parece ter perdido a inspiração. Esperemos pelo próximo, quem sabe Shyamalan volta menos pretensioso e consegue novamente fazer um bom filme.


Elenco: Mark Wahlberg (Elliot Moore) - Zooey Deschanel (Alma Moore) - John Leguizamo (Julian) - Ashlyn Sanchez (Jess) - Betty Buckley (Sra. Jones) - Spencer Breslin (Josh) - Jeremy Strong (Recruta Auster) -Alan Ruck (Diretor)M. Night Shyamalan (Joey) - Robert Lenzi (Jake) - Edward James Hyland (Prof. Kendall Wallace) - Stephen Singer (Dr. Ross)

Sinopse: Em questão de minutos estranhas mortes ocorrem em várias das principais cidades dos Estados Unidos. Elas coincidem em dois pontos: desafiam a razão e chocam pelo inusitado com que ocorrem. Sem saber o que está ocorrendo, o professor Elliot Moore (Mark Wahlberg) apenas quer encontrar um meio de escapar do misterioso fenômeno. Apesar dele e sua esposa Alma (Zooey Deschanel) estarem em plena crise conjugal, os dois decidem partir para as fazendas da Pensilvania juntamente com Julian (John Leguizamo), um professor amigo de Elliot, e Jess (Ashlyn Sanchez), a filha dele de 8 anos. Lá eles acreditam que estarão a salvo, o que logo se mostra um equívoco.

Ficha Técnica: The Happening,EUA,2008,91 mins - Direção e Roteiro: M. Night Shyamalan.
_________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Fim dos Tempos me decepcionou drasticamente. Ainda assim, não é o lixo do qual foi nomeado pela crítica. Tem boas intenções e, acima de tudo, cenas isoladas que são ótimas. Fora, claro, aspectos visuais e técnicos aprimorados.

    Nota 6,0 [***]

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Shyamalan só vem decaindo nos últimos filmes que faz. Esse aqui possui momentos que beiram ao ridículo, como quando os personagens tentam escapar do vento (??????). E o pior é que ele é um bom diretor, mas suas gistórias estão ficando cada vez mais bobas e absurdas.

    ResponderExcluir
  3. Eu odiei esse filme. Era a última chance de Shyamalan para mim, os filmes dele, agora, só em casa e de graça.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. O filme é bacana. Decepcionou sim, mas é bacana.

    ResponderExcluir